Covid-19: Governo de Minas apresenta calendário de vacinação para todos os adultos mineiros
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a vacinação de todos os mineiros com 18 anos ou mais depende das remessas que serão enviadas pelo Ministério da Saúde nos próximos meses; confira o cronograma
O governo de Minas Gerais, por meio do secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, anunciou, durante entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (15/6), o cronograma completo de vacinação contra a Covid-19 no estado.
A expectativa, segundo o titular da pasta, é que toda a população adulta (mineiros com 18 anos ou mais) seja vacinada até outubro de 2021. No entanto, ainda de acordo com Bacchetti, as imunizações dependem do Ministério da Saúde que deve encaminhar cerca de 38 milhões de doses em junho, 35 milhões em julho, 68 milhões em agosto, 62,5 milhões em setembro e 65 milhões em outubro.
Para que a expectativa do estado seja cumprida, o governo deve acelerar a campanha nos próximos meses. Fábio Baccheretti anunciou que pessoas entre 55 e 59 anos devem ser vacinadas em junho, de 50 a 54 anos em julho, de 35 a 49 em agosto e de 25 a 34 em setembro e 18 a 24 em outubro. “No entanto, algum município pode adiantar o cronograma, com antecipação de imunização de pessoas abaixo de 55 anos”.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), conforme dados do Vacinômetro disponibilizados em 11 de junho de 2021, cerca de 7,9 milhões de vacinas contra covid-19 já foram aplicadas no estado. Ainda de acordo com o órgão, 72% dos mineiros dos grupos prioritários já receberam a primeira dose e 34%, a segunda.
Sobre a apresentação dos dados citados acima, o secretário foi questionado por jornalistas presentes na coletiva de imprensa sobre o atraso de alguns municípios mineiros em relação a outros no que diz respeito às imunizações. Baccheretti afirmou que a velocidade de vacinação não é a mesma em cada município do estado, já que os grupos não têm o mesmo tamanho proporcional.
“Então alguns municípios provavelmente começarão antes e outros depois. Há uma expectativa que em junho ainda algum município no estado consiga vacinar abaixo de 55 anos, isso vai acontecer”, garantiu.
Vale ressaltar que o planejamento de vacinação anunciado pelo secretário de Estado de Saúde leva em consideração o número de vacinas a serem distribuídas e a proporção de habitantes por faixa etária nos municípios e não está garantida, mas condicionada à distribuição das doses conforme calendário do governo federal. "Isso pode ser antecipado ou atrasado a depender da distribuição das doses pelo governo federal".
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a previsão de distribuição de vacinas contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde é a seguinte:
Vacinação nos municípios
Até o dia 10 de junho de 2021, a média móvel de doses aplicadas em Minas Gerais era de 132.669 O dia com a maior média foi em 6 de abril, com 203.424 doses aplicadas. Este dado está relacionado à quantidade de doses recebidas do Ministério da Saúde, que já enviou, até momento, 11.301.220 doses de imunizantes ao estado.
Pelo menos 48 cidades aplicaram mais de 90% das vacinas recebidas. As macrorregiões com maior percentual de aplicação são Noroeste (94%), Centro (91%) e Leste do Sul (90%). Na capital, 75% das doses recebidas foram usadas; em Juiz de Fora, 81%; em Uberlândia, 88%; Contagem, 80%; Montes Claros, Uberaba e Betim, 83%. As informações também são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Na última sexta-feira (11/6), o Governo de Minas anunciou que distribuiu os 23º e 24º lotes de vacinas contra a covid-19 para as 28 Unidades Regionais de Saúde. Foram 600.260 doses - sendo 362.750 da AstraZeneca e 237.510 da Pfizer.
Deixar Um Comentário