Tradicionalmente, a Igreja celebra em 15 de agosto a Assunção de Maria aos céus. No Brasil, essa solenidade é transferida para o domingo seguinte, quando ocorre de ser durante a semana. Dogma desde 1950, em comunhão com toda a Igreja, a Arquidiocese de Mariana se prepara para festejar a sua padroeira e patrona da Catedral.
Celebrações na Catedral
Em Mariana (MG), sede deste Igreja Particular, as festividades em honra a Nossa Senhora da Assunção iniciam-se nesta sexta-feira, 9 de agosto. Em sintonia com a temática do Mês Vocacional, as celebrações serão guiadas pelo lema “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9,38).
Além disso, a festa da padroeira também se insere no contexto em preparação para os 280 anos da criação da Arquidiocese, comemorados em 2025, e os 60 anos da instalação da Catedral de Mariana como Basílica Menor.
Preparando-se para a grande festa, entre os dias 9 e 17 de agosto, os fiéis são chamados a participar da Santa Missa com a oração novena em honra à Virgem Maria, às 19h. Ainda, acontecerá também a recitação do Terço às 6h30 e celebração eucarística às 7h.
Abrindo as festividades do dia solene, 18 de agosto, os fiéis são convidados a rezarem o Terço às 6h30. Ao longo do domingo, três celebrações eucarísticas serão realizadas, sendo que às 10h as crianças receberão o sacramento da Primeira Eucaristia.
O encerramento será a partir das 18h, com a procissão da imagem de Nossa Senhora da Assunção saindo do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora do Carmo em direção à Catedral Basílica Nossa Senhora da Assunção, seguida da Santa Missa.
Confira a programação completa
Barbacena
Além da sede desta Igreja Particular, em Barbacena (MG), há também uma paróquia dedicada à padroeira arquidiocesana. A programação iniciou-se nesta quinta-feira, 8 de agosto, em celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.
O exercício piedoso da novena acontece entre os dias 8 e 17 de agosto, às 19h, com a Santa Missa. No dia 15, ocorre também a Celebração Eucarística, às 15h, com o rito da Unção dos Enfermos.
No encerramento da novena, dia 17, será rezado o Ofício de Nossa Senhora, às 15h, sendo a celebração eucarística da vigília de Nossa Senhora da Boa Morte, seguida da procissão com a imagem.
Finalizando as celebrações em honra a padroeira, o dia 18 de agosto começará com a Santa Missa Solene às 9h. A Missa Festiva será às 17h, seguida da procissão. À chegada, Coroação da Veneranda Imagem da Virgem da Assunção.
Deixar Um Comentário