Projetos da Tecnologia da Informação da Prefeitura de Ouro Preto-MG se tornam referência para outras cidades

Inúmeras ações da Tecnologia da Informação foram concluídas com o objetivo de melhorar a vida dos ouro-pretanos em diversas esferas sociais.

Home » Projetos da Tecnologia da Informação da Prefeitura de Ouro Preto-MG se tornam referência para outras cidades
Por João Paulo Silva Publicado em 11/10/2018, 13:51 - Atualizado em 02/07/2019, 01:06

Foto-Servidores de TI de Ouro Preto e Mariana
Crédito-Ascom/PMOP

A equipe da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação tem trabalhado para informatizar e integrar os sistemas da Prefeitura de Ouro Preto (MG). Desde 2017, os técnicos vêm desenvolvendo softwares e investindo em infraestrutura para melhor atender aos servidores e cidadãos. O resultado desse trabalho já começa a ser visto pela população e elogiado pelas cidades vizinhas.

Na última semana, a STI recebeu a equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Mariana para explicar sobre os projetos e parcerias que possibilitaram tantas inovações ao Município. Entre elas: o desenvolvimento próprio do portal institucional e da transparência; o aplicativo da Defesa Civil – Ouro Preto; a instalação do anel de fibra óptica interligando os setores públicos; a expansão do sinal de telefonia móvel da Vivo a mais três distritos; e a criação de uma plataforma digital para integrar as ações e centralizar os dados da Educação.

Conheça alguns dos projetos desenvolvidos pela STI

Escola e tecnologia – Professores da rede municipal de ensino já estão fazendo uso de um aplicativo para informação, monitoramento e avaliação educacional. O sistema vai proporcionar uma base de dados unificada, com registro de notas e frequência, carga horária de professores, informações sobre educação inclusiva e muito mais. O aplicativo contribuirá também no controle da evasão escolar e na gestão de programas sociais, como o Bolsa Família, no qual um dos requisitos primordiais para receber o benefício é ter os filhos matriculados e frequentes nas salas de aula. Em fase de testes, em breve deverá ser utilizado por toda a rede municipal de educação.

Prefeitura interligada – Recentemente, parcerias firmadas entre Prefeitura de Ouro Preto e uma empresa de telefonia privada, viabilizaram a implantação de uma complexa insfraestrutura de fibra ótica no município. O objetivo é interligar, em altíssima velocidade, o Centro de Processamento de Dados da Prefeitura com secretarias, a UPA, postos de saúde, escolas municipais, creches e diversos setores. A iniciativa visa proporcionar mais agilidade e melhoria na qualidade dos serviços oferecidos à população.

Mais cobertura – No começo deste mês, a Prefeitura de Ouro Preto anunciou que os moradores de Engenheiro Corrêa, Rodrigo Silva e Santa Rita de Ouro Preto contam agora com uma rede de telefonia de qualidade para aparelhos móveis. Com apoio da equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação da Prefeitura, que resgatou junto ao Estado a participação do Município no Programa Minas Comunica II, uma operadora de telefonia móvel está expandindo sua cobertura na região. Foram instaladas novas torres para atender aos distritos que estavam previstos, mas que ainda não haviam sido contemplados pelo Programa.

Tecnologia contra desastres – Os moradores de Ouro Preto (MG) já podem contar com a tecnologia para se protegerem em casos de possíveis desastres. A Defesa Civil lançou, no dia 09 de setembro, um aplicativo que permite ao cidadão verificar as áreas de risco mapeadas no município, acompanhar a quantidade de chuva e contribuir relatando possíveis incidentes através de fotos. A ferramenta também mostrará dados a respeito das leituras de chuva ocorridas no município e coletadas por meio de pluviômetros automáticos. O aplicativo está disponível para download nas plataformas Android, por meio da Play Store.

Rafael Gomes, coordenador dos projetos, fala sobre os desafios enfrentados pela equipe. “A infraestrutura de tecnologia da Prefeitura estava totalmente defasada e ineficiente no atendimento às necessidades dos servidores e, consequentemente, à população. Ainda há muito a ser feito, mas vemos que estamos no caminho certo e os resultados começam a aparecer”. Além de melhorias no ambiente interno da Prefeitura, pelo aumento da eficácia organizacional, na agilidade dos processos e na eliminação da burocracia, o uso estratégico da TI melhora diretamente o atendimento à população e os serviços prestados ao cidadão. As duas cidades estudam agora uma parceria entre elas para que possam compartilhar soluções tecnológicas, aprimorando ainda mais os serviços.

 

 

Deixar Um Comentário