Bullying é tema de roda de conversa em escola estadual de Ouro Preto-MG

A Escola Estadual Dom Velloso tem trabalhado o tema em diversas atividades e recebeu o presidente do ITA LGBT Leandro Dias Oliveira, que falou sobre homofobia, bullying e escola democrática.

Home » Bullying é tema de roda de conversa em escola estadual de Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 12/12/2018, 11:56 - Atualizado em 03/07/2019, 20:37

Foto-Roda de conversa sobre bullying na  Escola Estadual Dom Velloso
Crédito-Arquivo da escola

Na tarde desta terça-feira, 11 de dezembro, a convite da direção da Escola Estadual Dom Velloso e da professora Rejane Leal Keller, o Movimento ITA LGBT, representado pelo presidente Leandro Dias Oliveira, participou de uma Roda de Conversa com os alunos do 8° ano sobre os temas homofobia, bullying e escola democrática. De acordo com Leandro, o convite foi motivado por um caso de assédio moral infanto-juvenil sofrido por um aluno da escola.

A roda de conversa integrou as ações do projeto “Adolescência: desatando nós”, coordenado por Rejane Keller. De acordo com a professora, o objetivo é levar apoio e direcionamento aos estudantes diante das dificuldades enfrentadas na adolescência.

“Geralmente aquele que pratica o bullying contra outra criança também se encontra com dificuldades. Problemas como baixa autoestima e ansiedade são combustíveis para esse tipo de comportamento, totalmente reprovado pela escola. Através de nossas atividades, buscamos a conscientização e o combate de qualquer tipo de preconceito, englobando orientação sexual, religião, raça, etc. A nossa intenção com as atividades é cortar o mal pela raiz”, afirmou Keller.

O ativista dos direitos humanos Leandro Dias Oliveira defendeu que “os pais e toda a comunidade escolar, bem como a sociedade, devem estar atentos ao comportamento dos jovens e se esforçar para manter o diálogo, a prevenção e o combate ao bullying que pode causar graves consequências em crianças e adolescentes”.

Dados divulgados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2017 revelaram que 17,5% dos alunos brasileiros na faixa dos 15 anos são alvo de bullying.

A palavra é um anglicismo, expressão da língua inglesa, que se refere a atos de intimidação e violência física ou psicológica, geralmente em ambiente escolar. A pesquisa revelou ainda que, 9,3% dos estudantes brasileiros já foram alvo de zombarias dos colegas algumas vezes por mês.

Deixar Um Comentário