O Bispo Auxiliar de Goiânia (GO), Dom Danival Milagres Coelho, entronizou uma relíquia de primeiro grau da Beata Isabel Cristina no Santuário Basílica Sagrada Família, em Goiânia (GO). A celebração aconteceu no dia 29 de julho, data em que se recordou o aniversário de nascimento da jovem mártir.
O gesto marca a propagação da devoção à Beata Isabel Cristina no Centro-Oeste brasileiro e um compromisso firmado por Dom Danival, na ocasião de sua nomeação como Bispo Auxiliar, de tornar mais conhecida a história da mártir mineira em vista de sua canonização. “Levarei e divulgarei a devoção à Beata nas terras de Goiás”, disse à época em entrevista. Leia aqui na íntegra
“De forma natural vou sempre cultivar a devoção à Beata Isabel Cristina, tornando-a mais conhecida, pois a Igreja nos ensina que a devoção aos santos deve nos levar a conhecer mais as suas virtudes”, reforçou Dom Danival.
Durante a celebração, os presentes também tiveram a oportunidade de conhecer a história de vida da Virgem Mártir. Nascida em Barbacena (MG), Isabel Cristina foi assassinada aos 20 anos, na cidade de Juiz de Fora (MG), após uma tentativa de estupro.
Pela forma como morreu, defendendo o valor da castidade, mas, sobretudo, pelo modo como viveu, foi proclamada beata em 10 de dezembro de 2022, sendo a primeira da Arquidiocese de Mariana.
Além da entronização da relíquia, o Bispo Auxiliar de Goiânia também participou nesta quarta-feira, 28 de agosto, de uma reportagem para o programa “Conhecimento de Fé”, da TV Pai Eterno, sobre a jovem mineira.
Festividades em honra à Beata Isabel Cristina
Pelo segundo ano consecutivo, a Arquidiocese de Mariana está celebrando as festividades em honra à Beata. As comemorações tiveram início na sexta-feira, 23 de agosto, em Barbacena, e seguem até este domingo, 1º de setembro, data do martírio de Isabel Cristina e sua festa litúrgica.
Sob o lema “Ser Cristão é viver a vocação à Santidade”, as celebrações eucarísticas estão sendo realizadas todos os dias às 7h, 12h, 15h e 19h na Capela da Beata Isabel Cristina.
No dia solene, as celebrações ocorrerão no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, a partir das 6h, e terá a presença de quatro bispos, dentre eles, Dom Danival.
“Essa é uma alegria muito grande: ver tudo aquilo que nós preparamos para a grande festa da beatificação se tornar uma realidade. Ou seja, o povo crescendo na devoção à Beata”, afirmou o prelado, que presidirá a missa festiva das 8h.
O encerramento da segunda festa da Beata Isabel Cristina será às 19h, em missa presidida pelo Bispo Diocesano de São João del Rei (MG), Dom José Eudes Campos do Nascimento, seguida da procissão com a imagem da Virgem e Mártir.
Deixar Um Comentário