6ª Reunião da Câmara de Ouro Preto 2024
Clique play e assista

Jornal Voz Ativa conquista fiéis com “lives” de celebrações da Semana Santa em Ouro Preto-MG

Número de internautas que acompanharam algumas lives do Jornal Voz Ativa durante as Solenidades Pascais já ultrapassa os do Carnaval 2020.

Home » Jornal Voz Ativa conquista fiéis com “lives” de celebrações da Semana Santa em Ouro Preto-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 06/04/2020, 15:31 - Atualizado em 06/04/2020, 20:02
Foto – Paulla Limma é moradora do bairro Cabeças, na cidade de Ouro Preto-MG e assiste as transmissões da Semana Santa pelo Jornal Voz Ativa. Crédito – Ane Souz. Siga no Google News

Por causa do novo coronavírus, a programação tradicional da Semana Santa em Ouro Preto (MG) foi parcialmente suspensa em 2020. E em todo o Brasil, as igrejas católicas permanecem com portas fechadas para evitar aglomerações.

O período, um dos mais esperados pelos fiéis, está sendo transmitido pela internet para a tristeza de alguns, mas pela segurança de todos. Um mal necessário durante a pandemia que teve início na China e vem se espalhando por todo o mundo desde 11 de março de 2020. 

Por meio das paróquias de Nossa Senhora do Pilar, de Nossa Senhora da Conceição e da Arquidiocese de Mariana, o portal ouro-pretano Jornal Voz Ativa - que engloba toda a Região dos Inconfidentes e conta com acessos diários em todo o país e no mundo , convidou, de forma totalmente espontânea, ou seja, sem visar a geração de receita, os fiéis a acompanharem as solenidades pelo seu site e fanpage no Facebook, após solicitação dos párocos.

Todas as transmissões ao vivo, as chamadas “lives” seguem a Programação Diária Oficial das Solenidades da Semana Santa 2020 na cidade histórica de Minas Gerais.

Para o jornalista Tino Ansaloni, fundador e presidente do Jornal Voz Ativa, a ação, além de se utilizar da tecnologia para manter viva a chama da fé nos ouro-pretanos em tempos tão difíceis, é uma forma de colaborar de forma efetiva com o regime de isolamento social, um dos mais importantes pilares do combate à COVID-19.

“De acordo com os órgãos de saúde competentes e enquanto não existe vacina para a COVID-19, o melhor remédio é a quarentena, alertam a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e o Executivo da cidade”, ressaltou Ansaloni. 

Domingo de Ramos

Para se ter uma ideia do quanto os internautas aprovaram a iniciativa de lançar mão da tecnologia para acompanhar o calendário litúrgico pascal, no último domingo (05/04), a transmissão ao vivo da Bênção de Ramos, no Adro da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, contou com mais de vinte mil visualizações na fanpage do jornal. Os números já ultrapassam a transmissão mais acessada do último Carnaval também realizada pelo Jornal Voz Ativa.

Revelados pela própria rede social, o levantamento já registra mais de 30 mil pessoas alcançadas, mais de 20 mil visualizações, 994 reações, 694 comentários e 329 compartilhamentos, somente na manhã deste domingo.

Foto - Bênção de Ramos, no Adro da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Crédito - Reprodução/Fanpage Jornal Voz Ativa.

O que mais chama a atenção, para além dos números e estatísticas, é a participação dos internautas, tanto na cidade quanto em diversas regiões brasil e mundo afora. Na missa de ontem, muitos deles enviaram raminhos virtuais e não deixaram de agradecer às paróquias, padres e párocos envolvidos nas solenidades.

Internautas se engajam

Margareth Santiago, é funcionária do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e mora em Juiz Fora. De seu perfil na rede social, ela agradeceu a oportunidade de poder acompanhar as missas pela internet.

“Parabéns a essa oportunidade de acompanhar a celebração da semana santa... de longe nos sentimos tão perto... muito obrigada a todos que puderam proporcionar essa oportunidade. Que o Senhor abençoe a todos...”

A professora Edna Mendonça, do Centro Educacional Ouro Preto (CEOP) foi uma das que mais interagiu durante as lives e resumiu todo o conceito das “missas virtuais” encorajadas pela Igreja em poucas palavras: “Nossas famílias, igrejas domésticas”, comentou em uma de suas diversas postagens.

Já a cerimônia com Benção de Ramos, transmitida também no domingo, às 16h, direto da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, trouxe outros números impressionantes.

A rede social registrou 4,3 mil visualizações, 2.241 envolvimentos, 302 reações, 202 comentários e 76 compartilhamentos. Mais de 11 mil pessoas foram alcançadas.

Foto - Padre Edmar, em celebração na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões. Crédito - Reprodução/Jornal Voz Ativa.

Emanoel Cezar acompanhou a live da Região Nordeste. De Pernambuco, ele deixou o seu comentário registrado: “Acompanhando de Taquaritinga do Norte”.

Já o marianense Geraldo Magela da Silva lembrou o sofrimento das pessoas que perderam seus entes queridos pelo coronavírus, lembrou a importância do isolamento social e pediu mais união entre as pessoas.

“Mesmo com o sofrimento de algumas famílias, provocado pela perda de seus entes queridos, seja principalmente por esta pandemia, ou outros motivos, que estes momentos de isolamento temporário sejam o começo de uma nova era. Que as pessoas de qualquer classe social, cultural e política, passem a respeitar mais a Deus, Nossa Senhora, Nosso Senhor Jesus Cristo, enfim, todos os nossos Líderes Divinos Celestes, sem hipocrisias, deboches, explorações, desrespeitos e tudo mais que possam ofendê-los. Amém!”.

Quem também manda um recado do Nordeste é a ouro-pretana Wanda Mazon. Baseada em Fortaleza, a internauta se diz emocionada com as lives das Solenidades da Semana Santa.

“Eu estou em Fortaleza, uma ouro-pretana que morre de saudades e sempre muito emocionada com todas as transmissões realizadas pelo Jornal Voz Ativa, em especial essas da Semana Santa. Elas são comoventes e feitas de um modo que atinge o nosso coração. Estou muito feliz e agradecida por ter a oportunidade de acompanhar todas essas cerimônias. Mesmo de tão longe, eu consigo me sentir perto de Ouro Preto. Obrigada por fazer isso tão bem, Tino Ansaloni! Um grande abraço”.

Tapetes devocionais

Moradora do bairro Cabeças, a restauradora ouro-pretana Paulla Limma que também tem acompanhado as transmissões ao vivo das Solenidades da Semana Santa pelo Jornal Voz Ativa comentou a iniciativa.

"Nós ficamos muito agradecidos por todo esse trabalho e empenho do jornal e das paróquias que mesmo com os bancos vazios, com a intenção de resguardar os fieis, não deixou de realizar belíssimas celebrações à altura de uma festão tão aguardada e simbólica para os católicos. Apesar de ser um momento muito difícil para todo mundo, precisamos agradecer os avanços tecnológicos que nos propicia essa experiência e a oportunidade de acompanhar tudo o que está se passando, talvez até reacendo ainda mais a fé em nossos lares".

Paula que também é artista plástica só lamentou a falta da confecção dos tradicionais tapetes devocionais. A atividade ficou de fora da programação neste ano.

"Trata-se de um ritual importantíssimo da Semana Santa, capaz de reacender a nossa fé. Eu sempre participo da confecção dos tapetes, tanto em Ouro Preto quanto em Mariana, mas temos que entender que a decisão também é fruto das medidas que visam o nosso bem estar e uma medida acertada para a contenção do novo coronavírus".

Período de transformação

Quem traz um relato interessante da tecnologia unida à fé durante a pandemia do novo coronavírus é o sacristão da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Mário.

De acordo com ele, o Jornal Voz Ativa sempre tem se preocupado em inserir em seu trabalho as pautas catequéticas e aproximar a comunidade dos atos da Bíblia.

“Agora, em tempos de coronavírus, essa atitude se faz ainda mais essencial. Eu só tenho a dizer que o Jornal Voz Ativa, bem como o jornalista Tino Ansaloni, e toda a sua equipe, já tem a sua recompensa. E não se trata de bens materiais. São as bênçãos de Deus que irão comprovar o quanto esse trabalho é importante”.

“Muitas vezes, embora não participe efetivamente de todos as ações da paróquia, eu percebo o silêncio do jornalista Tino Ansaloni, quando se recolhe no segundo ou terceiro banco da igreja de Nossa Senhora do Rosário para se concentrar e orar. Eu o vejo como um cristão que está ali em contemplação, procurando soluções para alguns conflitos que também vão além da sua seara de trabalho”.

Recolhido há mais de 15 dias por motivos de saúde e em regime de isolamento social, é com o auxílio de um pequeno altar improvisado em sua casa que Márcio revela acompanhar as transmissões das solenidades.

“Estou sempre pedindo a Deus que abençoe a todos aqueles que lutam em prol da fé e para que não entrem em desespero. Nenhuma pessoa, independentemente de sua posição social, está à salvo desse inimigo invisível, o coronavírus. Essa tem sido uma lição muito grande e as pessoas certamente irão se transformar após esse período”. 

Foto - Leitor do Jornal Voz Ativa posta comentário durante live. Crédito - Reprodução - Fanpage Jornal Voz Ativa.

Um novo paradigma

O depoimento do sacristão ouro-pretano é muito pertinente no atual contexto do planeta. Seja no plano espiritual, nas dinâmicas sociais, de trabalho, econômicas, políticas, científicas, o mundo pós-pandemia certamente jamais será o mesmo.

Filósofos, cientistas sociais, empresários, líderes religiosos e inúmeros formadores de opinião já estão se debruçando no tema e reforçam que as relações entre as pessoas e a forma como elas se posicionam no mundo devem passar por um importante quebra de paradigma.

Um vírus que revolucionará o mundo

Em recente artigo publicado pela Folha de São Paulo, Domenico de Masi afirma que o coronavírus revolucionará o modo de vida no mundo. Ainda de acordo com o filósofo italiano, “subitamente nos descobrimos frágeis pigmeus diante da onipotência imaterial de um vírus que, por vias misteriosas, escapou de um morcego chinês para vir matar homens e mulheres em nossas cidades”.

“O que significa uma pandemia como essa para Roma, para a Itália, para a humanidade como um todo? Como ela age nas mentes e nos corações de todos nós que, armados com tecnologias poderosas e inteligência artificial, até poucas semanas atrás nos sentíamos os senhores do céu e da terra?”. Só o tempo irá nos dizer...

O Jornal Voz Ativa segue com as transmissões das Solenidades da Semana Santa 2020 em Ouro Preto, diariamente, pela site e fanpage do portal, até o Domingo de Páscoa. Crédito - Ane Souz.

Deixar Um Comentário