Pesquisadores da UFOP participam de congresso nacional de prevenção do suicídio
Pesquisadores apresentam, pela primeira vez, os resultados da pesquisa inédita que analisa vinte anos da mortalidade por suicídio em Ouro Preto, além dos registros e notificações das tentativas de suicídio e autolesão na cidade.
O professor da Escola de Medicina Aisllan Assis, juntamente com o estudante Renan Lima, a doutoranda em Educação Mariana Pratez e a pesquisadora Andréa Machado participam do V Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio apresentando uma mesa-redonda, um painel e um tema livre na próxima semana.
Na mesa-redonda intitulada "Vigilância e prevenção do suicídio e prevenção do suicido em Ouro Preto-MG: análise e resultados de uma pesquisa-intervenção", Aisllan, Renan e Andréa apresentam, pela primeira vez, os resultados da pesquisa inédita que analisa vinte anos da mortalidade por suicídio em Ouro Preto, além dos registros e notificações das tentativas de suicídio e autolesão na cidade.
Já no painel "Promoção da saúde mental, prevenção do suicídio e autolesão não suicida em escolas públicas de Minas Gerais: intervenções e inovações", Aisllan e Mariana apresentam o projeto Saúde Mental nas Escolas e Fora Delas, realizado em três escolas de ensino médio nas cidades de Ouro Preto, Itabirito e Mariana, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O evento acontece em Brasília, de 8 a 10 de agosto, e terá como tema central "Suicídio: Complexidade e Urgências na Cena Contemporânea", refletindo sobre as múltiplas facetas e a urgência em abordar a questão do suicídio na sociedade moderna, ademais de abordar de maneira abrangente a temática da prevenção e posvenção do suicídio, desenvolvendo uma ampla diversidade de atividades voltadas para os estudantes, interessados, pessoas com experiência vivida e profissionais.
Segundo Aisllan, a importância desta participação é enorme, pois destaca o trabalho, realizado desde 2019, de construção das abordagens do suicídio em Ouro Preto e na UFOP. A expectativa é de apresentar esses resultados também no seminário local que vai abordar saúde mental nas escolas.
Deixar Um Comentário