Caso suspeito da variante Delta em Mariana-MG é analisado pela Funed

Amostra encaminhada para a Fundação Ezequiel Dias no início do mês, teve o genoma delta identificado. Prefeitura aguarda processo de sequenciamento genético da amostra e maiores orientações das referências técnicas para confirmar a presença da variante.

Home » Caso suspeito da variante Delta em Mariana-MG é analisado pela Funed
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 24/08/2021, 14:57 - Atualizado em 24/08/2021, 14:57
Caso suspeito da variante Delta em Mariana-
Foto – Reprodução / Pexels Siga no Google News

A Prefeitura de Mariana (MG), por meio do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da COVID-19, divulgou, nesta segunda-feira (23/08), uma nota informando que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), identificou, um caso provável da variante Delta (B.1.617.2) no município.

A nota da Prefeitura afirma que a amostra encaminhada para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) no início do mês agosto, teve o genoma delta identificado no processo de genotipagem, “porém aguardamos o processo de sequenciamento genético da amostra e maiores orientações das referências técnicas estaduais para confirmar a presença da variante Delta (B.1.617.2) do coronavírus no município. Esta variante da Covid-19 possui mutações que tornam o vírus mais transmissível”.

Ainda de acordo com a administração municipal, a Secretaria Municipal de Saúde de Mariana realiza a análise constante do cenário epidemiológico do município, baseado no levantamento dos últimos resultados dos testes de detecção da Covid-19, casos confirmados, internações e óbitos decorrentes da doença. “Entender o desenvolvimento e os ciclos do vírus na cidade é fundamental para que sejam tomadas medidas para prevenir o avanço do coronavírus e garantir a saúde da população marianense”.

O executivo marianense reforça que além de todas as ações do município, como ampliação na testagem dos munícipes para identificação do vírus e demais medidas de prevenção, a Prefeitura de Mariana alerta que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve completar o esquema vacinal contra o vírus, evitar aglomerações, lavar constantemente as mãos, utilizar máscara e seguir as recomendações dos profissionais de saúde.

Em recente levantamento elaborado pelo Ministério da Saúde já haviam sido confirmados 1.051 casos da variante delta no país, com 41 vítimas fatais. De acordo com informações da pasta, essa cepa é considerada mais transmissível que as anteriores. Segundo o boletim do Ministério da Saúde, a variante delta já circula em 13 estados e no Distrito Federal. 

Deixar Um Comentário