Romance de Ivana Vilela destaca a cultura dos universitários de Ouro Preto-MG

Escritora mineira lança livro “A menina que dividiu o coração”, sobre a vida de estudante que vai cursar arquitetura em Ouro Preto, nos anos 2000, e causa nostalgia entre as leitoras desta geração.

Home » Romance de Ivana Vilela destaca a cultura dos universitários de Ouro Preto-MG
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 19/03/2021, 10:14 - Atualizado em 19/03/2021, 10:14
A escritora revela que já está na metade do segundo livro e que pretende lança-lo ainda este ano. Crédito – Divulgação. Siga no Google News

Durante a pandemia, a autora mineira, Ivana Vilela, lançou o seu primeiro romance “A menina que dividiu o coração”. A novidade, que ficou inicialmente entre conhecidos, espalhou-se por meio de 'boca a boca' causando burburinho entre as leitoras mineiras que fizeram faculdade no início dos anos 2000.

A autora, que faz jus a fama do mineiro de “come quieto”, conta que ficou durante 3 anos escrevendo a obra em segredo, dividindo apenas com o marido e quatro amigas. "Eu tinha medo de desistir no meio do caminho. Além disso, também tinha uma insegurança de, no final, olhar o resultado e achar péssimo”.

A mineira, que é jornalista e que não tinha o sonho de ser escritora, idealizou a história durante sua licença maternidade. Ao contar para o marido, ele a incentivou a transformar a ideia em um livro. Mas ela só teve a iniciativa de começar a escrever um ano depois, em 2017. O resultado foi uma obra leve, que aborda dilemas de muitos estudantes, no caso, da jovem dos anos 80, retrata a deliciosa vida amorosa nesta fase e tem um final inesperado. O estilo literário é apelidado de chick-lit (literatura de mulherzinha, na tradução literal) e é capitaneado por autoras como Marian Keyes, Sophie Kinsella e a brasileira Carina Risse.

Assim como muitos autores que optaram pela carreira independente, Ivana começou a vender seus livros pelas Redes Sociais. “Quando eu lancei “A menina que dividiu o coração”, eu imaginava que o livro seria vendido só para os meus amigos, especialmente às mulheres, e família. Mas depois que eles leram, começaram a presentear outras amigas, que presenteavam outras amigas e, de repente, eu estava sendo procurada por leitoras que eu não sabia de onde tinham surgido", comenta Ivana, que vendeu mais de 500 exemplares, em 5 meses, sem ajuda de editoras, livreiros e livrarias.

Outra mineira que também começou a sua carreira por meio do “boca a boca” é a escritora Paula Pimenta, que tornou o romance adolescente Fazendo meu filme num best-seller e em 2014 foi a autora que mais vendeu livros no Brasil. Isso nos leva a acreditar que Belo Horizonte pode revelar uma nova autora de romances.

"A menina que dividiu o coração'' é narrado em primeira pessoa pela Lina, que convida os leitores a embarcarem em sua jornada de estudante em Ouro Preto e na vida em república, nos anos 2000. Ela nos faz reviver deliciosos anos em que a vida não era narrada pelas redes sociais e era vivida plenamente no momento em que tudo acontecia. Ela vive dois amores durante a faculdade e nos faz apaixonar junto com ela. Lina nos presenteia com amizades sólidas e nos faz reviver a gravação do Show do Skank, na praça Tiradentes, em Ouro Preto. A segunda parte da história se passa 10 anos depois, já na vida profissional da protagonista, em Belo Horizonte. E sobre esse momento, indicamos que você só comece se puder acabar de ler no mesmo dia. Caso contrário, esteja preparado para virar noite adentro querendo saber o que vai acontecer no final.

Para os leitores que estão se sentindo órfãos da história da Lina, a autora revela que está na metade do segundo livro e que pretende lançá-lo ainda este ano - para a nossa alegria.

Além de uma história envolvente e nostálgica, a trilha sonora também dispensa comentários. Desde Skank e Milton Nascimento, talentos mineiros, como também The Smiths, Talking Head, Iggy Pop e muito mais. A playlist do livro pode ser acessada por este link.

O livro está disponível nas lojas da Amazon, tanto em versão digital como física, e também é vendido diretamente pela autora em seu Instagram. Para saber mais, consulte o site ivanavilela.com.br

Sobre a autora

Ivana Vilela é belo-horizontina e viveu até os 18 anos em Ipatinga. Retornou à capital para cursar Comunicação Social e reside na cidade desde então. Ela é gerente de Marketing na Mais 60 Saúde, é casada, tem um filho de 4 anos e completou 37 voltas ao sol no ano peculiar de 2020.

Deixar Um Comentário