REFOP lança Campanha Contra o Assédio e a Violência no Carnaval

Iniciativa partiu da associação formada por 67 repúblicas tradicionais de Ouro Preto em parceria com a UFOP. As peças são produzidas pela AzMina, instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é usar a informação para combater os diversos tipos de violência que atingem mulheres brasileiras.

Home » REFOP lança Campanha Contra o Assédio e a Violência no Carnaval
Por João Paulo Silva Publicado em 22/02/2017, 18:23 - Atualizado em 24/02/2017, 19:12
16933462_10210772321175907_386074897_n Foto-Cartaz de conscientização contra o assédio e a violência no Carnaval elaborado pela REFOP. Crédito-Divulgação/AzMina. A Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (REFOP) lançou uma campanha “Contra o Assédio e a Violência no Carnaval”. O objetivo é conscientizar os turistas que visitam a cidade durante o carnaval - e se hospedam em república - sobre como agir, caso sofram algum tipo de assédio ou violência física ou verbal nesse período. A associação conta com o apoio da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) que colaborou com a impressão do material, de autoria da AzMina, instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é usar a informação para combater os diversos tipos de violência que atingem mulheres brasileiras, considerando as diversidades de raça, classe e orientação sexual. Foram confeccionados cartazes com charges ilustrando situações corriqueiras no carnaval e mostrando quais reações respeitam os direitos dos envolvidos e quais são consideradas agressão ou assédio. O material, distribuído nas repúblicas, contém ainda informações sobre como agir em ocorrências do gênero, fornecendo telefones da Polícia Militar (190), Disque Denúncia (181) e Guarda municipal (153) para denúncias. Ele encoraja quem, porventura, sofra algum tipo de agressão a relatar o fato aos moradores da república para que esses tomem providências. A REFOP é uma associação formada por 67 repúblicas tradicionais de Ouro Preto onde uma diretoria formada por alunos-moradores de tais repúblicas gerencia em determinado período de tempo funções e atividades de interesse comum para as repúblicas que compõe a associação. Criada no ano de 2006 a REFOP surgiu como uma forma de organização onde as repúblicas tradicionais em conjunto pudessem elaborar soluções para diversos problemas enfrentados por todas as repúblicas. “Essa campanha busca extinguir casos de assédio e violência de qualquer tipo nas repúblicas que recebem muitos turistas de todo Brasil durante o carnaval. Ela também visa informar as mulheres da existência de canais de combate a esses casos, dando mais segurança a todos durante o Carnaval”, informou Marco Aurélio Reis Lima Menezes, diretor de projetos solidários da REFOP.
Foto-Cartaz de conscientização contra o assédio e a violência no Carnaval elaborado pela REFOP. Crédito-Divulgação

Foto-Cartaz de conscientização contra o assédio e a violência no Carnaval elaborado pela REFOP. Crédito-Divulgação/AzMina.

material 3

Foto-Cartaz de conscientização contra o assédio e a violência no Carnaval elaborado pela REFOP. Crédito-Divulgação/AzMina,

   

Deixar Um Comentário