Governo lança edital para o II Prêmio da Música Popular Mineira

Premiação inclui novas categorias musicais e faz parte do plano Descentra Cultura. Inscrições vão de 10 a 17/11. Confira as áreas.

Home » Governo lança edital para o II Prêmio da Música Popular Mineira
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 15/10/2021, 09:52 - Atualizado em 15/10/2021, 09:52
II Prêmio da Música Popular Mineira
Imagem ilustrativa. Crédito – Pexels Siga no Google News

O Governo de Minas acaba de lançar o edital da segunda edição do Prêmio da Música Popular Mineira. O objetivo é valorizar e reconhecer os talentos mineiros e promover a música produzida no estado. A iniciativa prevê R$ 63 mil em prêmios, divididos em cinco áreas. Este ano a premiação faz uma homenagem aos 75 anos de nascimento do compositor mineiro Fernando Brant. Outra novidade é a inclusão das músicas indígena e afro no repertório.

O edital prevê nove prêmios de R$ 7 mil nas categorias Melhor música e Melhor álbum, além de troféus. 

Os trabalhos contemplam cinco áreas com grande variedade de estilos como MPB, rock e obras infantis. As inscrições vão de 10 a 17/11. Para participar, o interessado deve acessar o edital no site da Rádio Inconfidência (inconfidencia.com.br).

Confira as áreas:

  • MPB (e afins)
    Prêmio de Melhor Música
    Prêmio de Melhor Álbum
  • Pop, rock (e afins)
    Prêmio de Melhor Música
    Prêmio de Melhor Álbum
  • Música instrumental
    Prêmio de Melhor Música
    Prêmio de Melhor Álbum
  • Música regional, indígena e afro mineira
    Prêmio de Melhor Música
    Prêmio de Melhor Álbum
  • Música – obra infantil
    Prêmio Obra Infantil

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever, gratuitamente, compositores, músicos e intérpretes mineiros ou artistas que moram no estado desde 1/1/2020. De acordo com o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis, o prêmio busca reconhecer os artistas mineiros. “Minas é um estado conhecido por ser extremamente musical. Aqui há música de qualidade, diferenciada e esses artistas, muitas vezes, carecem de oportunidade para promover suas obras”. 

Valorização e a visibilidade

Sérgio ainda destaca a importância para a valorização e a visibilidade dos trabalhos produzidos em todo o estado e faz um convite: “nós vamos dar oportunidade a artistas, que muitas vezes estão no interior e têm uma obra espetacular que ninguém conhece, consigam chegar ao grande público. Então, aproveitem e inscrevam seus trabalhos porque em breve vamos promover a sua criação. A Rádio Inconfidência, a Rede Minas e a Empresa Mineira de Comunicação estão de portas abertas para os artistas mineiros”. O encerramento será no Palácio das Artes, com show transmitido pela Rede Minas, no início de 2022.

Promoção

O II Prêmio da Música Popular Mineira é promovido pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Rádio Inconfidência. Viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o edital tem patrocínio da Cemig. A ação faz parte do Descentra Cultura, plano da Secult de regionalização e democratização do acesso aos bens e serviços da cultura para a descentralização de recursos, formação e atividades culturais pelos municípios mineiros. 

Deixar Um Comentário