Assista aqui, como foi o dia de Nossa Senhora da Lapa, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto-MG

Início » Cultura » Assista aqui, como foi o dia de Nossa Senhora da Lapa, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto-MG

O Jubileu de Nossa Senhora da Lapa, festa religiosa tradicional do distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, localizado a 26 km da sede do município, teve início no dia primeiro de agosto e se estendeu até o dia 15 dia, dedicado a Nossa Senhora da Lapa. Vários eventos religiosos fizeram parte da programação desde o início do mês. Nossa reportagem esteve presente no dia dedicado à Santa e presenciou a tradição da festividade.

A comunidade do distrito de Antônio Pereira se une e organiza a grande festa em honra a Nossa Senhora da Conceição da  Lapa. Os ônibus estão sempre lotados devido ao grande movimento no dia 15 de agosto.

No trajeto da rodovia até a gruta da Lapa, o trânsito de veículos é proibido, devido ao grande fluxo de pedestres. Em pelo menos 15 minutos de subida, observa-se várias barraquinhas vendendo os mais variados produtos e uma variedade imensa também de alimentos.

No gramado próximo à Gruta da Lapa o palco montado recebe as celebrações e os fiéis acompanham em grande número.

Na Gruta da Lapa, grande movimento de fiéis. Pedidos de orações são deixados no local e objetos, a maioria de cera, representam, geralmente, as partes do corpo onde as graças foram conseguidas.

Num dos Salões da Gruta, milhares de velas são acesas pelos fiéis e a imagem aparecida na parede representando a Santa é tocada pelos fiéis em pedido de graças.

As celebrações do Jubileu de Nossa Senhora da Lapa tiveram fim na noite de dia 15 de agosto com procissão saindo da Igreja das Mercês em direção ao santuário e em seguida, celebração eucarística de encerramento, presidida pelo pároco Padre Geraldo Barbosa.

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa é aberto à visitação de terça a domingo, de 8 às 17 horas.  Você pode visitar o Santuário. O valor é simbólico, de r$ 2 por pessoa, cobrado para quem quiser visitar os salões da Gruta.

O distrito Ouro Preto de Antônio Pereira fica a 26 Km da sede do município e a 13 km do município de Mariana.

Antônio Pereira é cortado pela MG-129.

By |2018-08-16T13:38:52+00:0016 de agosto de 2018|Cultura, Destaques, Geral, Noticias|

Deixar Um Comentário

Send this to a friend