O saldo das forte chuvas da tarde e noite de ontem,18/10, foi de 25 famílias desabrigadas, sem nenhuma vítima com ferimentos. Com índices pluviométricos acumulados, em 24 horas, de mais de 173 mm, os distritos mais afetados da cidade histórica de Ouro Preto, região central de Minas Gerais, foram Cachoeira do Campo, Amarantina e Santo Antônio do Leite. Dois deles. Amanrantina e Cachoeira do Campo, são cortados pelo Rio Maracujá que transbordou inundando residências e pontos comerciais.
Previsão do tempo para Minas Gerais nesta terça-feira (19/10)
Falta de energia afeta bairros de Ouro Preto-MG
Fortes chuvas causam transtornos em distritos de Ouro Preto
Amarantina também tem fortes chuvas e pessoas ilhadas
Sec. Saúde informa suspensão de vacinação COVID-19 em Cachoeira do Campo
Sistema das ETAS Funil e do Itacolomi são paralisados
Segundo o Secretário de Defesa Social de Juscelino Gonçalves por volta das 16 horas, a Defesa Civil, com Secretaria de Obras e Secretaria de Desenvolvimento Social foram acionados para o atendimento de várias ocorrências de inundação, de chuva intensa e vento forte com queda de árvores na região dos distritos citados.
A situação em Amarantina, merece atenção, pois, foi o distrito mais prejudicado. A Escola Municipal Major Raimundo Felicíssimo foi disponibilizada como abrigo para as famílias afetadas, porém, a maioria preferiu ir para a casa de parentes ou amigos.
"Acompanhamos todo o trabalho madrugada adentro, dando assistência às famílias atingidas e hoje pela manhã iniciamos os trabalhos de limpeza, solicitamos o restabelecimento do fornecimento de água pela SANOEURO e a Secretaria de Saúde disponibilizou um profissional infectologista, além de uma equipe preparada para com um protocolo de ação para as pessoas que tiveram contato com a água, que, porventura, possa estar contaminada" conta Juscelino.
Ainda segundo o Secretário, a prefeitura está presente em Amarantina, Santo Antônio do Leite e Cachoeira do Campo dando suporte para às pessoas atingidas pela forte chuva que pegou a todos de surpresa. "Normalmente essas precipitações são agrupadas e mesmo com os pluviômetros trabalhando e funcionando adequadamente não é possível prever situações como essas."
A prefeitura continua nas ações de quantificação dos danos e perdas materiais e com os trabalhos ao longo da semana para que tudo seja restabelecido.
A Defesa Civil do município foi dividida em equipes e os agentes estão passando pelos locais atingidos, no intuito de dar encaminhamentos às necessidades dos moradores.
Além da SANEOURO, CEMIG foi acionada para restabelecer o fornecimento de energia nos locais afetados.

Deixar Um Comentário