“História e Magia”: Natal Luz de Ouro Preto é apresentado durante café da manhã na ACEOP

O evento vai acontecer entre os dias 15 de novembro de 2022 e 8 de janeiro de 2023

Home » “História e Magia”: Natal Luz de Ouro Preto é apresentado durante café da manhã na ACEOP
Por João Paulo Silva Publicado em 28/06/2022, 10:01 - Atualizado em 28/06/2022, 12:14
cafe-com-imprensa-natal-luz-ouro-preto
Foto – Mesa com autoridades municipais, patrocinadores e produtores do Natal Luz de Ouro Preto / Crédito-Tino Ansaloni Siga no Google News

Ainda faltam seis meses para o Natal, uma das principais datas comemorativas do calendário ocidental. Em Ouro Preto (MG já há movimentação para que moradores e turistas tenham uma experiência natalina repleta de significado. “História e Magia” é o tema do Natal Luz que acontece entre os dias 15 de novembro de 2022 e 08 de janeiro de 2023 na Cidade Patrimônio da Humanidade. O evento foi apresentado, nesta segunda-feira (27/06), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP).

Estiveram presentes na apresentação: a Secretária de Cultur,a Maria Margareth Monteiro; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Felipe Vecchia; o prefeito Angelo Oswaldo, a vice-prefeita Regina Braga; o jornalista Gilson Fernandes da Holofote Comunicação e Cultura; o presidente da Câmara, Luiz Gonzaga do Morro; o vereador Matheus Pacheco, vereador Renato Zoroastro; Paulo Ferreira, vice-presidente da Associação Comercial de Ouro Preto; Peter Mangabeiras da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais; gerente de Relacionamento com Comunidades e Institucional da Cedro Mineração, Hélcio Borges e o comandante da 248ª Cia PM do 52º Batalhão de Polícia Militar, capitão Norival Christófori Júnior.

A produção do Natal Luz é do Grupo Oliveira Costa e seu representante, Eduardo Costa, abriu o evento demonstrando a satisfação e alegria em ter o projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. Após a abertura, Eduardo passou o microfone para os membros da mesa de honra.

O jornalista Gilson Fernandes afirmou que o evento Natal de Luz será de extrema importância para Ouro Preto, já que deve atrair e encantar turistas e moradores, além de movimentar o comércio local. “A intenção é fazer com que o Natal de Ouro Preto atraia ainda mais negócios para a cidade. Este promete ser um natal memorável não só para nós, mas para Minas Gerais e para o Brasil”. Gilson destacou também a importância da Lei de Incentivo à Cultura, de acordo com ele “sem ela, não seria possível realizar um natal desse porte na cidade. É preciso que as pessoas pesquisem um pouco mais sobre essa importante lei para que assim possamos combater as fake news”, acrescentou.

Após saudar todos os veículos de imprensa presentes no lançamento e destacar a importante contribuição do setor, o presidente da Câmara, Luiz Gonzaga, ressaltou a importância do envolvimento de toda a comunidade ouro-pretana para a realização do evento natalino. “Um evento desse porte necessita de todos unidos em uma mesma causa. Em nome de todos os meus colegas da Câmara Municipal, eu me coloco à disposição no que for preciso”. 

Em seguida, a secretária de Cultura, Maria Margareth Monteiro, grande conhecedora do projeto, disse que desde o princípio o Natal de Luz foi pensado para alcançar os quatro cantos do país. A secretária adiantou que o Museu da Inconfidência, um ícone da Praça Tiradentes, será um dos patrimônios que receberá uma grande quantidade de atrações em sua fachada e áreas externas.

A chefe da pasta também ressaltou a importância da imprensa na divulgação do evento e falou do turismo em Ouro Preto. “Graças a um trabalho sério e comprometido, tendo à frente o prefeito Angelo Oswaldo, a nossa cidade alcançou o segundo lugar entre os destinos mais procurados por turistas em Minas Gerais e um dos primeiros do Brasil”. Em um cenário ainda pandêmico, mas bem mais controlado em comparação aos dois anos anteriores, Margareth destacou que a Semana Santa de 2022 foi o “boom” da retomada do turismo em Ouro Preto. Ela afirmou também que o projeto Natal Luz vem em sintonia com a política do atual governo que tem como uma de suas características fomentar o desenvolvimento econômico, difundir a cultura e valorizar a nossa memória. “Então o tema História e Magia casa completamente com a proposta de Ouro Preto. O mais importante desse projeto natalino é que toda a manifestação cultural da cidade, seja ela musical, teatral, gastronômica, entre outras, será valorizada”.

Peter Mangabeiras da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Minas Gerais disse ser Ouro Preto uma cidade propícia para esse evento do Natal Luz. "Minas Gerais está precisando de um evento de grande porte e tenho certeza que se for bem trabalhado, e faremos para que isso dê certo, será melhore do que o natal de Gramado e a união de Ouro Preto, Mariana e cidades vizinhas nos trouxe muita alegria. Para o mercado de turismo isso será muito bom. As operadoras de turismo serão comunicadas sobre a movimentação que acontecerá em Ouro Preto.

O Gerente de Relacionamento com Comunidades e Institucional da Cedro Mineração, Hélcio Borges afirma que "quando uma empresa chega a uma determinada comunidade é importante que ela faça diferença e para nós dar Cedro fazer a diferença é também apoiar os projetos sociais. O festival de cinema que terminou há poucos dias e um exemplo de projeto em Ouro Preto. O Natal de Luz vai mostrar neste momento em que a pandemia está diminuindo, a importância de eventos como esse, que ajudam a nossa empresa a ajudar o município, auxiliando no fomento da economia."

Por fim, o prefeito Angelo Oswaldo falou da importância de firmar parceria e somar esforços com os “municípios irmãos” com o objetivo de fomentar o turismo. O chefe do executivo lembrou que no ano passado já estavam programadas diversas atividades relacionadas aos festejos natalinos, mas que, infelizmente, o projeto não foi aprovado por falta de patrocínio, mesmo com o empenho de vários parlamentares e da existência da Lei de Incentivo à Cultura, tão desprezada pelo atual governo. “Mas este ano, com obstinação, empenho e compromisso, conseguimos a aprovação e definimos o patrocínio”.  Angelo Oswaldo ponderou que não basta iluminar o centro da cidade, visto que Ouro Preto já é um palco iluminado. “É preciso, antes de tudo, respeitar os valores dessa cidade que possui luz própria”.

O prefeito destacou algumas manifestações tradicionais da cidade que, de acordo com ele, não podem faltar como as Pastorinhas do Padre Faria, a Folia de Reis de Lavras Novas, do Salto e de Santo Antônio do Leite, isso para citar apenas algumas delas. O Reinado, grande celebração reconhecida como uma das mais belas do estado e do país também foi lembrado pelo chefe do executivo. A festa acontece em meados de janeiro.

Segundo a organização, o evento terá a instalação e o acendimento das luzes no centro da cidade todas as noites, além de apresentações de grupos tradicionais locais a cada dia, realizadas principalmente no Teatro Municipal Casa da Ópera. Além disso a Casa do Papai Noel, instalada na Casa de Gonzaga.

Outros detalhes da Programação do Natal Luz de Ouro Preto História e Magia serão disponibilizados assim que concluída.

Patrocínio

O Natal Luz de Ouro Preto tem patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. O evento conta com produção do Grupo Oliveira Costa, com coprodução da Holofote Comunicação e Cultura, com apoio institucional da Prefeitura de Ouro Preto, Câmara de Ouro Preto, Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP) e Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG).

Deixar Um Comentário