Despojos de Bárbara Heliodora chegam hoje (16/04) em Ouro Preto-MG

O Jornal Voz Ativa transmite o evento ao vivo, por meio de sua fanpage no Facebook, a partir das 18h.

Home » Despojos de Bárbara Heliodora chegam hoje (16/04) em Ouro Preto-MG
Por Daniel Marcos Publicado em 16/04/2024, 15:31 - Atualizado em 16/04/2024, 21:56
Foto-Museu da Inconfidência, Estátua do Tiradentes e parte do casario ao redor da Praça Tiradentes. / Crédito-Tino Ansaloni Siga no Google News

Acontece hoje, às 18h, a cerimônia que encerra o traslado e marca a chegada dos despojos de Bárbara Heliodora em Ouro Preto (MG). Despojos, nesse caso, significa uma pequena porção de terra retirada da sepultura onde esteve enterrada a poetisa mineira, em sua cidade natal, São Gonçalo do Sapucaí. A terra será depositada no Museu da Inconfidência no dia 21 de abril.

O cortejo cerimonioso preparado para hoje terá a presença da Primeira Dama de Minas Gerais, Christina Renalt, que conduzirá os despojos em um pequeno trajeto.  A porção de terra ficará na igreja de Nossa Senhora do Carmo até o dia 21 de abril.

Sobre o cortejo

A artista plástica Gabriela Rangel receberá a urna com os despojos de Barbara Heliodora na porta da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), às 17h30min.

A urna será levada à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, acompanhada por batedor da Guarda Municipal. Na Igreja, às 18h, o prefeito Angelo Oswaldo acompanhará Gabriela para a entrega da urna a Christiana Renault, primeira dama do Estado de Minas Gerais. Esta, posteriormente, a repassará para a vice-prefeita Regina Braga e a vereadora Lílian França. Por fim, os despojos serão depositados ao lado do altar, junto com as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais, de Ouro Preto e de São Gonçalo do Sapucaí.

Bárbara terá sua lápide no Museu da Inconfidência ao lado dos restos mortais de Marília Doroteia Joaquina de Seixas, a Marília de Dirceu, e junto ao Panteão onde se acham Hipólita Jacinta Teixeira de Melo e Alvarenga Peixoto, entre os principais Inconfidentes. 

A cerimônia marca o início das celebrações em homenagem à Barbara Heliodora, que acontecerão em Ouro Preto, durante a semana da Inconfidência.

Após a chegada dos restos mortais de José de Resende Costa, Domingos Vidal Barbosa e João Dias da Mota, em 2011, Hipólita Jacinta em 2023 e, agora, Barbara Heliodora, o Panteão passa a contar com 18 lápides de heróis da Conjuração Mineira de 1789.

Um pouco da história de Barbara Heliodora

Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira foi poetisa e ativista na Inconfidência Mineira de 1789. Nasceu no ano de 1759, em São João Del Rei. Casou-se com o poeta e advogado Inácio José de Alvarenga Peixoto em 1781. Alvarenga Peixoto foi ouvidor da Comarca do Rio das Mortes e um dos principais articuladores da Inconfidência Mineira. Detido e julgado por participar da conjuração, foi condenado ao degredo perpétuo na África. Nasceu em 1742, no Rio de Janeiro, e morreu em 27 de agosto de 1792, aos 50 anos, em Ambaca, Angola.

Bárbara Heliodora faleceu em 24 de maio de 1819, aos 60 anos, em São Gonçalo da Campanha do Rio Verde, hoje São Gonçalo do Sapucaí, tendo sido sepultada na igreja matriz. Está imortalizada no verso de Alvarenga Peixoto "Bárbara bela, do Norte estrela". Encorajou o marido a resistir e viu-se, depois, perseguida pelo governo colonial. Resistiu em defesa de seus filhos, o que a levou a residir na fazenda do Sul de Minas, até sua morte.

Os nomes dos indicados a receber a Medalha da Inconfidência em 2024 serão divulgados na próxima semana. Criada em 1952 pelo então governador de Minas Gerais Juscelino Kubitschek, a honraria é tradicionalmente entregue no feriado de Tiradentes, dia 21 de abril, a pessoas que se distinguiram por serviços à comunidade no Estado.

De acordo com Alex Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência, “a proposta este ano partiu do governo do estado, mas ela está dentro do programa da nova gestão do museu que é exatamente fazer reparações políticas, ou seja, preencher ausências e lacunas históricas, em especial da população negra, mas em relação à Inconfidência Mineira, principalmente das mulheres, que não aparecem”.

Deixar Um Comentário