Programação da Semana Santa 2017 em Ouro Preto-MG

Home » Programação da Semana Santa 2017 em Ouro Preto-MG
Por Tino Ansaloni Publicado em 05/04/2017, 03:27 - Atualizado em 11/04/2017, 13:30

Solenes Atos da Semana Santa Ouro Preto - Minas Gerais Ano 2017 Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Paróquia de Nossa Senhora do Pilar

Ano Vocacional Mariano Ano Arquidiocesano da Vocação Sacerdotal Celebrando com toda a Igreja no Brasil o Ano Nacional Marino, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição unida à Paróquia de Nossa Senhora do Pilar e à Irmandade do Santíssimo Sacramento,  no ano de seu Tricentenário de fundação, convida todos os fiéis ouro-pretanos e visitantes a tomar parte nos sagrados mistérios da Paixão, Morte e Triunfante Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Estejamos unidos a Maria , a Senhora das dores e do Triunfo; vamos ao Calvário e associemo-nos à sua dor para, juntos com ela, cantarmos a glória do Senhor Ressuscitado na manhã da Santa Páscoa.

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - 1707 a 2017

Paróquia de Nossa Senhora do Pilar - 1712 a 2017

Mais de três séculos juntas evangelizando com Maria

Setenário das Dores de Nossa Senhora

Alphonsus de Guimaraens

Ubi crifixerunt eum, et cum eo alios duos
hinc et, medum autem Jesum
S. Joan. XIX, 18
V Dor

Vê-lo não vos bastava, doce Dama,

Longe de vossos maternais carinhos;

Sentir que a plebe vil que, ruge e clama,

Viesse em fúria assaltá-lo nos caminhos:

Escarrros que tombavam como lama

Sobre Quem é mais alto que os arminhos:

E a fronte real, em radiações de flama,

Cingida pelas pontas dos Espinhos:

Açoites, bofetada, Cravos, Chagas,

E a Esponja, e a Lança, e o Fel, e a Sede estranha,

E o Sangue santo que corria em bagas:

Tudo era pouco para as vossas Dores...

Que ainda havíeis de vê-Lo na Montanha,

Expirando entre dois salteadores!

Homenagem aos paroquianos de Nossa Senhora

da Conceição e de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto,  

à Mãe de Deus e nossa, neste ano que ele é dedicado,

quando o Brasil se alegra pelo tricentenário do encontro

da pequenina imagem de sua Padroeira

nas águas turvas do rio Paraíba do Sul.

Setenário das Dores de Nossa Senhora 

1º de Abril a 7 de Abril

Na Vila Rica do século VXIII, instalou-se a Ordem Terceira dos Servitas que erguera posteriormente a Igreja de Nossa Senhora das Dores do Monte Calvário. Ali os fiéis passaram a realizar anualmente, nos sete dias que antecedem o início da Semana Santa o Setenário das Dores, que consta de cânticos barrocos e orações tradicionais, através dos quais venera-se a Mãe de Deus em seus sofrimentos e dores, desde a profecia de Simeão no Templo até a deposição do corpo de Jesus morto no sepulcro.

SONY DSC

SONY DSC

Sexta-Feira dos Dores 

07 de Abril

19h - Na Igreja de Nossa Senhora das Dores, Missa e encerramento do Setenário das Dores. Em seguida Procissão do Depósito de Nossa Senhora dos Dores até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima) - Canto do "Inflamatus"

Tapetes Semana Santa 2013 - Ouro Preto-MG - Foto-Tino Ansaloni (45)

Sábado dos Passos 

8 de Abril

19h - Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Em seguida, Procissão do Depósito de Nosso Senhor dos Passos até Igreja de Nossa Senhora das Dores - Canto do "Popule meus".

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

9 de Abril

O Domingo de Ramos nos introduz do mistério da Paixão do Senhor. A liturgia divide-se em duas partes: a primeira festiva, na qual aclamamos o Cristo Rei de Israel, com ramos de oliveira e brados de Hosana; a segunda parte, mais dramática, na qual ouvimos da história da Paixão e contemplamos do Senhor que livremente se entrega à morte por amor a nós

Tapetes Semana Santa 2013 - Ouro Preto-MG - Foto-Tino Ansaloni (60)

Procissão de Ramos

7h 30 - Início da Missa com bênção e distribuição de Ramos na igreja de São Francisco de Assis, Procissão Litúrgica até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo) e continuidade da solene celebração.

Procissão do Encontro

Na tarde de domingo de Ramos a sacadas de Ouro Preto se vestem de roxo e vermelho para passagem das procissões que conduzem o Senhor dos Passos e a Senhora das Dores até a praça central, onde se revive a piedosa tradição de meditar o doloroso encontro de Jesus e a Virgem Maria no caminho do Calvário. Cada fiel é chamado a ir também ao encontro de Mãe e Filho da mãe e do filho, num dos capítulos mais dramáticos da história da salvação

15h 30 - Missa na igreja de Nossa Senhora das Dores. Em seguida procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos até a Praça Tiradentes.

16h - Missa na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima). Em seguida, procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Praça Tiradentes. À chegada das imagens na Praça Tiradentes, sermão e cerimônia do Encontro do Divino Salvador com sua Mãe Santíssima. Logo após, continuidade da piedosa procissão percorrendo os Passos da Paixão do Senhor até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, onde, à entrada das imagens, se dará o Sermão do Calvário.

Terça-Feira Santa

11 de abril

Procissão da Soledade

Soledade significa uma extrema solidão, por isso, durante a Semana Santa realiza-se esta profissão, que relembra o caminho de volta percorrido por Nossa Senhora do sepulcro, onde deixara o Filho sepultado, até a sua casa. A mãe de Deus caminha sozinha, sentindo no mais profundo do seu coração imaculado, a espada de dor transpassava a alma.

19h - Missa na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, reflexão das Dores de Nossa Senhora e, em seguida, Procissão da Soledade, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Dores até igreja de São Francisco de Assis.

Descendimento da Cruz 2013 200 (Cópia)

Quarta-Feira Santa

12 de Abril

Ofício de Trevas

O Ofício de Trevas é a celebração de duas horas canônicas: Matinas e Laudes de Quinta-Feira Santa, as quais se permite antecipar para quarta. Nelas, por meio de salmos, leituras (lições) e responsórios se narra a traição de Judas a instituição da Eucaristia, a agonia e a prisão de Jesus no Getsêmani. O nome "de trevas" se deve ao fato de que, ao longo da cerimônia, apagam-se lentamente 14 velas, dispostas num grande candelabro triangular, chamado tenebrário. Ao final a décima quinta vela é retirada e a igreja fica as escuras, porém, ela retorna o vértice mais alto do tenebrário, pois, a glória de Nosso Senhor nunca se apaga.

19h - Missa na igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo). Em seguida, solene Ofício de Trevas.

"Já era mais ou menos meio-dia e uma escuridão
cobriu toda terra até às três horas da tarde,
pois, o sol parou de brilhar"
(Lc 23, 44-45)

Solene Tríduo Pascal

do Senhor Crucificado, Sepultado e Ressuscitado: coração do Ano Litúrgico

"Destruí este Templo, e em
três dias Eu o reconstruirei
(Jó 2, 19)
Descendimento da Cruz 2013 232 (Cópia)

Quinta-Feira Santa

13 de Abril

Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio católico e do Mandamento Novo sobre o amor fraterno

A liturgia reveste-se de pompa para celebrar a Última Ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo com seus Apóstolos, na qual ele institui a Santíssima Eucaristia, sublime Sacramento do seu Corpo e do seu Sangue. Para dar cumprimento à sua ordem "FazeI isto em memória de Mim". Ele institui ainda o Sacerdócio ministerial católico. Ao lavar os pés dos Apóstolos, ensina a suprema lição de humildade e pede que façamos o mesmo, amando-nos uns aos outros, como Ele nos amou. Fazem parte também desta noite santa e admirável agonia do Senhor no Jardim das Oliveiras e sua prisão. Ainda naquela madrugada Ele seria açoitado injustamente condenado, realizando o seu eterno desígnio de amor.

Missa da Ceia do senhor

18h 30 - Na igreja de São Francisco de Assis, Missa Solene "In  Coena Domini" - da Ceia do Senhor, com o Sermão da Eucaristia.

Lava-Pés

20h 30 - Em frente à igreja de São Francisco de Assis, Sermão do "Mandatum" e cerimônia do Lava-Pés "Em que consiste 'lavar os pés uns aos outros'?  Que significa concretamente? Eis que, em qualquer obra de bondade pelo outro, especialmente por quem sofre e por quantos são poucos estimados é um serviço de lava pés. Lavar os pés uns aos outros significa sobretudo perdoar-nos incansavelmente uns aos outros, recomeçar sempre de novo juntos, mesmo que possa parecer inútil. Significa purificar-nos uns aos outros, suportando-nos mutuamente e aceitando ser suportados pelos outros; purificar-nos uns aos outros doando-nos  reciprocamente a força santificadora da Palavra de Deus e introduzido-nos no Sacramento do amor divino"
(Papa emérito Bento XVI, Quinta-feira Santa de 2006)
Domingo da Ressurreição 2013 162 (Cópia)  

Sexta-Feira Santa

14 de abril

Paixão e Morte do Nosso Senhor Jesus Cristo

Dia de jejum, abstinência, silêncio e oração
Este é o dia de profundo silêncio e reflexão. Não se celebra a Missa, e a principal celebração ocorre às três horas da tarde. Nela os fieis recebem a Sagrada Comunhão e beijam o Santo Lenho da Cruz, dirigindo sua adoração ao Cristo Senhor, que neste dia padeceu um por causa de nós. Acontecem também outras celebrações para-litúrgicas, com destaque para o Sermão das Sete Últimas Palavras do Senhor Crucificado e o comovente Sermão do Descendimento da Cruz, seguido da Procissão do Enterro, que percorre as ladeiras seculares, levando as imagens do Senhor Morto e da Senhora das Dores, em clima de grande silêncio e oração quebrado apenas pelas dolentes marchas fúnebres e o som das matracas, até os sinos emudecem em sinal de luto.

Sermão das Sete Palavras

9h - Na Igreja de Nossa Senhora das Dores, Sermão das Sete Últimas Palavras do Divino Redentor na Cruz

Ação Litúrgica

15h - Na hora sagrada em que Nosso Senhor Jesus Cristo morreu na cruz pela nossa salvação, solene Ação Litúrgica na Igreja de Nossa Senhora das Dores: Liturgia da Palavra, Adoração do Cristo na Cruz e distribuição da Santíssima Eucaristia

Descendimento da Cruz e Procissão do Enterro

19h - Em frente à igreja de São Francisco de Assis, apresentação das figuras bíblicas 20h - "Sermão do Descendimento da Cruz" em seguida piedosa Procissão do Enterro, conduzindo as imagens do Senhor Morto e da Virgem Dolorosa até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Domingo da Ressurreição 2013 322 (Cópia)

Sábado Santo

15 de abril

Vigília Pascal: a Igreja vela o Santo Sepulcro, esperando a Ressurreição do Senhor

"Silêncio sobre a terra: silêncio porque o Rei está dormindo!" Essas palavras da Liturgia das Horas revelam o sentido deste dia, que os primeiros cristãos chamavam de "O Grande Sábado". A Igreja permanece deserta, os altares desforrados e na penumbra até à noite, quando celebra-se a Vigília da Páscoa, que nos dizeres de Santo Agostinho, é "a mãe de todas as vigílias". É de novo sétimo dia, como aquele do Gênesis em que Deus descansou da criação; agora descansa o Senhor depois da cruel e dolorosa Paixão, mas em breve se ouvirá de novo retumbante "Aleluia, e será novamente o primeiro dia da semana. Nele a criação recomeça, renovada, regenerada e pura, pois o Vencedor da Morte, abriu-nos as portas da eternidade. Ele ressuscitou! "O morte, onde está sua vitória?!" (1Cor 15,19) 19h - Na Igreja de Nossa Senhora das Merces e Perdões (Merces de Baixo), soleníssima Virgília Pascal: Bênção do Fogo Novo,  Preparação do Círio Pascal, canto do "Exultet", do "Glória" e do "Aleluia", Liturgia da Palavra , Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística.

Domingo da Páscoa

16 de Abril

Triunfante a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

"Desdobra-se no céu a rutilante aurora", assim exprime-se a Liturgia das Horas deste domingo, a grande celebração da vitória de Cristo. Tapetes coloridos e acordes vibrantes, acompanhados de festivos repiques do alto das torres anunciam: Jesus ressuscitou e passará pelas histórica ladeiras de Ouro Preto. A multidão dos fiéis acompanha Jesus na Eucaristia, celebrando o seu Triunfo. À noite coroa-se a Virgem excelsa, Mãe do Ressuscitado, e entoa-se o "Te Deum", hino de Ação de Graças por tão grande solenidade. 7h - Procissão da Ressurreição - Na igreja de São Francisco de Assis, Missa. Em seguida, jubilosa Procissão conduzindo Cristo vivo e ressuscitado, presente no Santíssimo Sacramento, até a igreja de Nossa Senhora do Rosário. À chegada, Benção do Santíssimo e Missa. 19h - Coroação e Te Deum -  Na igreja de São Francisco de Assis. Missa,  Coroação de Nossa Senhora do Triunfo e canto do "Te Deum" encerrando as celebrações. Domingo da Ressurreição 2013 185 (Cópia)

Trajeto das Procissões

Procissão do Depósito de Nossa Senhora das Dores

Sexta-feira - 7 de Abril Igreja das Dores - Rua Tenente Pereira Filho - Rua Bárbara Heliodora - Largo Marília de Dirceu - Rua Bernardo de Vasconcelos - Rua Cláudio Manoel (do Ouvidor) - Praça Tiradentes até a Igreja das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima)

Procissão do Depósito de Nossa Senhor dos Passos

Sábado - 8 de Abril Basílica de Nossa Senhora do Pilar - Rua do Pilar - Rua Paraná - Rua Conde de Bobadela (Direita) - Praça Tiradentes - Rua Cláudio Manoel (do Ouvidor) Largo de Coimbra - Rua Bernardo  de Vasconcelos - Praça Antônio Dias - Largo Marília de Dirceu - Rua Bárbara Heliodora - Rua Tenente Pereira Filho até igreja das Dores

Procissão do Encontro

Domingo - 9 de Abril

Senhor dos Passos - Igreja das Dores - Rua Tenente Pereira Filho - Rua Barão de Ouro Branco - Rua Santa Efigênia - Largo de Marília de Dirceu - Praça Antônio Dias - Rua Bernardo de Vasconcelos - Rua Cláudio Manoel (Ouvidor)  - Praça Tiradentes Senhora das Dores - Rua Padre Rolim (Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia - Mercês de Cima) até a Praça Tiradentes Após Sermão - Praça Tiradentes - Rua Conde de Bobadela - Rua Direita - Praça Reinaldo Alves de Brito - Rua São José Rua Getúlio Vargas - Rua Donato da Fonseca até a Basílica do Pilar

Terça-Feira - 11 de Abril

Soledade - Basílica do Pilar - Rua do Pilar - Rua Paraná - Rua Conde de Bobadela - Praça Tiradentes - Largo de Coimbra - Igreja de São Francisco de Assis

Sexta-feira - 14 de abril

Procissão do Enterro - Igreja de São Francisco de Assis - Rua São Francisco de Assis - Rua Carlos Thomaz - Rua Felipe dos Santos - Rua Alfredo Baeta - Praça Antônio Dias - Rua Bernardo de Vasconcelos - Rua Cláudio Manoel (do Ouvidor) - Praça Tiradentes - Rua Conde de Bobadela - Rua Direita - Praça Reinaldo Alves de Brito - Rua São José - Praça Silviano Brandão - Rua Getúlio Vargas - Igreja do Rosário

Domingo - 16 de Abril

Procissão da Ressurreição -  Igreja de São Francisco de Assis - Largo de Coimbra - Rua Cláudio Manoel - Rua do Ouvidor - Praça Tiradentes - Rua Conde de Bobadela (Direita) - Praça Reinaldo Alves de Brito - Rua São José - Praça Silviano Brandão - Rua Getúlio Vargas - Igreja do Rosário. Descendimento da Cruz 2013 071 Sinceros agradecimentos - Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio, Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, Departamento de Limpeza Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Órgãos de Imprensa, Ourotran, Corpo de Bombeiros, FAOP - Fundação de Arte de Ouro Preto - Irmandades, Ordens Terceiras, Associações, Movimentos Pastorais, Coroinhas, Sineiros e demais segmentos religiosos, Figurado Bíblico,  clérigos presentes e todos que colaboraram para realização dos atos da Semana Santa Parte Musical - Coral e Orquestra Pio X, Grupo de Canto das Paróquias Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Pilar, Corporações Musicais Senhor Bom Jesus de Matozinhos em Bom Jesus das Flores. Domingo da Ressurreição 2013 354 (Cópia)

Homenagens

Dom Geraldo Lyrio Rocha

15/08/1967  - Jubileu de Ouro Sacerdotal - 15/08/2017

Nossa prece especial pelo nosso pastor a quem o Senhor, em sua infinita bondade e sabedoria escolheu para apascentar o seu rebanho presente na Arquidiocese de Mariana. A Virgem Maria, nossa mãe Padroeira, o proteja e cubra com seu manto! Suas palavras e seu exemplo nos ajudem a edificar, a cada dia, o Reino de Deus em nossas comunidades. Parabéns Dom Geraldo!

Irmandade do Santíssimo Sacramento

29/11/1717 - 300 anos de fundação - 29/11/2017

Elevemos ao Senhor nossos louvores pelos três séculos de existência e fecunda atuação da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Que Ele acolha em sua glória as almas de todos que dela já fizeram parte e dê sabedoria e paz aos que, em nossos dias, integram essa tão valorosa associação de fiéis.

Homenagem Póstuma: Dom Veloso

25/01/1967 - 50 anos da Sagração Episcopal - 25/01/2017

A gratidão é a memória do coração, por isso, nossa comunidade paroquial rende graças a Deus pela vida de Dom José Francisco Versiani Velloso, a quem o Senhor já chamou à sua glória. Durante o tempo que esteve à frente desta Paróquia, como pároco, ensinou-nos o caminho do Senhor e agora, junto ao Supremo Pastor, recebe no céu o prêmio dos justos.

Sacerdotes presentes nos atos da Semana Santa

Cônego Agostinho de Lourdes Coimbra de Oliveira, D.D. Pároco Emérito de Cristo Rei em Ouro Preto; Padre Magno José Raimundo Murta, D.D. Pároco da Paróquia de Cristo Rei em Ouro Preto; Padre Luiz Carlos Ferreira, Pároco da Paróquia de Santa Efigênia em Ouro Preto; Padre Danival Milagres Coelho, D.D. Vigário Paroquial de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto; Padre Rogério Augusto, D.D.Vigário Paroquial de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto; Padre José Carlos dos Santos, Vigário Paroquial de Santa Efigênia Ouro Preto; Padre João Carlos Chini, colaborador da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar em Ouro Preto, Padre Rodney Francisco Reis da Silva, Pároco da Paróquia de Santo Antônio em Ibertioga.

Horários de Confissão

Terça e Quarta-Feira Santas - de 9 às 11h  e de 15h às 17h no Espaço Celebrativo do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

A todos, paroquianos, our-pretanos e visitantes, desejamos uma feliz e santa Páscos em Cristo Ressuscitado no coração!

Inflammatus et ascensus

Per te Virgo sim defensus

In die judicii!

Animado e elevado

Por ti, Virgem, eu seja defendido

No dia do juízo! 

Visto e aprovado

Cônego Luiz Carlos César Ferreira Carneiro - Pároco do Santuário da Arquidiocese de Nossa Senhora da Conceição

Padre Vander Sebastião Martins - Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

Padre Marcelo Moreira Santiago - Pároco e Reitor da Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Dom Francisco Barroso Filho - Colaborador

Diácono Agostinho Barroso de Oliveira - Colaborador

Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

Conselho Paroquial de Pastoral das paróquias de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora do Pilar

Realização:

Santuário de Nossa Senhora da Conceição - Ouro Preto - Minas Gerais

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Bairro Antônio Dias - Ouro Preto - Minas Gerais

Irmandade do Santíssimo Sacramento - Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

Paróquia de Nossa Senhora do Pilar - Ouro Preto - Minas Gerais

Apoio: 

Museu do Aleijadinho

Prefeitura de Ouro Preto

www.jornalvozativa.com - Jornal Voz Ativa

Ano Nacional Mariano - 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida 

Deixar Um Comentário