Jovens poetas aldravianistas lançam livro em Mariana-MG

O livro reúne poemas e ilustrações dos alunos do oitavo e nono ano do Colégio Flecha

Home » Jovens poetas aldravianistas lançam livro em Mariana-MG
Por João Paulo Silva Publicado em 24/04/2019, 18:06 - Atualizado em 04/07/2019, 23:08

Foto-Lançamento do livro “Aldravia: na via de florescer”.
Crédito-Andreia Donadon Leal

Alunos do Colégio Flecha e membros da Academia Brasileiro dos Autores Aldravianistas Infanto-juvenil de Mariana (MG) lançaram, nesta terça-feira (23), Dia Mundial do Livro, a obra “Aldravia: na via de florescer”. O livro é composto por aldravias, invenção poética genuinamente marianense, sobre a cidade e traz também ilustrações, ambas produzidas pelos estudantes do oitavo e nono ano. A organização é de Gisele Barros, coordenadora da ABRAAI Mariana. Embora o projeto venha sendo desenvolvido desde 2017, o lançamento aconteceu somente neste ano.

Marcaram presença no lançamento, a Secretária de Educação, Aline Oliveira; a Presidente da Academia Marianense de Letras e Coordenadora da ABRAA-I Mariana, Hebe Rola; o Diretor do ICSA/UFOP e Presidente da Comissão Editorial da Aldrava Letras e Artes, José Benedito Donadon Leal; a Presidente da ALACIB e da ABRAA-I, Andreia Donadon Leal; a Diretora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Ana Cláudia Rola.

Andreia Donadon Leal, presidente da academia, parabenizou a todos e todas os envolvidos no projeto e lançamento da obra. “Parabéns à educadora-organizadora da obra, Giseli Barros, “Aldravia: na via de florescer”, pelo primoroso trabalho literário-educacional. Parabéns aos alunos e ilustradores pela criatividade e produção. Parabéns à direção do Colégio Flecha, pelo apoio incondicional ao projeto de edição de livro. Congratulações aos apoiadores e aos pais”.

O que é aldravia?

De acordo com o Jornal Aldrava Cultural, trata-se de um poema sintético, capaz de inverter ideias correntes de que a poesia está num beco sem saída. Essa forma nova demonstra uma via de saída para a poesia – aldravia. O Poema é constituído numa linométrica de até 06 (seis) palavras-verso. Esse limite de 06 palavras se dá de forma aleatória, porém preocupada com a produção de um poema que condense significação com um mínimo de palavras, conforme o espírito poundiano de poesia, sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração.

Próxima sessão solene

No próximo 18 de maio, sábado, a ALACIB-MARIANA e ABRAA-I-MARIANA realizará sessão solene no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (ICHS/UFOP). Na ocasião, haverá mais um lançamento do livro “ALDRAVIA: na via de florescer”, dos Membros efetivos da ABRAA-I-MARIANA e do Colégio Flecha.

Foto-Lançamento do livro “Aldravia: na via de florescer”. Crédito-Andreia Donadon Leal.

Deixar Um Comentário