Livro inédito sobre a obra de Machado de Assis será Lançado em Belo Horizonte

“Teatro de Machado de Assis: Alternativa para a Dramaturgia Brasileira”, de Nilton de Paiva Pinto, terá sessão de autógrafos no dia 20 de abril, na Casa do Jornalista.

Home » Livro inédito sobre a obra de Machado de Assis será Lançado em Belo Horizonte
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 17/04/2024, 11:41 - Atualizado em 17/04/2024, 11:41
Foto — Nilton Paiva. Crédito — Nani Pontello. Siga no Google News

No dia 20 de abril, a Casa do Jornalista (avenida Álvares Cabral, 400, Centro), em Belo Horizonte, será palco do lançamento do livro “Teatro de Machado de Assis: Alternativa para a Dramaturgia Brasileira”, de autoria do escritor, professor e pesquisador Nilton de Paiva Pinto. A noite de autógrafos, regada a um bom bate-papo, vai acontecer entre 17h e 21h. A entrada é gratuita, e a classificação é livre.

O lançamento na capital mineira acontece pouco tempo depois de a obra ter sido apresentada em Contagem, dentro da programação do projeto “Noite no Museu”, na Casa Nair Mendes Moreira. “A expectativa de lançar o livro em BH é muito grande. Tenho vários amigos que sempre me perguntam sobre o lançamento da obra. Muitos ficaram sabendo do evento que aconteceu em Contagem e me cobram porque não ainda fiz na capital”, comenta o escritor, que ficou surpreso com o público que bateu ponto no evento realizado na região metropolitana: “Foi uma surpresa mais que agradável. Tivemos muita troca, muito aprendizado, e a divulgação da obra. Também conversamos e falamos da importância desse grande escritor que é o Machado de Assis”.

Animado com o lançamento em BH, Nilton de Paiva está otimista e espera repetir o sucesso do evento em Contagem. “Que a gente possa divulgar a obra de Machado de Assis, falar da importância dele como dramaturgo, como o homem de teatro que ele também foi. Que a gente possa dar a ele o devido lugar que ele merece em todos os setores que trabalhou. Espero contribuir para levar até as pessoas essa informação, e que elas se interessem por ele também”, diz o escritor, acrescentando que, na capital mineira, vai acontecer ainda a leitura da peça “O Protocolo”, escrita em 1862. “Vamos ter a presença de Ana Nery, Edu Costa, Herbert Plascides e Pauline Braga, atores e atrizes do teatro mineiro. Eles farão a leitura desse texto que é uma beleza”, finaliza.

SOBRE O LIVRO

Ao estudar a produção teatral de Machado de Assis, o professor e pesquisador Nilton de Paiva Pinto vai na contramão de outras pesquisas que sempre recaem sobre os contos e os romances do autor de Dom Casmurro. Sim, é isto mesmo: o escritor de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” também contribuiu para o teatro brasileiro. Nascido em 1839, Machado de Assis dedicou-se intensamente ao teatro em sua juventude literária, participando dos debates do tempo, atuando no jornalismo como crítico teatral, traduzindo peças francesas e exercendo inclusive a função de censor, como membro do Conservatório Dramático Brasileiro. Devido ao estímulo do meio, acabou por escrever comédias curtas, que foram representadas tanto por artistas profissionais quanto por amadores.

Foto - Reprodução / Divulgação.

“Teatro de Machado de Assis: Alternativa para a Dramaturgia Brasileira” é resultado das pesquisas e análises que o professor vem realizando já há alguns anos. Em seu ensaio, ele debruçou-se sobre a produção do jovem escritor para compreendê-la e explicá-la em sua singularidade: “O objetivo, ao fazer esse trabalho, foi estudar a produção teatral de Machado de Assis de forma independente e deslocada de sua obra de ficção — já muito conhecida”, declara o pesquisador.

Como autor de textos teatrais, Machado de Assis escreveu “Hoje Avental, Amanhã Luva” (1860); “Desencantos” (1861); “O Caminho da Porta” (1862); “O Protocolo” (1862); “Quase Ministro” (1862); “As Forcas Caudinas” (1863); “Os Deuses de Casaca” (1864); “Uma Ode de Anacreonte” (1870); “Tu Só, Tu, Puro Amor” (1880); “Não Consultes Médico” (1896); e “Lição de Botânica” (1906).

O livro de Nilton de Paiva Pinto não só cuida de analisar as peças teatrais de Machado de Assis de forma independente, mas, também, de contextualizá-las dentro do panorama histórico e cultural do Brasil, na segunda metade do século XIX. O pesquisador busca entender como o famoso escritor concebeu sua arte teatral em meio às transformações sociais e culturais da época, oferecendo novas perspectivas sobre o legado do autor.

Além disso, “Teatro de Machado de Assis” lança luz sobre a atuação multifacetada de Machado no campo teatral, destacando seu papel como crítico, censor, tradutor e autor de peças teatrais. Ao apresentar uma visão abrangente e aprofundada da produção teatral do escritor, a obra visa preencher uma lacuna na crítica literária e resgatar a importância do teatro na trajetória do autor.

O livro impresso pode ser adquirido na noite de lançamento ou no e-mail [email protected]. Para aqueles que preferem ler no formato digital, a obra está disponível: slideshare.com/niltondepaiva).

SERVIÇO

Lançamento: Teatro de Machado de Assis: alternativa para a dramaturgia brasileira
Quando? Dia 20 de abril, das 17h às 21h
Onde? Casa do Jornalista (avenida Álvares Cabral, 400, Centro), em BH
Entrada: Gratuita (não é necessário retirar ingressos)
Link para download: https://bit.ly/3HYPW5M

SOBRE O AUTOR

Nilton de Paiva Pinto é Doutor em Letras: Estudos Literários, pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor de língua portuguesa e suas literaturas. Atualmente, é editor assistente da revista Machadiana Eletrônica — revista semestral dedicada à edição da obra de Machado de Assis. Em 2004, o autor recebeu o prêmio destaque do ano na Iniciação Científica — Menção Honrosa, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Foto — Nilton Paiva. Crédito — Nani Pontello.

Em periódicos e revistas especializadas, o autor publicou “A primeira resenha crítica de Machado de Assis: ela diz alguma coisa?”, (Revista MAEL, 2023); “Academia Brasílica dos Esquecidos: história e literatura” (Revista O Eixo e a Roda, 2022); “Quase Ministro: era uma vez um cavalo” (Revista MAEL, 2021); juntamente com o professor e pesquisador José Américo Miranda, editou, em 2007, as poesias de Eusébio de Matos, irmão de Gregório de Matos, para o livro “A Paixão de Cristo Senhor Nosso: desde a instituição do Sacramento na ceia até a lastimosa soledade de Maria Santíssima”; e, em parceria com o ator e diretor Marco Túlio Zerlotini, escreveu, em 2021, o texto teatral “Arrivederci, Ítalo!”, uma homenagem à memória do ator, diretor, professor Ítalo Mudado.

Deixar Um Comentário