A 9ª edição do Festival Ver Cine 2024, realizada entre os dias 13 e 16 de agosto, no Cine Teatro Oscarito, em Duque de Caxias, celebrou o melhor da produção audiovisual independente com 58 obras selecionadas entre mais de 800 inscritas. O evento contou com quatro mostras competitivas distintas, destacando a diversidade e a qualidade do cinema nacional e internacional. Após a avaliação do júri técnico e do público, foram revelados os vencedores das principais categorias, que trouxeram à tona histórias poderosas e impactantes.
Na Mostra Panorama Nacional, que contou com filmes de todo o Brasil, “ROMÃO”, dirigido por Clementino Júnior, foi eleito o Melhor Documentário de Curta-metragem pelo júri popular. Na categoria Melhor Ficção de Curta-metragem, o prêmio do público foi para ÚNICA SAÍDA, dirigido por Sérgio Malheiros. Já o videoclipe O FUTURO QUE ME ALCANCE, dirigido por Nat Grego, foi escolhido como Melhor Videoclipe pelo júri técnico.
A Mostra Panorama Internacional homenageou este ano o México, destacando a produção audiovisual do país. O filme ALICIA, dirigido por Tania Claudia Castillo, foi eleito o Melhor Filme Internacional, uma escolha do júri técnico, que reconheceu a força narrativa e a sensibilidade da obra.
Dentro da Mostra Baixada em Foco, dedicada exclusivamente à promoção da produção audiovisual da Baixada Fluminense, QUEM FAZ O RIO, dirigido por Vitória Dias, foi o grande vencedor, recebendo o prêmio de Melhor Filme pelo júri técnico.
Por fim, a Mostra DiVerCine abordou temas relacionados à diversidade sexual e de gênero, proporcionando uma rica discussão através das obras apresentadas. SEREIA, dirigido por Estevan de la Fuente, foi eleito o Melhor Filme dessa mostra pelo júri técnico, destacando-se pela sua abordagem sensível e relevante.
Idealizado pela Benguela Produções, a primeira edição do VER CINE aconteceu em 2013, colocando em foco a produção audiovisual feita na Baixada Fluminense. A ideia surgiu como uma tentativa de inserir a região no circuito brasileiro de festivais, abrindo para os realizadores independentes uma janela que contemplasse a produção nacional em sua ampla diversidade (de gêneros, temáticas, formatos e estéticas). “Grande parte do nosso público tem acesso somente a produções comerciais, mas o cinema é mais que isso. Por isso, nosso objetivo é não só dar visibilidade à produção audiovisual local, da Baixada, como mostrar o que está sendo feito no país e no mundo em termos de produção independente”, diz Flávio Machado, idealizador do evento.
Todas as sessões do festival foram gratuitas e ocorreram no Cine Teatro Oscarito, reafirmando o compromisso do Ver Cine em democratizar o acesso ao cinema de qualidade e promover a diversidade cultural através do audiovisual.
LISTA DE VENCEDORES:
- Melhor Documentário de Curta-metragem (Júri Popular): ROMÃO - Direção: Clementino Júnior;
- Melhor Ficção de Curta-metragem (Júri Popular): ÚNICA SAÍDA - Direção: Sérgio Malheiros;
- Melhor Videoclipe (Júri Técnico): O FUTURO QUE ME ALCANCE - Direção: Nat Grego;
- Melhor Filme Internacional - México (Júri Técnico): ALICIA - Direção: Tania Claudia Castillo;
- Melhor Filme - Mostra Baixada em Foco (Júri Técnico): QUEM FAZ O RIO - Direção: Vitória Dias;
- Melhor Filme - Mostra DiVerCine (Júri Técnico): SEREIA - Direção: Estevan de la Fuente.
Deixar Um Comentário