Piranga celebra o 238º Jubileu do Senhor Bom Jesus do Bacalhau

Melhorias no Santuário também marcaram o 238º Jubileu.

Home » Piranga celebra o 238º Jubileu do Senhor Bom Jesus do Bacalhau
Por Arquidiocese de Mariana Publicado em 26/08/2024, 10:55 - Atualizado em 26/08/2024, 10:55

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga (MG), promoveu entre os dias 1º e 15 de agosto o 238º Jubileu do Senhor Bom Jesus do Bacalhau. A festividade foi realizada no Santuário Arquidiocesano do Bom Jesus do Bacalhau, localizado no Distrito de Santo Antônio do Pirapetinga.

Com uma programação extensa, antes mesmo da abertura do Jubileu, momentos de fé e celebração antecederam as solenidades em honra ao padroeiro. Dentre eles, aconteceu a 4ª Cavalgada da Fé, em 28 de julho, e a Missa para o Conselho Administrativo e demais voluntários do Santuário, no dia 30.

À ocasião, o Pároco e Reitor do Santuário, Padre Vitor Nogueira de Campos, disse, na homilia, que ao se preparar espiritualmente, cada voluntário colocava-se a serviço, a fim de revelar o amor do Bom Jesus a cada romeiro que ali passasse durante a festa.

Dias festivos

A abertura oficial do Jubileu aconteceu em 1º de agosto com a concentração dos romeiros e romeiras em frente à Igreja de Santo Antônio e, em seguida, caminhada pelas ruas e ladeira do distrito com a tradicional apresentação cultural que remonta às origens do Jubileu. Logo após, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, presidiu a Celebração Eucarística.

Ao longo dos demais dias, foram celebradas mais de 50 missas. Além disso, houve atendimento de confissões todos os dias, alguns batizados e unção dos enfermos.

O 238º Jubileu do Senhor Bom Jesus do Bacalhau recebeu, mais uma vez, a peregrinação de sacerdotes, diáconos, religiosos (as), seminaristas e leigos (as), além das muitas romarias de vários grupos, instituições e paróquias da Arquidiocese e de tantas outras cidades do estado de Minas Gerais e do Brasil.

No dia 15, dia dedicado ao Bom Jesus, foram celebradas missas às 7h, 09h, 11h e, por fim, às 15h, com o encerramento das festividades e a bênção jubilar do Bom Jesus.

Tempo de graça

Padre Vitor, que conduziu pela primeira vez a festa, destaca que o Jubileu foi um tempo belo da graça de Deus, de Reconciliação e de Comunhão.

“O Jubileu do Senhor Bom Jesus do Bacalhau está na alma dos fiéis dessa região e, cada vez mais, tem ganhado mais amor de devotos de diversos lugares. Tudo foi preparado minuciosamente para que os devotos fizessem um verdadeiro encontro com o Senhor, por meio das celebrações, shows, infraestrutura, alimentação, acolhida, presença dos ministros ordenados, entre outros serviços”, disse.

Melhorias no Santuário também marcaram o 238º Jubileu

Durante o Jubileu, os peregrinos puderam conhecer novos espaços como os sanitários recém-reformados, a sala da misericórdia, destinada ao atendimento de confissões, e a lojinha de artigos religiosos. Ambos foram apresentados e abençoados pelo Reitor do Santuário após a missa do dia 31 de julho.

Outro espaço que passou por uma série de intervenções foi a Sala de Milagres, onde fica exposta a imagem milagrosa do Senhor Bom Jesus. O espaço, que recebe a visita dos fiéis todos os dias, foi abençoada por Dom Airton, logo após a missa de abertura do Jubileu.

Destaca-se também o Cantinho da Família no Restaurante do Bom Jesus, que funcionou todos os dias durante o Jubileu, e os momentos culturais que proporcionaram muita música, alegria e espírito de fraternidade entre os romeiros. Neste ano, a grande novidade foi o show católico de Dunga, realizado no dia 3 de agosto, às 21h.

Para organizar sua caravana e obter mais informações sobre o Santuário, entre em contato com a Secretaria do Bom Jesus pelo telefone (31) 99531-2780.

“Como Reitor do Santuário digo a todos: os braços do Bom Jesus e do povo fiel de Piranga estão sempre abertos para acolher você e sua família. Faça sua peregrinação ao Santuário do Bom Jesus”, convida Padre Vitor.

Acompanhe também as redes sociais do Santuário do Bom Jesus, tanto no Facebook quanto no Instagram, pelo seguinte endereço: @bomjesusdobacalhau, e veja as fotos e vídeos do 238º Jubileu do Bom Jesus, além dos eventos e celebrações que ainda serão realizados neste segundo semestre.

Afinal, “A casa do Bom Jesus é também a nossa casa!”

Texto e fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia N. Sra. da Conceição e do Santuário Arquidiocesano do Bom Jesus de Bacalhau, em Piranga

Deixar Um Comentário