Obras na MG-415 será paga com recursos do acordo judicial referente ao rompimento da barragem em Brumadinho

Representantes dos familiares da tragédia-crime participaram do anúncio do início das obras, em Morada Nova de Minas. Colapso da barragem da Vale, em 2019, matou 272 pessoas, além de gerar sérios danos sociais, econômicos e ambientais.

Home » Obras na MG-415 será paga com recursos do acordo judicial referente ao rompimento da barragem em Brumadinho
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 25/10/2023, 06:38 - Atualizado em 25/10/2023, 06:38
Cerimônia de anúncio do início das obras de pavimentação da MG-415, em Morada Nova de Minas — Foto: Reprodução/Redes Sociais. Siga no Google News

A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho (AVABRUM) participou na tarde de ontem do anúncio do início das obras de pavimentação da MG-415, que liga a cidade de Morada Nova de Minas, na região central do estado, à BR-040. Obra será custeada com os recursos do acordo judicial referente ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em 2019, que além de matar 272 pessoas, causou danos sociais, econômicos e ambientais. 

“Esse acordo só existe porque 272 pessoas morreram, é um dinheiro de sangue. Não é dinheiro da Vale, nem dos cofres públicos. Nenhum de vocês aqui presentes, nem no pior de seus pesadelos, desejariam estar hoje nesta condição que nos foi posta. Para nós, familiares, jamais existirá uma reparação cabível. Porém, presenciar ações como essa é muito importante para nós, pois toda ação que traz melhoria e bem-estar, dialoga com a memória viva dos nossos amores”, ressaltou Jacira Francisca, diretora da AVABRUM. 

“Esse trecho de Morada Nova de Minas, interligando a BR-040, vai facilitar a vida dos moradores daqui, trazer novas oportunidades, beneficiar a saúde, a agricultura, entre outras coisas. E isso traz alento aos nossos corações”, disse a mãe de Thiago Mateus Costa, que era mecânico na barragem e morreu na tragédia-crime. Além dela, representou a AVABRUM no anúncio do início das obras na M-415, Nayara Porto, que perdeu o marido, Everton Lopes Ferreira, que também trabalhava na mineradora. 

Considerados diretamente atingidos pelo desastre, Morada Nova de Minas é um dos 26 municípios da Bacia do Rio Paraopeba afetados pelo desastre. Em Consulta Popular, realizada em 2021, com a participação de mais de 10 mil pessoas, as intervenções no trecho da MG-415 foram definidas. 

“Nós, da AVABRUM, acreditamos que cuidar, respeitar a vida humana, deve estar acima de qualquer coisa. É essa luta que a associação vem travando em um período de quase 5 anos. A nossa bandeira se resume em justiça, responsabilização criminal, encontro de Maria de Lurdes Bueno, Nathália Araújo e Tiago Silva, as 3 vítimas que ainda não foram encontrados, memória e não repetição do crime”, disse a mãe de Thiago. 

Com a presença do governador Romeu Zema, o anúncio das obras foi feito pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). A ação faz parte do Provias - maior pacote de obras rodoviárias da última década no estado, e será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), com recursos do Acordo Judicial da tragédia-crime da Vale.  

O trecho a ser reformado tem 37 quilômetros de extensão. Estima-se que R$95,5 milhões serão usados para as obras. A pavimentação iniciou em agosto deste ano com previsão para acabar em 2026. 

Deixar Um Comentário