Morre Cecilinha Albergaria em Ouro Preto-MG

Home » Morre Cecilinha Albergaria em Ouro Preto-MG
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 12/04/2021, 13:51 - Atualizado em 12/04/2021, 13:57
Foto – Cecilinha (de óculos) ao lado da irmã Maria José Albergaria, com a qual morava – registro do ano de 2014 / Crédito – Tino Ansaloni Siga no Google News

Faleceu na noite de domingo, 11/04/2021, Maria Cecília Albergaria, aos 97 anos de idade, após se sentir mal em sua residência, no bairro Pilar, em Ouro Preto-MG.

Cecilinha, conhecida pela maioria das pessoas, se dedicou durante décadas ao ensino, sendo diretora e professora na Escola Municipal Alfredo Baeta e por um longo período no Colégio Arquidiocesano.

Além da dedicação à Educação, Cecilinha também era das artes e atuou em corais, sendo a personagem Verônica na Semana Santa da cidade por vários anos.

Um texto da amiga e também professora Rita Maria Moraes Cota, relata um pouco da existência de Cecilinha entre nós. Leia o texto na íntegra:

Por Rita Maria Moraes Cota

Maria Cecília Albergaria, Cecilinha, recebeu este nome porque nasceu no dia de Santa Cecília, dia 22 de novembro. A Santa deu à menina uma bonita voz que ela dedicou, desde cedo ao louvor a Deus, nas coroações em honra a Nossa Senhora do Pilar e, mais tarde, nas Missas, Tríduos e Novenas, em honra aos santos da nossa ouro-pretana devoção, no Coro de Dona Zizinha Cruz, junto a Luzia, Dó, Auxiliadora Paiva, esta última sua vizinha e colega de profissão. Seus duetos com Roque de Paiva nas Novenas do Bom Jesus, são inesquecíveis!

Foi figura de destaque na Semanas Santas presididas pelos párocos Monsenhor João Castilho Barbosa, Padre João e pelo Cônego José Feliciano da Costa Simões, o Padre Simões. Foi "a Verônica" na Sexta-feira da Paixão por diversas vezes. Inúmeras vezes cantou o solo do "Inflamatus". Anos atrás, acrescentando ao grupo de cantoras de Dona Zizinha, dentre outras, as inesquecíveis Brasilina e Aparecida Gomes e sua irmã Geralda, no Domingo de Ramos, esta turma enchia as nossas ruas com sua alegria, indo, em grupo, "buscar o Senhor dos Passos" para a "Procissão do Encontro"! Nem parecia "Domingo da Paixão!" Elas, com a sua animação, já anunciavam a alegria da Páscoa!

Cecilinha foi professora na Escola Alfredo Baeta e foi Diretora desta Escola. Dedicou grande parte dos seus 98 anos, maravilhosamente bem vividos, ao Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, onde exerceu o cargo de Secretária junto ao Padre Rocha, ao Padre Martins, ao Padre Mendes, ao Padre Simões, ao Padre Carmélio e ao Cônego Paulo Dilascio.

Tive a honra e a alegria de cantar e trabalhar com ela. Sou testemunha da sua alegria e do dom que sempre teve, ali, de cativar e conquistar os colegas, os funcionários, as famílias e os alunos, todos, sem exceção. Quantas vezes corri atrás dos jovens do Ensino Médio (antigo Científico), que iam à Secretaria e a carregavam pelos corredores do Colégio. E ela ria, ria, ria…

É uma história muito linda, lembrada por muita gente, marcada, para sempre em muitos lugares e na história de muitas pessoas… E é isso que vale!

Cecilinha parte para o Pai e vai descansar na sua paz! Nós ainda teremos muito pra lembrar, pra sorrir, pra ter saudade dela…

O Jornal Voz Ativa se solidariza com os parentes de Cecilinha.

Deixar Um Comentário