Com tradição de origem germânica, a Igreja celebra neste mês a veneração a Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Piedade, duas das diversas invocações de Maria. Na Arquidiocese de Mariana, paróquias e comunidades estão celebrando, desde a última semana, esses títulos, que tem como data festiva o próximo dia 15.
Origem da devoção
O culto a Nossa Senhora contemplando seu filho morto começou em 1221, em um mosteiro localizado onde hoje é a Alemanha. O sofrimento de Maria, representado em obras como Pietá de Michelangelo ou Nossa Senhora da Piedade de Aleijadinho, faz referência as sete dores da Virgem Santíssima.
Nossa Senhora das Dores é sempre representada pelo semblante triste, choroso e de dor. Já Nossa Senhora da Piedade, é a reprodução da sexta dor, ou seja, com seu filho no colo após ser retirado da cruz.
Confira as programações divulgadas na Arquidiocese de Mariana:
Nossa Senhora das Dores
O distrito de Senhora das Dores, em Barbacena (MG), desde a última sexta-feira, 6 de setembro, celebra sua padroeira. Na data, a abertura da novena foi marcada pela realização de uma procissão motorizada. O novenário segue até este sábado, dia 14, com celebrações eucarísticas diárias.
No domingo, dia solene, a missa festiva será às 19h, após a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores. A programação conta também com procissões motorizadas, atrações culturais, gincana, sorteio e leilão de animais.
Confira a programação completa: Festa de Nossa Senhora das Dores, em Barbacena (MG).
Em Dores do Turvo (MG), a Paróquia Nossa Senhora das Dores celebra o 49º Jubileu em honra à padroeira. Com exceção dos dias 8 e 13 de setembro, a Santa Missa será celebrada todos os dias às 7h, 15h e 19h. Já o dia da padroeira contará com uma programação extensa com seis celebrações eucarísticas que serão iluminadas pelo tema “Virgem Maria das dores, ensinai-nos a rezar e amar”.
Confira a programação completa: Festa Nossa Senhora das Dores, em Dores do Turvo (MG)
Nossa Senhora da Piedade
Já a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, também em Barbacena, iniciou a preparação para o Jubileu na quarta-feira, 4 de setembro, em uma conferência sobre a Encíclica Deus Caritas est, do Papa Bento XVI. No total, a programação contempla dez dias de festejos, com missa e novenário todos os dias às 7h, 12h, 15h e 19h. Também haverá o atendimento às confissões diariamente.
As celebrações em honra à padroeira serão concluídas no domingo, dia 15, após a missa das 19h com o canto do Te Deum.
Confira a programação completa: Festa de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG).
Deixar Um Comentário