Ouro Preto-MG perde Seu Walter das Latinhas

Home » Ouro Preto-MG perde Seu Walter das Latinhas
Por Tino Ansaloni Publicado em 08/05/2021, 16:38 - Atualizado em 08/05/2021, 18:08
Foto-Seu Walter na porta de sua casa, tocando suas composições / Foto-Tino Ansaloni Siga no Google News

Ele era visto em vários momentos, na porta da sua casa, após espalhar latinhas de alumínio no calçamento, para que, propositalmente, veículos passassem por cima, amassando o material, facilitando o trabalho de armazenamento.

Uma cena conhecida por muitas pessoas da cidade, devido ao início das obras do Clube da Maioridade Renascer Ouro-Pretano, com sede na Rua Álvaro Bressan, no bairro Bauxita, em Ouro Preto. Os membros do Clube recolhiam latinhas para a venda, com recursos investidos na construção da sede.

Walter Fernandes da Silva, ouro-pretano aposentado da extinta Alcan Alumínio do Brasil completaria 84 anos no dia 29 de maio. Membro empenhado do Clube, ele teve a ideia de espalhar as latinhas nas ruas após ter dilemas com os familiares, de possíveis dores no joelho ao amassar o material com os pés e após, dores nos braços usando um amassador que foi adquirido.

Além da reciclagem, que continuou exercendo mesmo após a conclusão das obras do Clube da Maioridade, Walter era compositor e músico autodidata (veja vídeo abaixo) com várias composições, entre elas o hino do bloco carnavalesco do Clube, o Gatas e Gatões e o Hino do Meio Ambiente da cidade de Ouro Preto. Walter tinha paixão pelo Carnaval e por Marchinhas, que era o ritmo da maioria de suas letras.

Era visto com frequência, também, com sua flauta transversal na porta de sua residência, na Rua Pacífico Homem, executando canções autorais ou de outros artistas. A vida musical do Walter das Latinhas teve início quando ainda era funcionário da Alcan, participando pela primeira vez, do Coral São Pio X. Passou pelo Coral Madrigal da Antiga Escola Técnica Federal de Ouro Preto e outros. Nessa época, Walter adquiriu sua flauta, que foi sua companheira até os últimos dias.    

Internado no dia 10/04/2021, com COVID-19, Walter lutou até o dia 07/05, quando veio a falecer por complicações da doença, na Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, onde estava.

A esposa do Senhor Walter, Maria do Pilar Lopes da Silva, também se recuperou da doença há duas semanas. Um dos filhos, Wagner Fernandes, veio a falecer, vítima da COVID-19, no dia 12/04/2021. O casal teve sete filhos e criou dois sobrinhos.      

Walter já recebeu várias homenagens de várias entidades, devido ao seu empenho e atuação na reciclagem e nas artes na cidade.

O corpo de Walter foi velado na capela velório da cidade e o sepultamento aconteceu no cemitério da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões.

O Jornal Voz Ativa se solidariza com familiares e amigos de Seu Walter

Deixar Um Comentário