Escola de Samba Inconfidência Mineira – Veja como foi o desfile no Carnaval 2014 em Ouro Preto-MG

Home » Escola de Samba Inconfidência Mineira – Veja como foi o desfile no Carnaval 2014 em Ouro Preto-MG
Por Tino Ansaloni Publicado em 10/03/2014, 17:22 - Atualizado em 24/03/2014, 15:03

Por Dalília Caetano

Veja fotos no final do texto e assista vídeo clicando aqui.

Este ano a Escola de Samba Inconfidência Mineira apresentou como tema de carnaval um sentimento presente na vida e no cotidiano de todos nós; o medo. Com o samba enredo “E você tem medo de que”? A escola foi buscar explicações para origem dos nossos medos e trouxe para passarela do samba respostas encontradas junto a mitologia grega.

A Escola de Samba Inconfidência Mineira, popularmente conhecida como ESIM foi fundada em três de novembro de 1972 no Bairro Antônio Dias por alguns integrantes do antigo bloco denominado “Charanga de Lata” que na ocasião estava encerando suas atividades. As cores de sua bandeira são o branco, preto, vermelho, amarelo e verde.

Na comissão de frente a Escola trouxe o Deus Phobos e uma legião de soldados que em determinadas batalhas usam o poder do “Deus do Medo” na busca da vitória e em outros momentos são aprisionados pelo medo que o cerca.

Esta foi uma combinação de exaltação, demonstração de coragem irreverência, sacrifícios e muito medo apresentados pelo grupo de Artes Cênicas Omkara formados pelos alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP.

O carro Abre Alas exibiu o símbolo da escola, a Águia, que representa proteção, sabedoria, abundância, força e espiritualidade, dando assim passagem para as sete Alas que exploraram os diferentes tipos de medo que nos habita.

A primeira ala apresentou o medo da criança; a segunda a ala mostrou o medo de Fantasmas e Assombrações; a terceira trouxe as Fobias; a quarta apresentou o Medo da Violência; a quinta retratou um dos maiores medos dos seres humanos, A Morte; a sexta deu destaque para as Baianas; a sétima e última trouxe a Ala Show, em que passistas da comunidade do Antônio Dias desfilaram com muito samba no pé.

Ao som da bateria que exaltou a coragem entrou na Praça Tiradentes o primeiro Carro Alegórico que, com seus destaques enfatizou o medo dos Preconceitos existentes em nossa sociedade e que pelo medo que ele nos traz, deixamos de realizar muitos sonhos em nossas vidas. Este carro representou o desejo de um sonho de igualdade.

Mestre Sala e a Porta Bandeira simbolizaram o medo de amar e com luxo, beleza e simpatia este casal demonstrou que este é um medo que não devemos ter, pois afinal viver sem amor não é viver.

O segundo carro exibiu os diferentes tipos de fobias que nos afligem como, por exemplo, medo de algum animal, lugar ou alguma situação. Entre os destaques da escola estavam o Medo das Guerras que trazem destruição, morte, fome e a miséria para maioria dos envolvidos. Dona Neguita e Efigênia Carabina representaram com muita energia este medo.

A Escola de Samba Inconfidência Mineira desfilou pela passarela do samba com cerca de 310 passistas, que, com muita alegria e simpatia e sem medo de serem felizes empolgaram o público e a torcida  que prestigiaram a escola.

 

Veja a pontuação completa da Escola de Samba Inconfidência Mineira

 

Alegoria:

Jurado 1 - 9,8

Jurado 2- 7,8

Bateria:

Jurado 1 - 10

Jurado 2 - 9,9

Conjunto:

Jurado 1 - 10,0

Jurado 2 - 9,9

Comissão de Frente:

Jurado 1 - 10,0

Jurado 2 - 9,8

Enredo:

Jurado 1 - 9,7

Jurado 2 -9,2

Evolução:

Jurado 1 - 8,0

Jurado 2 - 9,2

Fantasias:

Jurado 1 - 9,9

Jurado2- 8,1

Harmonia:

Jurado 1 - 10,0

Jurado 2 - 10,0

Mestre Sala e Porta Bandeira:

Jurado1 - 10,0

Jurado 2 -10,0

Samba enredo:

Jurado 1 - 9,9

Jurado 2 – 9,0

Total das notas: 181,2

Colocação Geral - 3º lugar

 

Deixar Um Comentário