Rádio Inconfidência cativa ouvintes nos quatro cantos do mundo

Canadá, Japão, EUA, Suécia, Uruguai, foram alguns dos países de onde vieram relatos de audiência.

Home » Rádio Inconfidência cativa ouvintes nos quatro cantos do mundo
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 17/04/2024, 10:54 - Atualizado em 17/04/2024, 10:54
Aparelhos de rádio de todo o mundo tocam Rádio Inconfidência. Crédito – Divulgação Rádio Inconfidência. Siga no Google News

Ouvintes dos seis continentes estão ligados na Rádio Inconfidência. Canadá, Japão, EUA, Suécia, Uruguai, foram alguns dos países de onde vieram relatos de audiência nesta semana. E de uma forma curiosa: apenas por aparelhos de rádio, sem uso da internet. Esses ouvintes remotos são chamados dexistas. Aficionados pelas ondas curtas, que se refratam na atmosfera global, e a partir do entardecer são bem ouvidas ao redor do mundo, eles encontram a Rádio Inconfidência e querem ser reconhecidos. Enviam cartas e e-mails com pedidos de verificação de que ouviram de fato a programação mineira.

Cartas de ouvintes recebidas pela Rádio Inconfidência. Crédito - Divulgação Rádio Inconfidência.

São centenas de pessoas que contam sua história, anexada a pequenos relatórios do que foi escutado. Nos aparelhos de rádio, durante a busca pela frequência oficial, pode haver interferência de frequências aproximadas ou invasão por rádios piratas. Por isso, os ouvintes relatam, para se certificarem de que era mesmo Rádio Inconfidência. Essa certificação se chama QSL, e precisa ser feita pela emissora, para que os dexistas comprovem a legitimidade na audição. O que, por sua vez, pode contribuir para a concessão de uma frequência de rádio amador para uso próprio, em seus países. É um esporte, um hobby internacional, muito enriquecedor culturalmente.

“A presença da Rádio Inconfidência nas ondas curtas é essencial para cumprir o dever de informar, levar cultura e entretenimento para o Brasil. Além de dar visibilidade mundial para o que é feito em Minas Gerais. Através delas, a cultura do povo mineiro se internacionaliza”, afirma Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que gere a Rede Minas e Rádio Inconfidência.

Gustavo Mendicino, presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC). Crédito - Divulgação Rede Minas.

Visibilidade e evolução

A programação que navega nas ondas curtas da Inconfidência é a que é transmitida nas ondas médias, AM 880, Gigante do Ar. Atualmente, a FM 100,9 Brasileiríssima atinge os aparelhos de Belo Horizonte e região metropolitana; a AM, para o Brasil, e com as curtas, a emissora chega ao mundo todo. 

“Essa comunicação é importante porque por meio dela a Rádio Inconfidência ganha dimensão da sua amplitude e pode avaliar o impacto de sua programação. Significa diálogo com o público, em busca de levar o melhor para o ouvinte global”, afirma Caroline dos Santos Diretora de Tecnologia de Políticas de Telecomunicações da EMC.

Curiosidade

As ondas curtas são um tipo frequência de rádio que se reflete na ionosfera, uma camada da atmosfera que fica a cerca de 50 quilómetros de altitude. Os Íons e elétrons que a compõem fazem as ondas de rádio se refletirem por todo o globo. Uma única antena emissora alcança pontos da superfície terrestre situados a milhares de quilômetros.

Localizadas na faixa do espectro eletromagnético de 3 e 30 megahertz, as ondas curtas têm importância enorme para a difusão cultural e para questões de segurança nacional. Tudo por causa de seu alcance imenso.

A Rádio Inconfidência pode ser ouvida nas frequências de transmissão em ondas curtas 6010KHz e 15190KHz.

COMO SINTONIZAR:
A Rádio Inconfidência AM 880 e FM 100,9 vai ao ar para Minas Gerais e, para o mundo, pela plataforma de streaming EMCplay.

Deixar Um Comentário