Veja como foi o XVII Festival de Cultura e Culinária Típica de Santo Antônio do Salto

Home » Veja como foi o XVII Festival de Cultura e Culinária Típica de Santo Antônio do Salto
Por Tino Ansaloni Publicado em 21/08/2019, 12:58 - Atualizado em 21/08/2019, 12:59

Clique nas fotos abaixo do texto para vê-las ampliadas

Fotos - Ane Souz/PMOP

No último domingo, 18 de agosto, aconteceu o “XVII Festival de Cultura e Culinária Típica de Santo Antônio do Salto, um dos distritos cuja paisagem é uma das mais belas do Município.

Consagrado como o primeiro festival desta natureza em Ouro Preto, o grupo de quituteiras do Salto organizou toda a festa, que vai contou com o concurso de comida de barraca, shows, apresentação do Congado local, da Sociedade Musical 13 de Junho e da tradicional Charola de Nosso Senhor dos Passos (tradição religiosa que se mantém viva apenas no distrito).

Programação foi extensa e contou com Barraca de Café da Fazenda, barracas de Doces e Bebidas, Santa Missa na Igreja de Santo Antônio, Show com Daniel Marcos – Violão e Voz, Apresentação da Quadrilha de Acaiaca – MG, Apresentação da Escola Municipal Aleijadinho, Congado, Charola de Nosso Senhor Passos e Sociedade Musical 13 de Junho

Na tarde do domingo foi a vez de um dos grandes momentos do evento com Resultado e premiação do concurso e Show com Leo Caballero e Banda,

O Encerramento ficou por conta do Grupo Sereno, um doa mais tradicionais conjuntos de samba da cidade.

Sobre o distrito:

Santo Antônio do Salto é um distrito muito conhecido por suas matas quase intocadas e cachoeiras com grandes quedas, por estar situado em uma região a 800 metros de altitude, num rebaixamento da Serra de Lavras Novas que o circunda.

O distrito também é famoso por sua culinária típica, repleta pratos feitos pelas quitandeiras locais com ingredientes bem mineiros, como a cuca de banana, o bolo de fubá com rapadura, o frango com ora-pro-nobis, as receitas com umbigo de banana, entre outras produções gastronômicas. Essas receitas passadas de geração em geração deram origem ao Festival de Cultura e Culinária Típica de Santo Antônio do Salto.

Além disso, uma característica marcante no local é sua religiosidade. A festa do santo padroeiro, Santo Antônio, celebrada em 13 de junho, se transforma em uma grande festa junina com participação de toda a comunidade e grande número de visitantes. Outro festejo religioso acontece na localidade próxima chamada Fundão do Cintra, que possui uma capela datada do final do século XIX, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, elemento fundamental da Festa de Nossa Senhora dos Remédios e Santo Antônio do Fundão do Cintra, celebrada em agosto, e que em 2019 completa 10 anos do registro como patrimônio imaterial de Ouro Preto.

O distrito de Santo Antônio do Salto está localizado a cerca de 35 Km de Ouro Preto. Segundo a tradição oral, o local foi assim nomeado em razão de ser o último lugar onde se saltava o rio em direção à Fazenda das Bandeiras, para Piranga ou Catas Altas. Outra razão seria a altura do salto da principal queda d´água, a chamada Cachoeira do Rapel, com mais de 200 m de queda.

A origem do povoado se deu no século XVIII com a Fazenda do Salto que minerava e também tinha plantações na região. Nessa fazenda havia uma ermida dedicada a Santo Antônio, que deu lugar a atual capela, hoje centro do distrito. Após inúmeras reformas, em 1938 a capela tomou a forma atual. (fonte: Site do Turismo de Ouro Preto)

Deixar Um Comentário