Cerimônia simples marca homenagem a Tiradentes em Ouro Preto-MG

A decisão foi tomada devido à pandemia do novo coronavírus. A cerimônia que acontece há quase 70 anos se resumiu basicamente à aposição de coroa de flores no monumento a Tiradentes.

Home » Cerimônia simples marca homenagem a Tiradentes em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 21/04/2020, 10:23 - Atualizado em 21/04/2020, 10:30
Foto – Cerimônia atípica aconteceu na manhã desta terça-feira, quando é comemorado o Dia do Mártir da Inconfidência. Crédito – Ane Souz/PMOP. Siga no Google News

Habitualmente lotada de autoridades, artistas, representantes políticos, personalidades dos mais variados segmentos da sociedade, cercada por aparatos de segurança e protestos nos arredores, a Praça Tiradentes não passou de um campo aberto na manhã deste 21 de Abril.

Sob um céu azul de outono, o Jornal Voz Ativa transmitiu ao vivo, com exclusividade, por meio de sua fanpage, a homenagem a Joaquim José da Silva Xavier em Ouro Preto (MG). Este ano, a solenidade se resumiu à aposição de coroa de flores no monumento erguido em homenagem ao Mártir da Inconfidência.

Foto - Dragão da Inconfidência caminha com coroa de flores que em seguida é depositada no monumento erigido ao Mártir da Inconfidência Mineira. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Ao som da "Marcha do Silêncio" entoada por um militar do CBMMG de frente do Chafariz da Praça de Vila Rica, datado de 1724 e reinaugurado em dezembro de 1846, em homenagem ao 21º aniversário de Dom Pedro II, somente um Dragão da Inconfidência caminhou com as flores, depositando-as no oponente monumento.

O ritual acontece há 68 anos, quando em 1952, o então governador de Minas, Juscelino Kubitschek, instaurou o dia da Medalha da Inconfidência. A partir de então, a Conjuração Mineira e o Mártir são relembrados e é entregue a maior comenda do estado a personalidades de destaque.

Uma simples cerimônia

A simples cerimônia contou com a presença do prefeito Júlio Pimenta, do comandante do 52° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ademir Siqueira de Faria e do Comandante da 2ª Cia de Bombeiros Militar, Capitão Márcio Gustavo Guerra de Toledo.

Protegido por máscara, Júlio Pimenta comentou o atípico 21 de Abril na cidade histórica de Minas, epicentro do movimento de independência da Coroa Portuguesa.

“Na condição de prefeito de Ouro Preto, em nome do povo ouro-pretano, guardião da memória da Inconfidência, estamos aqui homenageando Tiradentes e todos os inconfidentes que lutaram pela democracia, liberdade e justiça. Reafirmamos a fé em Minas e a esperança no Brasil”.

Foto - Prefeito Júlio Pimenta concede entrevista a Tino Ansaloni, do Jornal Voz Ativa. Crédito - Ane Souz/PMOP.

Decisão

Em nota divulgada na manhã do dia 13 de abril, a assessoria do governador Romeu Zema informou que, "no momento, a prioridade do governo de Minas é combater a propagação da COVID-19 no estado, e, sendo assim, a realização de eventos oficiais está suspensa, em razão da pandemia".

Já na manhã da última sexta-feira (17/04), em videoconferência coordenada do Salão Nobre pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Agostinho Patrus (PV) e demais membros do Conselho da Medalha decidiram adiar a cerimônia.

Logo abaixo você pode conferir mais fotos da Solenidade em Memória ao Mártir da Inconfidência, na manhã desta terça-feira, 21 de abril. Todas são de autoria da fotógrafa Ane Souz.

Deixar Um Comentário