Governo de Minas pretende imunizar todos os adultos contra a Covid-19 até setembro

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (07), o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que “o calendário pode ser entendido como uma visão geral do estado, mas sem deixar de considerar que alguns municípios poderão avançar na vacinação em ritmos diferentes”.

Home » Governo de Minas pretende imunizar todos os adultos contra a Covid-19 até setembro
Por João Paulo Silva Publicado em 09/07/2021, 10:09 - Atualizado em 09/07/2021, 10:09
Foto – Reprodução. Crédito – Fábio Marchetto. Siga no Google News

Quem tem mais de 18 anos já pode ter uma ideia de quando vai se vacinar contra a covid-19 em Minas Gerais. Em coletiva realizada nesta quinta-feira (08/07), em Belo Horizonte, o governo anunciou que pretende imunizar todos os adultos até setembro. A previsão anterior era terminar o processo em outubro.

“Com a expectativa de adiantamento do quantitativo de doses da Pfizer, foi possível antecipar para setembro. Dessa forma, para a faixa etária de 40 a 54 anos, a vacinação se iniciará em julho, para a faixa etária de 25 a 39, em agosto e, de 18 a 24 anos, em setembro”, detalhou o secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti.

Ainda de acordo com Fábio Baccheretti, “o calendário pode ser entendido como uma visão geral do estado, mas sem deixar de considerar que alguns municípios poderão avançar na vacinação em ritmos diferentes”.

Próximas remessas

Durante a coletiva, o secretário também anunciou os números da próxima remessa de doses, prevista para chegar ao estado nesta sexta-feira (9/7). Ao todo, serão 351.040 doses, sendo 271.440 da Pfizer, para aplicação da primeira dose, e 79.600 da Coronavac, para a primeira e segunda dose. 

Minas Gerais já recebeu mais de 15 milhões de doses de vacinas contra covid-19, sendo 10.533.178 doses aplicadas até o momento.

Situação da covid em Minas

Até o momento, Minas Gerais confirmou 1.849.993 casos de covid e 47.596 óbitos. Fábio Baccheretti destacou a evolução mais lenta no número de casos e óbitos, reforçando a importância da vacinação neste cenário.

“A cada semana, com o avançar da vacinação da segunda dose entre o grupo de 60 a 69 anos, é possível observar uma queda no número de óbitos. Além disso, em relação aos leitos de UTI, a taxa de ocupação hoje está em 66, 22%. Há duas semanas, esse número era de 70%, mostrando também uma queda na ocupação de leitos”, concluiu.

Atualização Minas Consciente

Fábio Baccheretti também falou sobre as atualizações do Minas Consciente, que esta semana apresenta a progressão de boa parte do estado, com indicadores melhores do que os da última semana.

“Esta semana, temos a progressão da macrorregião da Vale do Aço da onda amarela para a verde. Na onda amarela, estão as macros Centro, Centro Sul, Jequitinhonha, Leste, Norte, Oeste, Sudeste e Triângulo do Norte. Já na onda vermelha, estão as regiões Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Sul e Triângulo do Sul”, detalhou o secretário.

Com informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Deixar Um Comentário