Artesãs ouro-pretanas participam do maior evento do artesanato brasileiro realizado em São Paulo

Maria Benícia Ponciano Gomes e Maria do Carmo Gonçalves de Souza fazem parte da Associação das Senhoras Artesãs de Ouro Preto (MG)

Home » Artesãs ouro-pretanas participam do maior evento do artesanato brasileiro realizado em São Paulo
Por João Paulo Silva Publicado em 07/11/2018, 16:52 - Atualizado em 02/07/2019, 01:27

Foto-As artesãs ouro-pretanas Maria Benícia Ponciano Gomes e Maria do Carmo Gonçalves de Souza 
Crédito-Divulgação

As ouro-pretanas Maria Benícia Ponciano Gomes e Maria do Carmo Gonçalves de Souza estão em São Paulo, onde, entre os dias 7 e 11 de novembro, no Expo Center Norte, acontece o 11º Salão do Artesanato, maior vitrine do artesanato brasileiro. As artesãs representam a   Associação das Senhoras Artesãs de Ouro Preto (MG) (Asa Ouro Preto), entidade criada em dezembro de 2008 por um grupo de amigas que sempre estiveram envolvidas com as habilidades de trabalhos com agulha e linha.

As participantes agradecem a Federação do Artesanato Mineiro e ao CEART  – Centro de Artesanato Mineiro, que possibilitaram ao ASA a realização do sonho de mostrar seu trabalho em evento tão importante. “Obrigada a todos que nos proporcionaram esses momentos fantásticos” citam as participantes.

No encontro estão previstos cerca de 60 mil visitantes e mais de 1000 artesãos que estarão expondo e comercializando o que há de melhor na produção artesanal brasileira.

O evento, aberto ao público das 11h às 22h de quarta a domingo, contará com uma programação variada e atrativa. Destaque para as oficinas gratuitas, presença de mestres artesãos fazendo suas peças ao vivo, shows com artistas regionais, apresentações de danças tradicionais e folclóricas, e ainda gastronomia típica apresentada no Festival Brasil na Panela.

O 11º Salão do Artesanato, organizado pela Rome Eventos, promotora das maiores e mais tradicionais feiras comerciais de Brasília, Rio de Janeiro e de outros estados, tem como proposta valorizar a importância cultural do artesanato para a preservação das raízes históricas dos povos e incentivar a venda de produtos, colaborando assim para geração de emprego e renda de famílias que fazem do artesanato a única forma de subsistência.

De acordo com Rômulo Mendonça, diretor da Rome Eventos, 2018 é um ano de profundas mudanças e novas perspectivas para este segmento. “O salão pode contribuir significativamente para a comercialização de peças artesanais para lojistas e consumidores finais, já que este evento oferece, aos líderes de cada setor envolvido, todo o apoio necessário para que se mantenham no mercado e consigam expandir seus negócios”, reforça Rômulo.

O diretor aponta ainda que, por meio da realização em grande escala para lojistas, é possível firmar parcerias, fechar acordos comerciais e ampliar o networking. “O 11º Salão do Artesanato São Paulo chega para atender à demanda de boa parte dos artesãos que entendem que São Paulo é uma porta comercial importante. Nesta edição, contamos com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) para viabilizar o encontro na capital paulista”, afirma o dirigente.

Realizado há 10 anos consecutivos, o Salão do Artesanato reúne o que há de melhor na produção artesanal do Brasil. Com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), o evento conta com a participação de 25 Estados e do DF, o que garante uma variedade significativa de produtos. Em outras edições, a feira recebeu mais de 50 mil visitantes, cerca de 1500 artesãos e um volume de negócios superior a 5 milhões de reais.

Os artesãos que participam do evento são selecionados em todos os Estados pela alta qualidade de suas peças e pelo valor cultural agregado à sua produção. São peças com grande identidade, geralmente confeccionadas com matérias primas de reaproveitamento, da natureza local e feitas de forma totalmente manual. A presença de Mestres Artesãos, alguns deles reconhecidos pelo IPHAN como patrimônio vivo de seus estados é outro grande atrativo do evento.

Foto- 11º Salão do Artesanato. Crédito-Divulgação.

Deixar Um Comentário