Camaleão,o artista autodidata que foi influenciado pelas paisagens de Ouro Preto e Mariana

Conhecido por seus retratos que arrancam risos do espectador, Camaleão foi premiado em vários salões de humor no cenário nacional e internacional.

Home » Camaleão,o artista autodidata que foi influenciado pelas paisagens de Ouro Preto e Mariana
Por João Paulo Silva Publicado em 27/03/2023, 09:12 - Atualizado em 27/03/2023, 09:12
Foto – O premiado artista plástico Camaleão. Foto – Reprodução / Site oficial do artista. Siga no Google News

Quem pensa que nos domingos não há muito o que fazer em Mariana, além de aproveitar a agradável Praça Gomes Freire (Jardim), aí vai uma dica para aqueles que às vezes se sentem entediados, principalmente, quando não está acontecendo alguns dos inúmeros eventos musicais, gastronômicos e esportivos da cidade histórica de Minas Gerais

Visite o Centro de Atenção ao Turismo - CAT unidade I. Aos domingos, ele fica aberto de 09h às 15h, mas também funciona nos outros dias da semana. Como o próprio nome diz, o centro tem a intenção de informar turistas sobre onde ficar, comer, se hospedar, o que visitar, entre outras. Mas lá também ficam expostas obras de arte muito interessantes. Algumas delas bem fora da caixa, como é o caso do artista plástico Camaleão.

Foto -Centro de Atenção ao Turismo - CAT unidade I. Crédito - Reprodução / Divulgação.

Camaleão é um artista autodidata que desde cedo se embrenhou pelas artes, pelos desenhos, pelas histórias. Nascido Emerson em Volta Redonda-RJ, ao se mudar para Minas aos 18 anos, encantou-se pelos ares carregados de arte e cultura impregnados em Mariana e Ouro Preto e assim nasceu o artista.

Encantado com a paisagem de Ouro Preto e seus casarios, fez da pintura sua jornada. Começou pelo impressionismo clássico do barroco, porém, não satisfeito com as paisagens sempre inertes, insere elementos em suas obras para despertar o olhar do espectador e dar movimento às artes.  Acreditando que a vida deve ser vivida com leveza e alegria, o bom humor é característica forte em sua personalidade e isso é perceptível nas artes que faz.

Conhecido por seus retratos que arrancam risos do espectador, Camaleão foi premiado em vários salões de humor no cenário nacional e internacional. Ele não se prende tão somente à representação e distorção dos traços físicos, ele vai além, colocando partes da essência dos retratados e registrando suas histórias de vida em suas telas repletas de detalhes, pois enaltecer a vida é de imensa importância para ele e os detalhes são necessários para se contar uma boa história.          

Ilustrador de capas das revistas Mundo Estranho (Editora Abril), MAD (versão brasileira - Editora Panini), Nova Escola, Recreio, bem como de capas de diversos livros, capas de CD, DVD, entre eles Os Três Primeiros da banda Skank, ilustrações para livros didáticos, videoclipes, animações e criação de storyboard, ele se diverte enquanto trabalha.

Camaleão: "Para mim, o fato de a cada traço criar uma coisa nova é o que mais me agrada.". Crédito Instagram Camaleão (clique aqui).

Mariana em Quadrões

Um de seus projetos que ele tem um carinho muito especial, é a coleção Mariana em Quadrões, uma série de 30 telas que contam parte da história de Minas Gerais e da cidade de Mariana de maneira lúdica e bem-humorada. E foi justamente com essa que vi, revi, apreciei e sorri no domingo passado. Depois pensei, “putz, podemos sair do barroco sem negá-lo e ainda impregná-lo de cor e bom humor”. Pelo menos na minha leiga crítica, baseada no meu gosto, foi assim que eu interpretei a obra do Camaleão. Vá você também e tires suas próprias conclusões. Vale muito a pena.

Da série "Mariana em Quadrões". Crédito - Camaleão, reprodução não permitida.
Da série "Mariana em Quadrões". Crédito - Camaleão, reprodução não permitida.
Da série "Mariana em Quadrões". Crédito - Camaleão, reprodução não permitida.

(Com informações extraídas do site oficial do artista Camaleão, clique aqui e conheça!. Siga o Camaleão também no Instagram: o seu arroba é @camaleaoart

Foto - Foto - CAT unidade I . Crédito - João Paulo Silva/ JVA.

Centro de Atenção ao Turismo - CAT unidade I.

Endereço: Rua Direita, 93 - Centro
Telefone: (31) 3558-2315
Horário funcionamento:
Segunda a sexta-feira: de 08h às 18h
Aos Sábados: 09h às 16h
Aos Domingos: 09h às 15h

Deixar Um Comentário