Fundação Vale amplia atuação em Minas com projetos para apoiar melhoria da educação, saúde e assistência social

Mais de 2,5 mil alunos da rede pública e 55 mil usuários do SUS e SUAS serão beneficiados em Catas Altas, Rio Piracicaba e Santa Bárbara

Home » Fundação Vale amplia atuação em Minas com projetos para apoiar melhoria da educação, saúde e assistência social
Por João Paulo Silva Publicado em 16/04/2024, 14:17 - Atualizado em 16/04/2024, 14:17
Foto — Reprodução. Crédito — Fundação Vale. Siga no Google News

A Fundação Vale está expandindo sua atuação em Minas Gerais com o lançamento do Programa Educação e Saúde nos municípios de Catas Altas, Rio Piracicaba e Santa Bárbara, na região Central do estado. Implementada em parceria com as prefeituras e secretarias municipais, a iniciativa tem como objetivo melhorar indicadores de aprendizagem no processo de alfabetização, combater a exclusão escolar e aprimorar a saúde preventiva e assistência social. Ao todo, mais de 2,5 mil estudantes e mais de 55 mil usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único de Assistência Social) serão beneficiados.

Para Pamella De-Cnop, diretora da Fundação Vale, contribuir com a educação, saúde e assistência social nos municípios é fundamental para promover o desenvolvimento social e autonomia de comunidades. “Estamos muito animados em firmar essas parceiras e trabalhar junto com as prefeituras e organizações sociais que são referência nessas temáticas, para que as transformações sejam abrangentes e duradouras” – comenta.

Um dos projetos que compõe o programa é o Ciclo Saúde Proteção Social, realizado em parceria com o Cedaps (Centro de Promoção da Saúde), apoia o aumento da qualidade do serviço de saúde e assistência social à população. Seu principal foco é a formação permanente de profissionais e gestores e a doação de itens como aparelhos de pressão, macas e computadores, incrementando as condições de atendimento de todas as 25 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e três CRASs (Centro de Referência de Assistência Social) dos municípios.

Para ajudar os municípios a promover a alfabetização plena, o projeto Trilhos da Alfabetização irá oferecer formação continuada para professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental de todas as escolas municipais. Além disso, serão produzidos materiais didáticos complementares desenvolvidos especialmente para essa região, levando em conta a cultura local. Realizada em parceria com a Roda Educativa (antigo CEDAC), a iniciativa atingirá 211 educadores de 22 escolas públicas dos três municípios.

E para ajudar a garantir que toda criança tenha acesso à educação, será implementado o projeto Territórios em Rede, com o objetivo de reinserir às salas de aulas crianças e adolescentes que deixaram os estudos ou em risco de abandoná-lo. Realizada em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, a iniciativa terá uma equipe de campo dedicada a identificar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou infrequentes. As ações incluem visitas às suas casas, acompanhamento social de suas famílias e mobilização de instituições para solucionar os obstáculos que afastam essas crianças das salas de aula.

Sobre a Fundação Vale

Criada há mais de 50 anos, a Fundação Vale busca contribuir com o desenvolvimento social nos territórios onde a Vale atua, por meio do fortalecimento de políticas públicas e da atuação conjunta com instituições parceiras, somando esforços para transformar a realidade dos públicos atendidos pelos programas. www.fundacaovale.org

Deixar Um Comentário