Entidades e cidadãos ouro-pretanos são homenageados pela Câmara Municipal no Teatro Casa da Ópera

Foto-Por meio do vereador Geraldo Mendes, o jornalista Tino Ansaloni recebe o diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Ouro Preto. Crédito-Hanster Silva

Home » Entidades e cidadãos ouro-pretanos são homenageados pela Câmara Municipal no Teatro Casa da Ópera
Por João Paulo Silva Publicado em 15/07/2019, 17:07 - Atualizado em 15/07/2019, 17:22
Foto-O jornalista Tino Ansaloni recebe o diploma de Honra ao Mérito da CMOP, das mãos do vereador Geraldo Mendes. Siga no Google News

“A terra, que um cento de anos/Três vezes viu passar/Possui dos ouro-pretanos/Em cada peito um altar”.

O Teatro Municipal Casa da Ópera, o mais antigo das Américas em funcionamento, sediou, na noite da última quarta-feira (10/07), a cerimônia de entrega dos Títulos de Cidadania Honorária e os Diplomas de Honra ao Mérito. A iniciativa da Câmara dos Vereadores de Ouro Preto (MG), teve a intenção de homenagear 52 personalidades e entidades ouro-pretanas pelos seus esforços em prol do município. A cerimônia marcou também os 308 anos da Câmara Municipal e o aniversário da cidade, celebrado no dia 08 de julho.

O vereador Juliano Ferreira, presidente da Câmara, destacou a importância da noite para o legislativo e cidadãos ouro-pretanos. “Eu e todos os outros vereadores estamos muito felizes em poder evidenciar e agradecer a atuação de pessoas e entidades que atuam ou atuaram em prol de Ouro Preto. Por isso, entregamos aqui o diploma de Honra ao Mérito. Já as personalidades que receberam o título de Cidadania Honorária passam a ser, também, ouro-pretanas. Muitas, inclusive, moram na cidade há anos. E, os novos cidadãos, tenho certeza, já tem Ouro Preto em seus corações”.

Honra ao mérito

O diploma de Honra ao Mérito, título concedido às pessoas e instituições que obtiveram sucesso e reconhecimento público pelos seus trabalhos de destaque foi entregue a: Amantino Ansaloni Alves, O Tino Ansaloni, fundador e presidente do Jornal Voz Ativa, alunos da equipe de Muay-thai do prof. Brayan Felipe Deusdeth da Silva, Alexandre Pedrosa, Antônio Carlos de Oliveira, Antônio Jésus Vieira, Celso José de Araújo, Coral e Orquestra São Pio X, Daniel Henrique de Souza, Escola de Farmácia, Escola Municipal Doutor Pedrosa, Gelcimar Neves, Grupo Cativeiro, João Cândido de Freitas, Lívia Danielle Santos da Silva, Luiz Antônio Reis Costa, Osmar Fritscher Puperi, Prolimp - Terceirização e Empreendimentos Ltda., Ouro Preto Tênis Clube, Rádio Real FM, Rede Cidadã de Ouro Preto, Reinaldo Donizete Alves Pereira, Sônia Maria Gusmão Farah e Wagner Couto Tonidandel. 

Sobre a honraria, recebida por meio do vereador Geraldo Mendes, o jornalista ouro-pretano Tino Ansaloni comentou: “Receber essa comenda nos dias de hoje, quando está cada vez mais desafiante fazer uma comunicação verdadeira, com textos explicativos, didáticos e jornalismo profissional é uma grande honra. Fake News, frases curtas e fotos degradantes, infelizmente têm tido mais valor do que um jornalismo profissional e bem feito. Essa honraria, vinda do vereador Geraldo Mendes, o qual conheço a trajetória de integridade e senso de justiça, desde os primórdios de sua atuação política como presidente de associação de bairro, tem um significado muito grande. Ela é a legitimação de que o social é bem mais importante que o pessoal”.

Tino Ansaloni sempre esteve envolvido com a comunicação na Região dos Inconfidentes. Sua primeira experiência na área foi como locutor de eventos, em 1992, quando mostrou um ótimo desempenho na formatura de sua turma de segundo grau. A partir daí, adquiriu experiência em estações de rádio da cidade e animação de eventos populares. Em 2004, prestou vestibular para jornalismo, dando início ao aprofundamento acadêmico na área a qual já havia se expressado. Concluiu o curso em 2009, quando já havia inaugurado a empresa Ansaloni & Fortes Comunicações LTDA, tendo como maior e principal produto o veículo de comunicação Jornal Voz Ativa.

Vereador Geraldo Mendes

Além de ter concedido o título de Honra ao Mérito ao jornalista Tino Ansaloni, o vereador Geraldo Mendes também fez a entrega da honraria ao presidente da Irmandade de São Miguel, Celso Araújo. Já os Títulos de Cidadania Honorária foram concedidos à Doutora Vanja Veloso e ao escritor Victor Stutz. Geraldo Mendes é advogado, casado há 20 anos e pai de dois filhos. Iniciou sua militância nos movimentos sociais de Ouro Preto. Foi eleito presidente da Associação de Moradores dos Bairros Saramenha de Cima, Tavares, Vila Santa Isabel e Maria Soares pela primeira vez em 1998, tornando-se o presidente mais jovem associação. Depois conseguiu se reeleger para mais 2 mandatos.

Desde o início, conseguiu importantíssimas conquistas para a comunidade, das quais se destacam a abertura do Posto de Saúde, a construção de casas para moradores da Vila Santa Isabel, a implantação de Biblioteca Comunitária em parceria com a UFOP e uma quadra poliesportiva na área da Associação de Moradores. Foi coordenador da FAMOP (Federação das Associações de Moradores de Ouro Preto) por 2 mandatos, além de participar de vários Conselhos Municipais. Em 2016, em sua quarta candidatura, elegeu-se vereador com 506 votos pelo PCdoB (Partido Comunista do Brasil), Partido da coragem, da luta, da resistência.

Novos cidadãos ouro-pretanos

Na categoria novos cidadãos ouro-pretanos, receberam a honraria as seguintes personalidades: Alexandre Rotondo da Silva, Anízio Manoel de Barros, Antônio Isidoro, Carlos Antônio Amorim, Cláudia Gontijo Ribeiro, Deise Cavalcanti Lustosa, Evaldo Ramos de Oliveira, Flávio José dos Reis, Joaquim Heraldo dos Santos Lima, José Afrânio Vilela, João dos Santos, José Amaro Neto, Leonardo Brandão Barreto, Marcos Adaixo de Deus, Marcos José da Silva, Maria Tereza Seabra de Miranda, Mauro Lopes de Faria, Renato Lisboa, Oscar de Souza Santos, Roberto Lúcio Gonçalves Niquini, Saulo Levindo Coelho, Sônia Maria Silva Vianna de Oliveira, Vanja Maria Veloso, Victor Louis Stutz.

O escritor, jornalista e agitador cultural Victor Louis Stutz comentou a homenagem. “Ouro Preto enche os olhos da gente de mil formas, e fiquei muito emocionado com esse reconhecimento. Receber o título de cidadão honorário só reforça meu compromisso de olhar, cada vez mais, para a cidade. Olhar, não apenas para admirar suas lindas paisagens, mas também para aprender com suas histórias e, principalmente, zelar e proteger esse lugar maravilhoso que me abraçou com tanto carinho”.

 “In Memoriam” 

Ainda durante a cerimônia, a Câmara concedeu diploma de Honra ao Mério “In Memoriam” a Geraldo Ildefonso de Sales e Arthur Resende Guimarães, além de título de Cidadania Honorária “In Memoriam” a Cândida Marotta Mendes, José Roberto Otoni Pedro e Nelson Orsini Garcia do Carmo. As famílias dos homenageados receberam as honrarias. Ainda durante a cerimônia, Maria Cristina Cairo Silva foi homenageada com a medalha de “Mulher Destaque”.

Cidadão honorário

Já o médico Marcos Adaixo de Deus recebeu o título de Cidadão Honorário. “Foi uma homenagem fantástica, eu me sinto bastante honrado em receber este título e me emocionou bastante, pois gosto muito de Ouro Preto, lugar que adotei como a minha cidade e aqui obtive minhas vitórias e derrotas; porém, se colocar na balança, eu tenho muito mais a agradecer a esta terra”. 

Ao final da solenidade, o prefeito Júlio Pimenta cumprimentou os homenageados e homenageadas, membros do legislativo e comentou sobre a importância do evento. “Trata-se de uma importante e emocionante cerimônia que legitima a importância dessas pessoas e entidades na construção de uma Ouro Preto ainda mais forte e próspera”.

Deixar Um Comentário