Ouro Preto-MG celebra 323 anos de fundação no dia de São João Batista
Na ocasião foi anunciada pela Prefeitura de Ouro Preto a obtenção do Selo Evento Seguro concedido pelo governo do estado a estabelecimentos turísticos que cumprem protocolos sanitários recomendados por autoridades mundiais.
Hoje, 24 de junho de 2021, é uma data importante para os ouro-pretanos. Há 323 anos, antes da fundação de Vila Rica, que mais tarde, por meio da junção de vários arraiais, ficaria conhecida no mundo inteiro como Ouro Preto, a expedição de bandeirantes paulistas, comandada por Antônio Dias de Oliveira, chegava ao local que ficou conhecido como Morro São João. De lá, por entre as brumas, pela primeira vez, os desbravadores se encantaram com o imponente Pico do Itacolomi.
A transmissão ao vivo da cerimônia, realizada pelo Jornal Voz Ativa, pode ser conferida na íntegra clicando aqui
Para marcar a data, foi celebrada, por volta das 10h, uma missa na Capela de São João Batista, considerada uma das mais antigas de Minas, em homenagem ao dia do Santo que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo. Consta que a primeira missa realizada para celebrar a formação dos arraiais na região foi realizada no dia 24 de junho de 1698, justamente no dia de São João. Para muitos ouro-pretanos, São João Batista é padroeiro da cidade junto a Nossa Senhora do Pilar.
Na praça São João de Ouro Fino a bandeira do Brasil foi hasteada pelo prefeito Angelo Oswaldo, a de Minas Gerais pela vice-prefeita Regina Braga e a de Ouro Preto pela Secretária de Cultura e Patrimônio Maria Margareth Monteiro. Os Hino Nacional e do Município foram executados. “Para nós é um prazer estar em um lugar tão precioso e no Dia de São João. Devemos aos desbravadores bandeirantes tudo o que temos hoje. A Capela de São João é um ícone de Ouro Preto. Aqui começa o sonho de liberdade, a saga pelo ouro negro e a Vila Rica de Ouro Preto”. Maragareth se comprometeu a voltar ao local e manter um diálogo aberto a respeito de suas necessidades.
Única vereadora representado as mulheres na Casa Legislativa na gestão passada e agora vice-prefeita, Regina Braga também comentou o evento. “Hoje é um dia duplamente especial no qual celebramos o Dia de São João e os 323 anos de Ouro Preto. Foi aqui que tudo começou. Esse chão é muito precioso para nós ouro-pretanos. Pedimos a benção do Santo para que nos dê força e saúde nesses momentos difíceis de pandemia”.
O prefeito Angelo Oswaldo saudou o Morro São João se referindo a ele como “o berço da civilização mineira”. Ex-secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Ângelo trouxe detalhes históricos sobre a colonização mineira e ressaltou a importância dos índios, povos originários do país que teve ali um representante, o descendente dos Botocudos, Danilo Borum-Kren. Sobre o patrimônio religioso cultural, Angelo afirmou que “Ouro Preto tem a obrigação de cuidar dessa Capela, a nossa certidão de batismo. Temos que zelar pelo nosso berço e por esse local sagrado para a cultura do município e brasileira”.
Angelo Oswaldo aproveitou a ocasião para explicar a diferença das duas datas mais emblemáticas do município: a criação de Vila Rica e a fundação de Ouro Preto. “Muitas pessoas perguntam: e o 8 de Julho? Essa data se refere a 1711 e marca a criação de Vila Rica, a Sede Municipal. A Câmara de Vereadores foi criada em 08 de Julho de 1711, quando surgiu o município de Ouro Preto, sediado por Vila Rica. Hoje, 24 de junho, nós estamos nos referindo a 1698, quando chegou aqui a primeira bandeira. Os bandeirantes saíram de São Paulo, de Taubaté. Antônio Dias de Oliveira e o padre João de Faria Fialho, que era o vigário de Pindamonhangaba, fizeram uma bandeira. Eles foram até Sabará à procura de onde nascia o Rio das Velhas. Chegaram aqui no Campo Grande da Cachoeira das Andorinhas e no dia 24 de junho de 1698, a bruma se dissipou, as nuvens se levantaram e eles avistaram o Itacolomi”.
O prefeito explicou também que depois os bandeirantes verificaram que a região continha o ouro recoberto pelo óxido de ferro, o ouro preto. “É aí que acontece a fundação de Ouro Preto. Em suma, hoje, 24 de junho é a fundação de Ouro Preto, já 08 de julho é a Fundação de Vila Rica. Nós comemoramos essa data com muito entusiasmo. Estamos aqui para renovar essa tradição da celebração da Festa de São João do Morro do Ouro Fino e da Fundação de Ouro Preto, um dia muito especial. Estamos comemorando também seis meses de governo, buscando trabalhar muito pelo nosso município”.
Selo Evento Seguro
Além da comemoração dos 323 anos da fundação de Ouro Preto, houve também o lançamento do Selo Evento Seguro, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo a estabelecimentos, atividades culturais e eventos que cumprem protocolos sanitários definidos durante o período de retomada gradual da atividade econômica do turismo no estado.
De acordo com a administração municipal, com seu uso, os locais confirmam que estão cumprindo os protocolos de Saúde e segurança definidos na resolução criada com base no Plano Minas Consciente. O objetivo é contribuir para que a retomada das atividades ocorra de forma segura, observando as orientações sanitárias dadas pelos órgãos competentes locais, estaduais e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A resolução que rege o Selo Evento Seguro descreve as medidas gerais e específicas, bem como cuidados relacionados a atendimento ao público, ao espaço físico, à sinalização, ao acesso, à permanência, circulação de pessoas, dentre outros.
O Selo Evento Seguro vem para reforçar as regras de cuidado e proteção, como uso obrigatório de máscara, álcool gel, além de distanciamento social. Ele também dá orientações para sinalização e circulação de pessoas em eventos; orientações para pavilhões e centros de convenções; para eventos ao ar livre; eventos drive in; eventos de valet; para teatros; bastidores; cinemas; entre outros.
Ainda de acordo com o prefeito Angelo Oswaldo, Ouro Preto recebe nessa sexta-feira (25), a visita de Romeu Zema. Na agenda do governador de Minas está inclusa a passagem pelo distrito de Lavras Novas. Distante cerca de 19 km da sede, a localidade vem se fortalecendo nos últimos anos devido à sua forte vocação para o turismo.
Deixar Um Comentário