Sesc Digital oferece curso gratuito de costura manual

Aulas acontecem a partir do dia 25 de abril.

Home » Sesc Digital oferece curso gratuito de costura manual
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 16/04/2024, 14:09 - Atualizado em 16/04/2024, 14:09
Foto — Reprodução. Crédito — Sesc Digital. Siga no Google News

A partir do dia 25 de abril, a plataforma Sesc Digital oferece gratuitamente o curso online de Costura Manual, ministrado pelo alfaiate e professor de modelagem e costura Fábio Lima Malheiros

O curso vai ensinar os pontos básicos e intermediários da costura manual para criar a autonomia necessária de quem deseja se aprofundar nesta prática, seja para realizar pequenos reparos, costurar a barra de uma calça, pregar um botão ou mesmo para customizar peças de roupa sem o auxílio de uma máquina de costura. Serão apresentados seus principais pontos, aplicações, materiais, assim como uma breve história da técnica e dos tipos de tecidos. 

Todos os exercícios serão acompanhados com exemplos reais que podem ser aplicados em roupas que já existem ou em um novo projeto. Cada um deles será nomeado e irá compor uma pasta de pontos e acabamentos que o aluno criará durante as aulas e que servirá de consulta e repertório para futuras práticas.

“Na costura tudo parte de dois objetos, uma agulha e uma linha. Sendo uma das tecnologias e práticas mais antigas desenvolvidas e difundidas pela humanidade, tem um grande potencial tanto pela sua praticidade quanto pelas possibilidades criativas. Embora o princípio básico seja o mesmo, são infinitos pontos, materiais, acabamentos e criações que podem ser desenvolvidas”, conta Fábio Lima Malheiros. 

Quem pode fazer o curso?

O curso é destinado para todas as pessoas interessadas no universo da costura, que desejam desenvolver a autonomia para a realização de pequenos reparos ou mesmo a customização, criação e demais processos artísticos na área têxtil. Não é necessário ter experiência prévia em costura para acompanhar as aulas.

Um pouco sobre a grade:

  • Aula 1 - Por que costuramos? Explicações sobre materiais, tipos de tecidos e uma breve história da costura.
  • Aula 2 - Iniciando a costura, pontos básicos de união e marcação: Por a linha na agulha, alinhavo, ponto atrás, chuleado e arremate.  
  • Aula 3 - Unindo dois tecidos e construindo um objeto:  ponto simples e chuleado, costura francesa e costura inglesa.
  • Aula 4 - Criando aberturas: Ponto caseado e pregando um botão: caseado simples e caseado revestido 
  • Aula 5 - Técnicas de acabamento: barra simples, barra lenço e barra invisível.
  • Aula 6 - Conserto e remendo de defeitos e rasgos: expandindo a vida de uma roupa e ressignificando seu uso

Sobre Fábio Lima Malheiros

Fábio Lima Malheiros (@fbiolm) é alfaiate e professor de modelagem e costura. Formado em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina e especializado na Associação dos Alfaiates em Alfaiataria. Membro fundador do projeto Ateliê Vivo onde atuou como professor e coordenador. Atualmente é docente na área de modelagem e costura no SENAC Lapa Faustolo (@senaclapafaustolo) e Ateliê Vivo (@atelievivo) e desenvolve peças sob medida pela marca pessoal Nankini (@nankini_).

Sobre as inscrições:

Inscrições pelo link: https://ead.sesc.digital.

Cada aula tem duração de entre 20 e 40 minutos e fica disponível permanentemente na plataforma, para ser realizada no ritmo do aluno. Não há limite de inscrições. O curso não fornece certificado de conclusão.

Sobre o Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo, e uma plataforma online de cursos livres e gratuitos. Saiba mais: sescsp.org.br/sescdigital e ead.sesc.digital.

Deixar Um Comentário