22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

IFMG – Campus Ouro Preto abre inscrições para Mestrado Profissional em Ensino de Geografia

Mestrado Profissional em Ensino de Geografia será ofertado em rede pelo IFMG com outras instituições do Brasil. Interessados devem se inscrever para a seleção até o dia 11 de outubro de 2021. Saiba como!

Home » IFMG – Campus Ouro Preto abre inscrições para Mestrado Profissional em Ensino de Geografia
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 14/09/2021, 17:37 - Atualizado em 14/09/2021, 17:37
IFMG Campus Ouro Preto
Foto – Campus IFMG Ouro Preto / Crédito – ASCOM IFMG Siga no Google News

O IFMG - Campus Ouro Preto abriu inscrições para processo seletivo do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da unidade: trata-se do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo).

Estão disponíveis 12 vagas, sendo quatro reservadas para pessoas com deficiência e autodeclaradas pretas, pardas e indígenas. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar a instituição na qual pretende cursar o mestrado, que vai ser ofertado em rede. Os procedimentos de confirmação de vaga e matrícula serão realizados diretamente no IFMG, cujas orientações serão oportunamente divulgadas no site https://profgeo.ifmg.edu.br/.

Inscrições e seleção

O mestrado é voltado para profissionais que atuam como docentes de Geografia em qualquer ano da educação básica. Por se tratar de um curso em Rede Nacional, a seleção unificada engloba todas as 101 vagas disponíveis entre as nove instituições associadas – dentre elas o IFMG - Campus Ouro Preto. Neste ano, a Universidade Federal de Santa Maria organiza e executa o processo seletivo, regido pelo Edital nº 045/2021.

O processo seletivo, também chamado de Exame Nacional de Acesso (ENA), é composto por uma prova com dez questões objetivas e uma discursiva a ser realizada na modalidade virtual, no dia 7 de novembro de 2021, das 8h às 12h, por meio da sala virtual de prova no Google Meet e do sistema de prova Moodle. Os candidatos devem realizar as inscrições até o dia 11 de outubro de 2021, pelo site http://ufsm.br/seletivo-profgeo.

Os candidatos melhor classificados no processo seletivo e atuantes como servidores efetivos da rede de ensino pública brasileira terão direito a bolsas de estudos. Há previsão de concessão de bolsas a 30% do quantitativo de vagas, sendo condicionadas à disponibilidade orçamentária e às exigências da Capes e de cada instituição associada. A primeira turma está prevista para ter início em março de 2022.

Sobre o curso

O Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional do IFMG foi aprovado em novembro de 2019 pelo Ministério da Educação. O processo seletivo 2021 concretiza a abertura do curso, que oferece mais de 100 vagas em todas as nove instituições associadas. Além do IFMG, integram a Rede Nacional: Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O curso tem como missão atuar na formação continuada de docentes de Geografia da educação básica. Há três linhas de pesquisa: (i) Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar; (ii) Formação Docente em Geografia; e (iii) As linguagens no ensino de Geografia.

O ProfGeo/IFMG tem sede no Campus Ouro Preto e é composto por 12 docentes dos campi Ouro Preto, Bambuí, Betim, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Ibirité, Santa Luzia e Ouro Branco.

O curso tem duração de dois anos, em regime semestral e ocorrerá às sextas-feiras e finais de semana, para atender à demanda de discentes trabalhadores. Embora a oferta seja presencial, até que haja condições mínimas de segurança sanitária e liberação por parte das autoridades do município de Ouro Preto, todas as atividades do curso vão ocorrer de maneira remota.

O diretor do Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes, ressalta que “a proposição deste mestrado, junto à Capes, foi fomentada e fortemente defendida pelo campus, por entender que atende a uma demanda regional reprimida na formação continuada de docentes da rede pública”, explica.

Para a supervisora de pós-graduação da Diretoria de Pesquisa, Inovação, Pós-Graduação e Extensão do campus, Geralda Pena, “o curso representa um passo muito importante para o Campus Ouro Preto, que amplia a sua atuação para a pós-graduação stricto sensu, já que nossos cursos de pós-graduação são todos, atualmente, lato sensu”, destaca.

Um dos idealizadores da proposta, o professor Venilson Fonseca enfatiza que o curso “busca atender à lei que constitui os Institutos Federais brasileiros no que diz respeito à integração e à verticalização da educação básica à educação profissional e superior, otimizando a infraestrutura, os quadros de pessoal e os recursos de gestão. Desta maneira, ao aliar a estrutura e recursos humanos já existentes na licenciatura, a abertura do mestrado possibilita ao IFMG e ao Campus Ouro Preto, em particular, dar um grande passo para se firmar como uma instituição sólida e territorialmente inserida em seu arranjo produtivo da região dos Inconfidentes”, finaliza.

Informações:

Sobre o curso: https://profgeo.ifmg.edu.br/
Sobre a seleção: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/editais/045-2021/
E-mail: [email protected]

Redes sociais
Instagram: @profgeo_mestrado
Facebook: @Mestradoprofgeo

Deixar Um Comentário