Prefeitos de Ouro Preto e Mariana estão em Brumadinho, em solidariedade após tragédia

Home » Prefeitos de Ouro Preto e Mariana estão em Brumadinho, em solidariedade após tragédia
Por Tino Ansaloni Publicado em 26/01/2019, 11:34 - Atualizado em 03/07/2019, 21:02

Foto-Moradores em meio ao estrago após rompimento
Crédito-Internet

Júlio Pimenta, prefeito de Ouro Preto e Duarte Júnior, o Dú, prefeito de Mariana, cidade da qual o distrito de Bento Rodrigues foi dizimado pela lama da barragem de Fundão, da Samarco, em novembro de 2015, estão em solidariedade às vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, na cidade de Brumadinho, desde a tarde de ontem, dia da tragédia.

Os dois municípios vêm sofrendo os resultados negativos do maior desastre ambiental de todos os tempos no país, que causou impacto ao meio ambiente, margeando o Rio Doce, desde Minas até desaguar no mar, no estado do Espírito Santo. Com o rompimento de Fundão, o saldo negativo ambiental é incalculável e 19 mortes foram confirmadas.

Já no caso de Feijão, em Brumadinho, a lama é de um quarto do volume de Fundão, que foi de 43,7 milhões de m³, porém o trajeto da enxurrada em Feijão, pode ter causado um número maior de vítimas fatais. Um refeitório dentro da área da Vale foi atingido no horário em que muitas pessoas almoçavam. A última lista divulgada pela empresa mostra o nome de 412 funcionários desaparecidos e 9 mortes, até o momento, foram confirmadas.

O prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta diz que “está no local dando apoio ao prefeito da cidade de Brumadinho, Neném da Asa (PV), solidarizando com a população e familiares, neste momento de angústia e dor, devido a mais esta tragédia ocorrida em nosso Estado, com o rompimento de mais uma barragem de rejeitos.”

Afirma ainda estar em busca de informações de algumas pessoas desaparecidas que são de Ouro Preto ou que têm familiares na cidade.

Segundo o prefeito,

– Bruno Eduardo Gomes
– Elis Marina da Costa
– Lúcio Mendanha
– Wenderson Ferreira Passos
– Ramon Júnior Pinto

são de Ouro Preto ou tem parentes na cidade.

Até o momento, os nome de Bruno Eduardo Gomes, Lúcio Rodrigues Mendanha e Ramon Júnior Pinto estão na lista divulgada pela Vale.

Os nomes de Elis Marina da Costa e Wenderson Ferreira Passos não estão nessa primeira lista de funcionários ou pessoas com vínculo na empresa, apesar de parentes e amigos divulgarem em redes sociais o desaparecimento deles.

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, decretou luto oficial de três dias. “O momento é de oração e solidariedade para com a cidade, seus habitantes e funcionários da Vale. Mariana se coloca à disposição, pois enfrentamos uma situação semelhante, em 2015, e sabemos o quanto a união da população é essencial nesta hora”, afirma o prefeito.

 

 

Deixar Um Comentário