Projeto “Conhecer Para Cuidar” chega a Ouro Preto

Trata-se de uma das maiores e mais consistentes iniciativas de educação para o patrimônio e afirmação do turismo do Brasil.

Home » Projeto “Conhecer Para Cuidar” chega a Ouro Preto
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 18/04/2024, 12:05 - Atualizado em 18/04/2024, 12:05
Foto — Ações já realizadas na cidade. Crédito — Reprodução. Siga no Google News

O Projeto Conhecer Para Cuidar, desde 2011, é uma das mais importantes e inovadoras iniciativas de educação patrimonial e de estímulo ao turismo cultural sustentável do Brasil. Já representou 34 patrimônios culturais de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais por meio de maquetes de papel.

O Conhecer Para Cuidar partiu da seguinte tese: se crianças, jovens, adultos e idosos participassem de uma vivência colaborativa de montagem de uma maquete (de papel) de um determinado bem público, a relação deles com o referido bem assumiria uma dimensão mais próxima, capaz de estimulá-los a contribuírem para a preservação e o “uso” sustentável desse mesmo patrimônio. A tese foi confirmada milhares de vezes com a realização de dezenas de edições do Projeto Conhecer Para Cuidar.

O “Conhecer Para Cuidar” é reconhecido por diversas entidades da área de patrimônio, da cultura e da educação. Em Minas Gerais, pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, no Rio de Janeiro, pelo INEPAC – Instituto Estadual de Patrimônio Cultural, em São Paulo, pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico e pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ostenta ainda, duas chancelas internacionais: UNESCO E OEI - ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS IBERO-AMERICANOS.

Atualmente, o Projeto valoriza a identidade nacional, regional e local por meio de vivências lúdicas, batizadas de “Vivências Conhecer Para Cuidar” e interações digitais batizadas de “Interações Digitais Colaborativas”. Esse conjunto de atividades já alcançou mais de 100 mil alunos e 5 mil educadores nos 13 anos de sua existência.

“Quem passa pela vivência da montagem da maquete de um bem dificilmente irá olhar para ele com indiferença e, possivelmente, será mais um agente de preservação”, revela Marcus Ferreira, presidente da Asas Produções, empresa do Grupo Asas, que criou a iniciativa.

Diante dessa trajetória, o Grupo Asas resolveu reunir as experiências exitosas do Conhecer Para Cuidar em livros que, além de conteúdo, trazem encartadas as lâminas que permitem a montagem de maquetes dos bens representados e utilização de cartas interativas junto a um aplicativo digital.

O livro da Coleção Conhecer Para Cuidar “Museu da Inconfidência”.

O livro “Museu da Inconfidência” integra a Coleção Conhecer Para Cuidar que conta com um conselho editorial, formado por um conjunto de especialistas renomados, que construiu uma linha editorial consistente. Os resultados são livros que apresentam conteúdos diversos, aplicáveis no sistema sala de aula, alinhados à meta de compartilhar informações, inspirar juízos e estimular ações em favor da valorização e proteção do patrimônio cultural material e imaterial.

Os livros da Coleção Conhecer Para Cuidar, seguindo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, contribui, de forma inovadora, para o desenvolvimento das 10 competências essenciais previstas para o Ensino Fundamental no Brasil e articula, de forma consistente, o que é significativo para as comunidades onde estão os bens representados pelos livros. Os textos também consideram, apresentam e discutem várias diretrizes da UNESCO para a gestão do patrimônio cultural.

O material conta ainda com o aplicativo Conhecer Para Cuidar. Ele proporciona experiências digitais em realidade aumentada e funcionalidades que garantem o acesso a uma plataforma de interação, diversão e mais informações sobre a cidade e o patrimônio representado. O aplicativo “lê” cartas codificadas (incluídas no livro do projeto) e disponibiliza: um super quiz, vídeos, entrevistas e informações sobre os atrativos culturais e turísticos da cidade e do estado (do bem representado).

O Museu da Inconfidência foi o patrimônio escolhido para ser representado em mais um livro da Coleção Conhecer Para Cuidar. A obra será distribuída gratuitamente aos participantes das atividades. Um verdadeiro presente para os estudantes de Ouro Preto!

Vivências Conhecer Para Cuidar e Interações Digitais Colaborativas: a culminância do Conhecer Para Cuidar

Em cada cidade por onde a edição do projeto Conhecer Para Cuidar passa, é realizada uma programação. Em Ouro Preto, serão cinco dias de atividades. Esse é um dos momentos de entrega do Projeto à comunidade. A programação englobará a realização das “Vivências Conhecer Para Cuidar – Museu da Inconfidência: um dos principais pontos turísticos da cidade de Ouro Preto e do estado de Minas Gerais. Essa interação promove a aproximação do público com o patrimônio representado, propiciando uma ligação afetiva e despertando a atenção para a importância da preservação dos bens públicos.

Já durante as “Interações Digitais Colaborativas”, os participantes utilizam o “Aplicativo Digital Conhecer Para Cuidar” para acesso às informações adicionais (sobre o Museu da Inconfidência) à partir de cartas de interação. O aplicativo instalado nos tablets do projeto "lê" as cartas interativas e disponibiliza, com ludicidade e consistência, interações inovadoras.

As atividades de entrega atingem, durante os 05 dias, aproximadamente 1.600 estudantes de forma direta. Serão realizadas 04 “Vivências” e “Interações Digitais” por dia. Cada horário tem duração de 105 minutos e vaga para até 80 participantes. As atividades são gratuitas, e realizadas em escolas públicas de Ouro Preto.

Serviço: REALIZAÇÃO DAS VIVÊNCIAS CONHECER PARA CUIDAR E INTERAÇÕES DIGITAIS COLABORATIVAS

Período: 15 a 19/04/2024 (segunda a sexta)
Horários: 8h | 09h30 |13h30min | 15h
Atendimento a turmas das escolas públicas de Ouro Preto, previamente agendadas pelo Museu da Inconfidência.
ATIVIDADES GRATUITAS
ACESSO VIA AGENDAMENTO PRÉVIO
Mais informações:
[email protected]

O Projeto Conhecer Para Cuidar é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, ainda conta com o patrocínio da Empresa Vallourec, o apoio institucional do Museu da Inconfidência, realizado pela Asas Produções e Ministério da Cultura.

@conhecerparacuidar

conhecerparacuidar #patrimoniodobrasil

Deixar Um Comentário