66% dos mineiros estão se preparando mais para as compras neste Dia das Mães

Pesquisa realizada pela FCDL-MG destaca o receio dos mineiros em relação aos valores dos produtos e a organização antes de ir às compras.

Home » 66% dos mineiros estão se preparando mais para as compras neste Dia das Mães
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 02/05/2024, 15:09 - Atualizado em 02/05/2024, 15:09
Imagem ilustrativa. Crédito — Reprodução / Freepik. Siga no Google News

O Dia das Mães é uma data que aumenta as possibilidades de vendas, de conquista de clientes e de presentear aqueles que admiramos. Apesar deste apelo emocional, o momento está exigindo dedicação. Uma pesquisa realizada pela FCDL-MG indica que 66% dos consumidores em Minas Gerais estão se organizando mais do que no ano passado para realizar compras neste Dia das Mães.

De acordo com o levantamento, antes de ir às compras, os consumidores estão mais cautelosos em comparação com o ano anterior, realizando um planejamento maior dos gastos e dos tipos de presente que pretendem adquirir.

Para Vinicius Carlos da Silva, economista da FCDL-MG, as compras para o Dia das Mães serão um momento de pesquisa de preços e atenção aos valores disponíveis nas lojas e estabelecimentos comerciais.

“Os mineiros estão mais atentos ao cenário uma vez que a variável de preços, que tem maior peso na decisão, está elevada e vem sendo sentida por eles. Assim, o ato de comprar está exigindo pesquisas e conhecimentos com foco na melhor aquisição com o menor preço possível”, comenta.

Esse panorama de variável dos preços dos produtos já é uma realidade na percepção de 76,6% dos entrevistados, que acreditam que os valores subiram em 2024. No entanto, não afasta os consumidores de irem às compras, principalmente pelo apelo emocional desta que é uma das principais datas do comércio neste primeiro semestre, como pontua Vinicius Carlos da Silva.

Como os lojistas podem se preparar?

A necessidade de um maior planejamento dos consumidores impacta diretamente na organização das vendas dos lojistas em todo o estado. Conforme explica Silva, este contexto não deve ser um impeditivo para os comerciantes, que já estão cada vez mais conscientes desse cenário.

“O lojista está ciente deste comportamento de planejamento do consumidor e também está se preparando para atender a essa nova perspectiva. Com a proximidade da data, pode-se sentir essa mudança ao ver uma promoção voltada para o tema, uma vitrine trabalhada na emoção e os preços sendo otimizados para maximizar as vendas”, ressalta o economista.

Sobre a FCDL-MG

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais integra o Sistema CNDL, que é uma das maiores redes representativas do setor de comércio e serviços do País e reúne toda a classe empresarial lojista. Com 51 anos de atuação, a FCDL-MG agrega mais de 200 CDLs mineiras e dá a voz a cerca de 60 mil associados, que representam, aproximadamente, 63% do PIB estadual.

Deixar Um Comentário