Elogiado por Ney Matogrosso, mineiro Felipe de Oliveira apresenta videoclipe de “Irmão”

O registro audiovisual apresenta o artista manipulando e dando vida a um boneco, que representa o “irmão” citado no título da canção; assista.

Home » Elogiado por Ney Matogrosso, mineiro Felipe de Oliveira apresenta videoclipe de “Irmão”
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 02/09/2021, 14:14 - Atualizado em 02/09/2021, 14:16
Cantor Felipe de Oliveira
Foto: Divulgação/Acervo pessoal Siga no Google News

O cantor e intérprete mineiro Felipe de Oliveira chegou, dia 1º, com o videoclipe do novo single “Irmão”, que integra seu próximo álbum, “Terra Vista da Lua”. O registro audiovisual apresenta o artista manipulando e dando vida a um boneco, que representa o “irmão” citado no título da canção e traz semelhança na aparência com o próprio cantor. “Nessa faixa, há um diálogo entre o eu-lírico e alguém a quem ele chama de ‘irmão’. Imagino-o como um companheiro com quem ele conversa sobre a necessidade de ouvir o próprio desejo, de estarmos atentos para com os engôdos que se apresentam para nós, de ter coragem para amar e cuidado de si”, explica.

A canção, que traz composição de Tom Custodio, se conecta diretamente com o conceito do novo álbum, que versa sobre a relação do indivíduo com uma alteridade que o habita, experimentada algumas vezes com reverência, outras com agressividade. “Pensei, se essa alteridade com quem o eu-lírico conversa fosse uma alteridade dentro de si? O ‘eu’ é essa figura partida, que às vezes se coloca contra si mesmo. Por isso, tive vontade de narrar essa história de ambivalência que desenvolvemos com nós mesmos. Eu sou o manipulador que dá vida ao boneco, mas também sou personagem do clipe. É como se fôssemos duas figuras que compartilham e disputam o mesmo corpo”, completa o artista.

https://www.youtube.com/watch?v=7fJhyVYvVS8
Clique no play e assista ao videoclipe do segundo single do álbum Terra Vista da Lua, de Felipe de Oliveira.

As filmagens aconteceram na casa do cantor e assinadas por Dayvison Oliveira e pelo próprio Felipe, enquanto o boneco foi construído por Cauê Salles, especialmente para o projeto. A mistura da música com a arte cênica completa a essência do artista, que tem como formação o cinema e a experiência no audiovisual.

“Terra Vista da Lua” é o segundo álbum de sua carreira, dedicado às relações de afeto em sua dimensão política, alinhado a um viés anticapitalista e inspirado por seus estudos de filosofia e psicanálise sobre o tema. Ao invés de expor argumentos e defender discursos, Felipe prefere tratar essas questões de forma poética nas canções. O pontapé inicial veio com o primeiro single “Descasos”, lançado em julho.

Quem é Felipe de Oliveira: intérprete mineiro da Nova MPB elogiado por Ney Matogrosso

O cantor e intérprete mineiro Felipe de Oliveira iniciou a trajetória de seu segundo álbum, intitulado “Terra Vista da Lua”. Com o primeiro single “Descasos”, o artista traz a composição assinada por Juliano Antunes, onde exalta o cenário musical de Minas Gerais.

Em 2016, ao participar do The Voice Brasil, o artista apresentou a canção “O Viajante” e, pelas redes sociais, ganhou elogios de Ney Matogrosso, importante nome do cenário musical brasileiro e que também tem sua versão da faixa apresentada no programa pelo mineiro. O cantor elogiou a voz de Felipe e o desejou sorte em sua carreira após o programa.

O primeiro álbum da carreira veio em 2018, intitulado “Coração Disparado”, cuja temática subvertia alguns estereótipos de masculinidade, ao usar da voz andrógina para criar um trabalho com eu-lírico feminino. 

A formação em cinema e a experiência no cenário audiovisual trouxeram grandes influências no trabalho musical de Felipe de Oliveira, principalmente na produção de videoclipes e shows, pensados como espetáculos e com imagens cinematográficas, para os quais são desenvolvidos dramaturgia e roteiro. A produção de um disco, para o mineiro, é pensada narrativamente da mesma maneira, através de cenários e imagens.

Agora em 2021, Felipe de Oliveira se prepara para lançar seu segundo álbum, “Terra Vista da Lua”, dedicado às relações de afeto em sua dimensão política e inspirado por seus estudos de filosofia e psicanálise sobre o tema. O pontapé inicial veio com o single "Descasos" e, nesta quinta, dia 26, chega com a nova faixa “Irmão”, que explora o conceito do projeto.

“Como adiamos a produção do disco devido à pandemia, eu pude pensar muito sobre como esse projeto seria. Eu ficava imaginando as formas das canções, o que gostaria de ter no arranjo. Cheguei com um propostas muito delineadas para várias das músicas, e essa foi uma delas. Já sabia como seria a forma, que queria começar com voz e bateria, um momento de suspensão no meio, um coro, que ela tivesse uma tensão como traz a composição, e que terminasse de uma forma apoteótica”, explica o artista.

Ouça “Irmão” nas principais plataformas digitais aqui:  https://ingroov.es/irmao-fwgi9 

Acompanhe o artista:

https://www.instagram.com/avozdofelipe/
https://www.youtube.com/felipedeoliveira

Deixar Um Comentário