Mariana tem uma participação respeitável na história de Minas Gerais. Há 325 anos era fundada a primeira capital, primeira vila, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. Berço de grandes artistas, poetas e escritores, Mariana ainda conserva suas raízes do período colonial, através de casarões e igrejas barrocas. Neste dia, o município recebe o título simbólico de capital de Minas Gerais.
Em comemoração ao aniversário da Primaz de Minas, que acontece dia 16 de julho, haverá uma programação simbólica com atrações, homenagens e inaugurações em diversos pontos da cidade. Para compor a programação cultural, Mariana receberá uma decoração especial na Rua Direita e a produção de um vídeo homenagem a ser difundido nos canais oficiais da Prefeitura Municipal. Além disso, acontecerá a "Intervenção Cultural Anacronismo”, onde artistas trajados com vestimentas de época ao som de violino irão distribuir cartões de aniversário pela cidade.
Dia de Minas
Instituída em 19 de outubro de 1979, a partir da sanção da Lei 7.561, pelo governador Francelino Pereira, a celebração do “16 de Julho” como o "Dia do Estado de Minas Gerais" é iniciativa do ex-prefeito e acadêmico Roque Camêllo. Com base em razões históricas identificadas, instituiu-se o dia 16 de Julho como o "Dia do Estado de Minas Gerais". Neste dia, Mariana volta a ser a principal cidade do estado, conforme determina o artigo 256 da Constituição Mineira, com a transferência da capital para o município.
PROGRAMAÇÃO
Dia 15 de julho (quinta-feira)
8h - Intervenção Cultural Anacronismo, Prefeitura Municipal de Mariana
09h às 16h - Intervenção Cultural Anacronismo saindo do paço da Prefeitura Municipal em direção ao Centro Histórico.
Dia 16 de julho (sexta-feira)
8h – Inauguração do Pórtico Turístico “Monumento de Mariana”, em frente ao Terminal Rodoviário.
09h às 16h - Intervenção Cultural Anacronismo saindo da Praça Minas Gerais em direção ao Centro Histórico.
Dia 17 de julho (sábado)
09h às 14h. Intervenção Anacronismo, saindo do Centro de Atendimento Turístico, CAT, em direção às ruas do Centro Histórico da Cidade.
A Intervenção Cultural Anacronismo cumpre o formato de intervenção urbana, não tendo como finalidade a formação de espectadores. O intuito da iniciativa é complementar a programação do aniversário de Mariana. Todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19 serão respeitados.
Deixar Um Comentário