ALACIB-Mariana empossa dois novos membros no final de semana

René Armand Dentz Júnior e Giseli Ferreira Barros foram empossados pela presidente e fundadora da ALACIB, Andreia Donadon Leal, de acordo com os direitos e deveres estabelecidos no estatuto da academia.

Home » ALACIB-Mariana empossa dois novos membros no final de semana
Por João Paulo Silva Publicado em 20/05/2019, 13:58 - Atualizado em 04/07/2019, 23:24
Foto-Cerimônia de posse dos novos membros da ALACIB-Mariana. Crédito-João Paulo Teluca Silva. Siga no Google News

A Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB-Mariana) empossou neste sábado (18/05), dois novos membros, fortalecendo assim a cultura na primeira capital do estado. A reunião solene aconteceu às 18h, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (ICHS/UFOP).

René Armand Dentz Júnior e Giseli Ferreira Barros foram empossados pela presidente e fundadora da ALACIB, Andreia Donadon Leal, de acordo com os direitos e deveres estabelecidos no estatuto da academia. O poeta Gabriel Bicalho, secretário-geral da ALACIB lavrou a ata da cerimônia que foi assinada por ele, pela presidente e pelos acadêmicos empossados.

O novo membro efetivo da ALACIB ocupa a 14ª cadeira, que tem como patrono o poeta Cícero Braz Acayaba Vieira, falecido recentemente. René Dentz Júnior é psicanalista, professor e tem quatro livros publicados. “Espero poder contribuir com a produção cultural literária da região e do país. Isso é tão necessário e urgente, ainda mais nesses tempos”.

Giseli Barros ocupa a cadeira de número 15, que tem como patrono o poeta surrealista Bueno de Rivera. A professora também comentou o seu ingresso na academia. “Hoje é um dia muito feliz para mim, dada a importância da Aldravia e oportunidade de estar perto de pessoas tão especiais que realizam um trabalho tão competente de valorização da arte marianense, propagando o nome da cidade nacional e internacionalmente”.

A presidente Andrea Donandon Leal discursou sobre a importância das posses tanto para a academia quanto para a cultura marianense e brasileira.

“Os confrades, René Júnior e Giseli Barros serem eleitos para assumirem uma cadeira na academia significa ter o reconhecimento não apenas de uma produção relevante para a cultura nacional, mas também de uma competência que garantirá a continuidade da vida produtiva e inovadora dos senhores”.

“Os acadêmicos tiveram seus nomes aprovados pela diretoria, para fazerem parte da vida desta academia, por suas produções intelectuais e literárias de valor e, sobretudo, pela demonstração de competência que os credenciam para o desenvolvimento das letras, da ciência, da literatura e da arte”, completou.

Destaque Cultural

A cerimônia de posse contou também com a outorga do Troféu Destaque Cultural de 2019 da ALACIB-MARIANA e da ABRAAI-MARIANA aos patrocinadores/apoiadores do Livro: “ALDRAVIA: na vida de florescer”, dos membros da Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infanto-juvenil de Mariana.

O livro é composto por aldravias, invenção poética genuinamente marianense, sobre a cidade e traz também ilustrações, ambas produzidas pelos estudantes do oitavo e nono ano do Colégio Flecha. A organização é de Gisele Barros, coordenadora da ABRAAI Mariana.

Premiação

Houve também a entrega de troféus e certificados da academia aos professores e amantes da poesia que participaram da última Oficina de Capacitação de Aldravias promovida pela ALACIB-Mariana. Um grupo de jurados fez a seleção das melhores aldravias produzidas, foram agraciados (as): Uilson Silva de Assis (1º lugar); Patrícia Dias da Silva (2º lugar); Cíntia de Miranda F. Peixoto (3º lugar). Receberam menções honrosas: Maria Cristina Morais Maurício e Lívia Rivelli do Nascimento.

Sobre a ALACIB

A Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil – ALACIB – é uma Associação Literária sem fins lucrativos, com sede e foro em Mariana, Minas Gerais, CNPJ 10778442/0001-17. Fundada em 28 de dezembro de 2008, com o nome de Academia de Letras do Brasil de Mariana, teve seu novo nome e Estatuto registrados em 22 de junho de 2012. Tem por objetivo a difusão da cultura e o incentivo às Letras e às Artes, de acordo com as normas estabelecidas no seu Regimento.

Deixar Um Comentário