Em ação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar, da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e da UFOP, foram reinstaladas as placas de prevenção do suicídio na Avenida Jornalista Lima Júnior, conhecida como "Volta do Vento", em Ouro Preto. A ideia foi inicialmente desenvolvida em 2021 pelas três instituições.
A ação foi coordenada pela 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militares, liderada pelo Sargento Dionello, e contou também com o apoio dos agentes da OuroTrans.
As placas de prevenção do suicídio funcionam como uma orientação para os usuários da via, mas também como uma forma de abordagem para as pessoas passam pelo local em intenso sofrimento mental. É uma ação sensível e educativa, que busca oferecer apoio e orientar na busca por ajuda e acolhimento.
Em 2023, as placas foram reinstaladas durante a 2ª edição do curso de extensão "Abordagens do Suicídio: cuidado, acolhimento e prevenção", coordenado pelo professor de Saúde Coletiva da Escola de Medicina da UFOP Aisllan Assis.
Uma sugestão: colocar em toda extensão da estrada uma grade de proteção para dar segurança.
assim na forma como é inserida acredito que quase ninguém lê, pq por exemplo, a placa é inserida na direção da rodovia, quando vc passa de carro, ônibus ou qualquer veículo, quando vc está na direção do texto para a leitura da placa, vc passa por alguns milésimos de segundos, sendo praticamente impossível alguém ler o conteúdo das sinalizações
essas sinalizações deveriam estar na mesma direção das placas de trânsitos, para facilitar a leitura durante o trajeto até mesmo para quem está andando, pq para ler, vc teria q parar e querer muito ler
aposto que tirando quem escreveu, ninguém sabe o conteúdo das sinalizações, se bobear nem quem instalou as sinalizações
detalhe essas sinalizações não foram inovações, apenas se perderam com o tempo e foram reinstaladas
Boa noite!
https://www.psicologogustavofigueiredo.com/post/setembro-amarelo-como-mudar-esta-realidade