Saiba tudo sobre a ’42ª Semana do Aleijadinho’ que acontece de 12 a 18 de novembro em Ouro Preto-MG

Home » Saiba tudo sobre a ’42ª Semana do Aleijadinho’ que acontece de 12 a 18 de novembro em Ouro Preto-MG
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 06/11/2019, 16:54 - Atualizado em 12/11/2019, 17:04
Foto-Arte reprodução. Crédito-Divulgação. Siga no Google News

42ª Semana do Aleijadinho

A preservação do patrimônio histórico e as manifestações culturais na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Museu Aleijadinho

Ouro Preto – MG

12 a 18 de novembro de 2019

No ano de 2019, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e o Museu Aleijadinho realizam a 42ª Semana do Aleijadinho. O tema central deste ano recai sobre as ações de preservação do Patrimônio Histórico e Cultural existente na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Há pouco mais de meio século, foi criado o Museu Aleijadinho cuja função era contribuir com a preservação do patrimônio Histórico desta rica paróquia. Junta- mente com o Museu, foi criada a Semana do Aleijadinho, que além da homenagem à memória do grande artista, é uma semana pedagógica e de difusão da arte e cultura.

O Museu Aleijadinho, nestes 51 anos de existência, tem atuado nas funções que a esta Instituição compete: a guarda, conservação e divulgação deste rico patrimônio. Nos últimos anos, a Paróquia e o Museu Aleijadinho realizaram ações efetivas no que tange a preservação do patrimônio histórico: houve a revitalização de todo o sistema elétrico das igrejas de São Francisco de Assis e da igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões com recursos da Paróquia e Museu.

Desde 2005, neste paroquiato, nos empenhamos para a revitalização de elementos artísticos e estrutural na igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões entregando, no ano 2018, o lustre central restaurado. Mantemos em nosso quadro efetivo técnicos em restauro para atuarem na preservação contínua dos bens móveis e integrados. Ressaltamos que em parcerias com outras instituições foi possível a restauração de outras tantas peças. O Arquivo Histórico foi reorganizado e novo catálogo tem sido elaborado para ajudar os pesquisadores, além de ser uma forma de registro de tantos documentos ali existentes.

As ações realizadas no Arquivo Histórico documental foram relevantes e por isto a Paróquia foi condecorada com o prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade conferido pelo Iphan. Além disso, a Paróquia, através do Museu Aleijadinho, tem se empenhado para atua- lizar o inventário, mais uma modalidade de preservação do Patrimônio móvel e integrado pertencente a mesma.

Outra ação de extrema importância para a preservação do patrimônio são os projetos de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico que tem sido custeado pelo Museu Aleijadinho. Destes alguns estão em fase de implantação e outros de atualização conforme as novas regras estabelecidas pelas autoridades competentes. A Paróquia e o Museu tem in- vestido no novo projeto museológico e museográfico para as salas de exposição a serem implantados nos próximos anos.

Ressaltamos, ainda, que as ações da Semana do Aleijadinho, realizada com tanto empenho por esta Instituição, celebra o aniversário de Fundação do Museu como também faz memória do falecimento de Antônio Francisco Lisboa, Patrono das Artes no Brasil. Esta Semana, de cunho pedagógico e de valorização das diversas manifestações culturais de nosso povo, tem sido uma das contribuições para a preservação e divulgação da rica cultura desta terra.

De grande monta tem sido o empenho da Paróquia unindo os esforços dos órgãos Municipal, Esta- dual e Federal para a revitalização da Matriz da Conceição. Na primeira fase, foram realizadas as obras emergenciais na parte estrutural. O telhado foi todo reformado, um novo sistema elétrico foi implantado além da execução do projeto de combate de incêndio e pânico.

Neste ano, tivemos o início da segunda etapa com as obras de restauração dos ele- mentos artísticos e bens integrados, feito pelo Governo Federal através do PAC das Cidades Históricas e supervisionado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Nesta etapa, através de um primoroso trabalho realizado pela equipe da Empresa Anima, muitas descobertas têm sido feitas e estas serão apresentadas para a comunidade como resultado parcial da restauração nesta Semana.

Por tudo isso, e por tantas outras iniciativas, a 42ª Semana do Aleijadinho vem celebrar todas as belas contribuições para a preservação deste rico patrimônio. A abertura da Semana do Aleijadinho acontece no dia 12 de Novembro no Santuário de Nossa Senhora da Conceição às 20h. Neste dia, a empresa Anima, responsável pela execução das obras de restauração dos elementos artísticos, apresentará os resultados parciais já obtidos nesta restauração, além de realizar uma exposição de fotos com os trabalhos realizados. À tarde, o Museu Aleijadinho abrirá ao público uma exposição na igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões com alguns trabalhos executados pela equipe de conservação do Museu.

Atividades

Entre os dias 12 a 18 de Novembro, serão realizadas visitas guiadas e previamente agendadas na obra de restauro do Santuário. Trata-se de ação educativa que visa mostrar, para os jovens e adolescentes que fizerem a visita, a importância da preservação deste patrimônio. A programação ainda consta com um encontro das Corporações Musicais em frente à igreja de São Francisco de Assis e a apresentação do Zé Pereira dos Lacaios.

No dia 18 de Novembro, segunda-feira, toque dos sinos ao meio dia e, às 19h, na igreja de São Francisco de Assis, renderemos graças à Deus pelos 51 Anos do Museu Aleijadinho e pela memória de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, com a Celebração Eucarística e, em seguida, será conferido a Medalha do Aleijadinho às personalidades e instituições que contribuem para preservação da história, da arte e cultura ouro-pretana.

A Semana do Aleijadinho, evento da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição visa, não só fazer memória ao Patrono das Artes no Brasil – Aleijadinho, mas, também, incentivar a preservação da história, do patrimônio, da arte e da cultura, em permanente atividade pedagógica do presente! Toda a programação é gratuita, aberta ao nosso povo e aos nossos visitantes.

Cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro

Reitor e Pároco do Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto Presidente do Museu Aleijadinho

Confira a programação completa

DIA 12 NOVEMBRO 2019 – Terça-feira

EXPOSIÇÃO NA IGREJA DAS MERCÊS E PERDÕES – MERCÊS DE BAIXO:

Preservação do Patrimônio Cultural Religioso: ações preventivas do Museu Aleijadinho na Paróquia de N. Sra. da Conceição

ABERTURA: 12 de Novembro de 2019

HORÁRIO: 15h

CURADORIA: Museu Aleijadinho

REALIZAÇÃO: Museu Aleijadinho/Paróquia Nossa Senhora da Conceição

LOCAL: SACRISTIA da igreja de Nossa Senhora das Mercês dos Perdões

– Mercês de Baixo

ENDEREÇO: Rua das Mercês, S/Nº, Ouro Preto – MG.

ENCERRAMENTO: 19 de Novembro de 2019

HORÁRIO DE VISITAÇÃO: 09h às 11h 30min; 14h às 16h 30 min.

De terça-feira a domingo.

ABERTURA OFICIAL DA 42ª SEMANA DO ALEIJADINHO

DIA: 12 Novembro 2019

HORÁRIO: 20h

REALIZAÇÃO: Museu Aleijadinho

LOCAL: Matriz Nossa Senhora da Conceição

ENDEREÇO: Praça Antônio Dias, nº 09 - Centro, Ouro Preto/MG.

ABERTURA OFICIAL: Abertura pelo Presidente do Museu Aleijadinho, Cônego Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro

NA SEQUÊNCIA

Apresentação pela empresa Anima do Processo de Restauração dos elementos artísticos e bens integrados da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto.

CONVIDADOS:

André Henrique Macieira – Chefe do Escritório Técnico do Iphan em Ouro Preto; Gilson Felipe Ribeiro (Anima Conservação, Restauração e Artes Eireli) Deise Lustosa (Anima Conservação, Restauração e Artes Eireli).

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

A RESTAURAÇÃO DOS ELEMENTOS ARTÍSTICOS DA MATRIZ DE

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: os primeiros resultados da restauração

ABERTURA: 12 de Novembro de 2019

HORÁRIO: 20h

CURADORIA: Anima Conservação Restauração e Artes Ltda. REALIZAÇÃO: Anima Conservação Restauração e Artes Ltda. LOCAL: Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto

ENDEREÇO: Praça Antônio Dias, S/Nº, Bairro Antônio Dias, Ouro Preto – MG.

ENCERRAMENTO: 18 de Novembro de 2019

HORÁRIO DE VISITAÇÃO: 09h às 11h 30min; 14h às 16h.

Obs.: A exposição não estará aberta no feriado prolongado (15/11/19 a 17/11/19).

DIAS 12 A 18 DE NOVEMBRO 2019

Visita guiada na obra de restauração da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. OBS.: TODAS AS VISITAS SERÃO REALIZADAS MEDIANTE AGEN- DAMENTO PRÉVIO.

Escola Estadual Marília de Dirceu

Escola Municipal Monsenhor João Castilho Escola Estadual Dom Pedro II

UNICAMP – Universidade Estadual Campinas

EVENTO: Visita à restauração da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

REALIZAÇÃO: Anima Conservação Restauração e Artes Ltda.

HORÁRIO: Agendado

LOCAL: Matriz de Nossa Senhora da Conceição

ENDEREÇO: Praça Antônio Dias, nº 09, Antônio Dias, – Ouro Preto/MG

PÚBLICO: Alunos da Rede Pública de Educação e Professores.

Visita guiada ao Circuito Museu Aleijadinho – sob agendamento.

EVENTO: Visita guiada ao Circuito Museu Aleijadinho.
HORÁRIO: 9h 30min às 11h 30min & 14h às 16h LOCAL: Circuito Museu Aleijadinho

ENDEREÇO: Praça Antônio Dias, nº 09, Antônio Dias, – Ouro Preto/MG

PÚBLICO: Escolas do Município de Ouro Preto.

* Visita guiada ao Circuito Museu Aleijadinho, para as Escolas do Município de Ouro Preto, devem ser agendadas pelo telefone: (31) 3551-4661 e/ou (31) 3551-3282.

DIA 15 DE NOVEMBRO 2019 - Sexta

EVENTO: Encontro de Bandas

Sociedade Musical União de São Gonçalo do Amarante - Distrito de Amarantina

Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores - Ouro Preto

Associação Musical Nossa Senhora da Conceição da Lapa - Distrito de Antônio Pereira

Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos - Ouro Preto

HORÁRIO: 8h 30min

LOCAL: Concentração na Praça Tiradentes e desfile até o adro da igreja de São Francisco de Assis, onde ocorrerá a retreta

REALIZAÇÃO: Prefeitura Municipal de Ouro Preto/Paróquia Nossa Senhora da Conceição/Museu Aleijadinho

ENDEREÇO: Largo do Coimbra, S/Nº. Centro

PÚBLICO: Aberto ao público.

TRAJETO: Praça Tiradentes; Rua Cláudio Manoel da Costa; Largo do Coimbra; apresentação no Adro da Igreja de São Francisco de Assis.

EVENTO: Lançamento do Novo Site da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e do Museu Aleijadinho

HORÁRIO: 20h

LOCAL: Centro Pastoral Paroquial Imaculada Conceição

ENDEREÇO: Rua Tenente Pereira Filho, S/Nº, Bairro Alto das Dores – ao lado da igreja de Nossa Senhora das Dores

PÚBLICO: Sob Agendamento conforme disponibilidade do espaço.

DIA 17 DE NOVEMBRO 2019 - Domingo

EVENTO: Apresentação do Zé Pereira dos Lacaios

HORÁRIO: 20h

LOCAL: Saída do Largo de Marília até Largo de Coimbra REALIZAÇÃO: Zé Pereira e o Clube dos Lacaios PÚBLICO: População de Ouro Preto e Visitantes.

TRAJETO: Praça Antônio Dias; Adro da igreja de Nossa Senhora da Conceição; Rua Bernardo de Vasconcelos; Rua Cláudio Manoel da Costa; Largo do Coimbra; Rua São Francisco e retornando pela Rua Bernardo de Vasconcelos até a Praça Antônio Dias.

DIA 18 DE NOVEMBRO 2019 - Segunda-feira

Aniversário do Museu Aleijadinho & Aniversário de morte do Patrono das Artes no Brasil: Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho

Dia do Barroco Mineiro (Lei 20.470/12)

EVENTO: Toque de Sinos

HORÁRIO: 12h, 15h e 18h

LOCAL: Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto

EVENTO: Missa em memória de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho; em ação de Graças pelos 51 Anos do Museu Aleijadinho e na intenção dos funcionários e ex-funcionários do Museu. Nesta celebração, faremos homenagem póstuma ao Senhor Diácono Agostinho Barroso de Oliveira, ex-diretor do Museu Aleijadinho.

HORÁRIO: 19h

LOCAL: Igreja de São Francisco de Assis ENDEREÇO: Largo do Coimbra, S/Nº. Centro CORAL: Coral Santana

APÓS A MISSA, ENTREGA DA MEDALHA DO ALEIJADINHO

LOCAL: Igreja de São Francisco de Assis

ENDEREÇO: Largo do Coimbra, S/Nº. Centro RESPONSÁVEIS: Museu Aleijadinho & Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Deixar Um Comentário