23ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Dia de Santa Efigênia: conheça a história da Madrinha da Casa Própria

A Grande Princesa Núbia é conhecida por livrar fiéis do aluguel e conquistar a casa própria.

Home » Dia de Santa Efigênia: conheça a história da Madrinha da Casa Própria
Por João Paulo Silva Publicado em 21/09/2021, 11:20 - Atualizado em 21/09/2021, 11:20
Santa Efigênia
Foto – Santa Efigênia. Crédito – Tino Ansaloni/JVA. Siga no Google News

"Neste dia tão especial que marca a chegada da Primavera, Ouro Preto celebra Santa Efigênia. Na sua Matriz, no Alto da Cruz, todos os devotos e devotas de Santa Efigênia acorrem para saudar a Grande Princesa Núbia que catequizou grande parte da África."

Com essas palavras, o prefeito Angelo Oswaldo lembrou o dia de devoção à Santa cujo os ouro-pretanos guardam tanta fé e devoção. Hoje, 21 de setembro, de acordo com Decreto Municipal de 24 de julho de 2018, é ponto facultativo na Cidade Patrimônio da Humanidade.

"Santa Efigênia continua viva, porque é um símbolo de fé, religiosidade e de esperança. Ela é a Madrinha da Casa Própria, inspirados nela, estamos um programa bonito de habitação na prefeitura de Ouro Preto", completa o prefeito.

Vídeo - Prefeito Angelo Oswaldo comenta o dia especial para os devotos. Crédito - Reprodução - ASCOM/PMOP.

Santa Efigênia

Santa Efigênia era filha de Égipo e Eufenisa, reis de Núbia, um pequeno reino da Etiópia. Sabe-se pouco da sua vida. As notícias que chegaram até nós dizem que, oito anos depois da Ascensão de Jesus, quando o apóstolo Mateus e outros discípulos foram evangelizar a região de Núbia, não foram bem acolhidos. Somente a princesa Efigênia compreendeu que devia adorar um só Deus, rejeitando o paganismo.

Esforçou-se para difundir o Cristianismo

Diante da propagação do Cristianismo, os chefes pagãos – muito influentes na cidade – decidiram oferecer Efigênia em sacrifício. Ao aguardar o trágico momento, a Santa consagrou-se a Deus, único Criador. Enquanto preparavam a fogueira, foi incentivada por Mateus e sentiu o amor de Deus no seu coração. Quando as chamas estavam altas, Efigênia gritou e invocou o nome de Jesus. Os presentes testemunharam que desceu um Anjo do céu e livrou a princesa das mãos dos inimigos. Sendo salva, multiplicou seus esforços e zelo para converter o povo de Núbia ao cristianismo.

Protetora dos incêndios

Com o seu testemunho, a Santa se deparou com muitas resistências, entre as quais a do seu tio, Hirtaco. Ele procurou fazer com que Mateus convencesse Efigênia a casar-se com ele. Mateus não aceitou e, assim, - segundo algumas reconstruções, consideradas pouco críveis, - este motivo aplainou a estrada para o seu martírio.

Efigênia e seu irmão, Efrônio, tiveram que enfrentar um grande incêndio, provocado por Hirtaco. Mas, graças à ajuda do Senhor, sobreviveram, enquanto Hirtaco fugiu. Desta forma, o povo proclamou Efrônio como rei de Núbia, governando em paz, por setenta anos, sendo depois sucedido por seu filho.

Foto - A santa é conhecida por livrar fiéis do aluguel. Crédito - Tino Ansaloni/JVA.

Ao sentir-se aproximar o momento da sua morte, Efigênia recebeu os Sacramentos e aguardou a sua hora com serenidade e paz. Santa Efigênia é considerada “Libertadora de Núbia” e é invocada como protetora contra os incêndios. De fato, em quase todas as representações iconográficas, a Santa aparece segurando uma casa ou uma igreja em chamas. Santa Efigênia também é conhecida por livrar fiéis do aluguel e conquistar a casa própria.

Oração a Santa Efigênia

Pedido de fé 

"Ó gloriosa Santa Efigênia, eis-nos aos pés de vosso altar cheios da mais sincera confiança. Vós que sois o amparo dos aflitos, atendei as súplicas que, humildemente, vos dirigimos. Ter uma fé viva, uma esperança firme e uma caridade ardente é nosso insaciável desejo. Estende o reino de Cristo nas almas a fim de que Ele seja o único Rei de nossos corações. Convertei os pecadores endurecidos; salvai os que estão nas trevas do pecado; dai-nos a pureza de vida e socorrei-nos em nossas necessidades. Se for da vontade divina, dai-nos a graça que humildemente, suplicamos. Assim seja. Amém."

As informações sobre Santa Efigênia foram extraídas do site oficial do Vaticano.

9 Comments

  1. Shirley Walton 30/08/2022 em 07:54- Responder

    Com a graca obtida de Santa Efigenia, que consegui comprar meu apartamento onde resido, aqui nos EUA, o que sempre agradeco. Tendo em vista o pessimo estado da varanda, que so tinha tela e que ao chover entrava muita agua suja nao so na varanda mas tambel na sala, ja que nao havia esgoto pelo qual a agua teria que escorrer, decidi pelo fechamento da mesma.

    Hoje. me vejo solicitando outro pedido, ja que o Condominio designou inspecoes na estrutura da varanda que remodelei ha uns anos, colocando fechamento em torno da mesma, inclusive com azulejos no piso e paredes, tudo com aprovacao por escrito do Quadro de Diretores do condiminio e inspetores da Cidade onde resido. Tendo em vista que esta inspecao removera todo o fechamento sem nenhum ressarcimento, volto a pedir a ajua de nossa Santinha Santa Efigenia, da qual tenho uma estatua, confeccionada em Ouro Preto, MG. Aqui deixo meu agradecimento a ela, em quem confio muito. Obrigado Santinha querida!!! Shirley Walton

  2. Darleide Sampaio 14/04/2023 em 00:16- Responder

    Eu creio que santa Efigênia vai abra as portas da nossa casa , pois estamos numa luta pra ver ser financiamento seja aprovado , eu confiei na resposta de santa Efigênia ela resolver todas essas pendências ,eu creio!🙏🙏🙏🙏🙏

  3. Darleide Sampaio 14/04/2023 em 00:17- Responder

    Eu creio que santa Efigênia vai abra as portas da nossa casa , pois estamos numa luta pra ver ser financiamento seja aprovado , eu confiei na resposta de santa Efigênia ela resolver todas essas pendências !

  4. Darleide Sampaio 14/04/2023 em 00:18- Responder

    Eu creio que santa Efigênia vai abra as portas da nossa casa , pois estamos numa luta pra ver ser financiamento seja aprovado , eu confiei na resposta ela resolver todas essas pendências !

  5. Darleide Sampaio 14/04/2023 em 00:19- Responder

    Eu creio que santa Efigênia vai abra as portas da nossa casa , pois estamos numa luta pra ver ser financiamento seja aprovado !

  6. Max 15/06/2023 em 19:27- Responder

    Depois de muita luta consegui conquistar minha casa propria.
    Agradeço primeiramente a Deus e a Santa Efigenia.
    Carregarei um chaveiro da imagem da santa na chave de minha casa nova como prova de minha devoçao.

  7. Mônica 21/09/2023 em 23:42- Responder

    Peço a Sra Efigênia p vender minha casa e possa quitar o meu financiamento. Peço tbem p q me ajude a elucidar uma dívida p q possa receber com justiça o reembolso do dinheiro q era p quitar o meu Ap.

  8. Maria Luiza 30/11/2023 em 10:49- Responder

    Me ajude Santa Efigênia a ter uma casa onde for a vontade de Deus a sair do aluguel a organizar minha vida financeira a ter meu contracheque integra de volta a poder oferecer o melhor pra minha família que assim seja feita a Santa Vontade de Deus intercedei junto a Jesus e Maria por mim e pela Lucia Amém amém

  9. Cintia Brito 08/02/2024 em 09:06- Responder

    Santa Efigênia, estou na luta aqui para que meu financiamento seja aprovado pelo banco, minha santinha abençoe todos os processo, coloque sua mão em cima das documentações para que tudo dê certo, abençoe meu apezinho. Amém 🙏🏼

Deixar Um Comentário