Pandemia não impede que alunos celebrem a arte e cultura em Santo Antônio do Salto

A 22ª edição da Semana de Arte, Cultura e Literatura da Escola Aleijadinho aconteceu entre os dias 09 e 14 de agosto no distrito de Ouro Preto. Criatividade e "visitas" ilustres marcaram a programação.

Home » Pandemia não impede que alunos celebrem a arte e cultura em Santo Antônio do Salto
Por João Paulo Silva Publicado em 17/08/2021, 14:11 - Atualizado em 17/08/2021, 15:45

A Escola Municipal Aleijadinho, situada em Santo Antônio do Salto, distrito de Ouro Preto (MG), promoveu, entre os dias 09 a 14 de agosto, a sua 22ª edição da “Semana de Arte, Cultura e Literatura”. Planejada pelos professores, com o apoio da direção e de toda a comunidade escolar, o evento focado no lúdico aconteceu de forma online, via Google Meet, devido à pandemia do novo coronavírus.

A diretora Flávia Barbosa conta que todos os anos o formato do evento é parecido, mas nunca igual. “Há mais de duas décadas, nós escolhemos uma semana dentro do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural para reverenciar todas as formas de expressões artísticas e comemorar o Dia do Estudante”.

Foto - Última vez em que a Semana de Arte aconteceu presencialmente com a participação da escritora e historiadora Ângela Xavier. Crédito - Arquivo Escola Municipal Aleijadinho.

Em 2021, a escola que traz consigo o nome do importante artista barroco e atende alunos do maternal ao nono ano, escolheu o tema “Histórias que a Gente Conta”. Crianças de todas as idades puderam trocar experiências sobre o isolamento social, recordar os eventos anteriores e ainda se expressar por meio da fotografia, do cinema, das artes plásticas do teatro e da música.

Foto de uma apresentação do ano passado, primeira vez em que a Semana aconteceu remotamente. Pessoas da comunidade e estudantes participaram enviando videos. Crédito - Arquivo da Escola Municipal Aleijadinho.

Visitas ilustres

Recentemente, a multiartista Marizabel Pacheco lançou o livro “A Joia do Salto”, com ilustrações feitas por ela mesma. A obra é um convite para as pessoas conhecerem o lindo distrito tão admirado por suas belezas naturais, deliciosos pratos típicos e povo acolhedor. Marizabel que já trabalhou e morou no distrito também doou 15 exemplares do livro Infantojuvenil para a Escola Municipal Aleijadinho.

Nele, a escritora conta a história de um jovem que chega da capital, para trabalhar no distrito como médico e acaba indo morar na casa de Dona Inácia. A trama, costurada por meio de um conflito de gerações e costumes, é um belo aprendizado sobre diferenças e construção de afeto, amizade e respeito.

Foto - Marizabel Pacheco, autora do livro "A Joia do Salto". Crédito - Arquivo pessoal.

Para comemorar a visita ilustre, alunos produziram seus próprios textos inspirados na leitura de “A Joia do Salto”. Flávia conta que os estudantes gostaram muito dessa interação e que uma outra visita de Marizabel à escola será agendada quando as aulas presenciais retornarem, o que de acordo com a diretora ainda não tem uma data oficial.

O encerramento da Semana contou também com uma participação mais do que especial do ator Thiago Meira da Companhia Yepocá.

Professor Aula Online nas Escolas
Foto - Encerramento da XXII Semana de Arte, Cultura e Literatura com o ator Thiago Meira. Crédito - Reprodução.

“Se a pandemia está nos ensinando alguma coisa é que não podemos mais ter certeza de nada”, disse a diretora. A única certeza da Escola Municipal Aleijadinho é que a arte transforma e salva.

Siga a Escola Municipal Aleijadinho nas redes sociais

Facebook - Escola Municipal "Aleijadinho"
Canal no Youtube - Escola Municipal Aleijadinho - YouTube

Deixar Um Comentário