Habitualmente lotada de autoridades, artistas, representantes políticos, personalidades dos mais variados segmentos da sociedade, cercada por aparatos de segurança e protestos nos arredores, a Praça Tiradentes não passou de um campo aberto na manhã deste 21 de Abril.
Sob um céu azul de outono, o Jornal Voz Ativa transmitiu ao vivo, com exclusividade, por meio de sua fanpage, a homenagem a Joaquim José da Silva Xavier em Ouro Preto (MG). Este ano, a solenidade se resumiu à aposição de coroa de flores no monumento erguido em homenagem ao Mártir da Inconfidência.
Ao som da "Marcha do Silêncio" entoada por um militar do CBMMG de frente do Chafariz da Praça de Vila Rica, datado de 1724 e reinaugurado em dezembro de 1846, em homenagem ao 21º aniversário de Dom Pedro II, somente um Dragão da Inconfidência caminhou com as flores, depositando-as no oponente monumento.
O ritual acontece há 68 anos, quando em 1952, o então governador de Minas, Juscelino Kubitschek, instaurou o dia da Medalha da Inconfidência. A partir de então, a Conjuração Mineira e o Mártir são relembrados e é entregue a maior comenda do estado a personalidades de destaque.
Uma simples cerimônia
A simples cerimônia contou com a presença do prefeito Júlio Pimenta, do comandante do 52° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ademir Siqueira de Faria e do Comandante da 2ª Cia de Bombeiros Militar, Capitão Márcio Gustavo Guerra de Toledo.
Protegido por máscara, Júlio Pimenta comentou o atípico 21 de Abril na cidade histórica de Minas, epicentro do movimento de independência da Coroa Portuguesa.
“Na condição de prefeito de Ouro Preto, em nome do povo ouro-pretano, guardião da memória da Inconfidência, estamos aqui homenageando Tiradentes e todos os inconfidentes que lutaram pela democracia, liberdade e justiça. Reafirmamos a fé em Minas e a esperança no Brasil”.
Decisão
Em nota divulgada na manhã do dia 13 de abril, a assessoria do governador Romeu Zema informou que, "no momento, a prioridade do governo de Minas é combater a propagação da COVID-19 no estado, e, sendo assim, a realização de eventos oficiais está suspensa, em razão da pandemia".
Já na manhã da última sexta-feira (17/04), em videoconferência coordenada do Salão Nobre pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Agostinho Patrus (PV) e demais membros do Conselho da Medalha decidiram adiar a cerimônia.
Logo abaixo você pode conferir mais fotos da Solenidade em Memória ao Mártir da Inconfidência, na manhã desta terça-feira, 21 de abril. Todas são de autoria da fotógrafa Ane Souz.
Deixar Um Comentário