24ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Semana da Inconfidência em Conexões reúne uma série de atrações em Ouro Preto e Tiradentes

Na programação, atividades culturais e artísticas, passeios guiados, espetáculos musicais e teatrais, festival gastronômico e novas histórias.

Home » Semana da Inconfidência em Conexões reúne uma série de atrações em Ouro Preto e Tiradentes
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 12/04/2024, 15:01 - Atualizado em 13/04/2024, 19:43
Foto – Semana da Inconfidência, Ouro Preto. Crédito – Luciano Almeida. Siga no Google News

A Semana da Inconfidência em Conexões irá unir Ouro Preto e Tiradentes em torno das artes, gastronomia e de territórios criativos. Do dia 14/04 a 21/04, moradores e visitantes dessas importantes cidades históricas terão à disposição uma série de ações que irão conectá-los com história, raízes culturais, criatividade e o patrimônio artístico do estado.    

O evento que se encerra no dia 21 de abril, com a tradicional cerimônia na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e Cemig, e tem como parceiros as prefeituras de Ouro Preto e Tiradentes, além da iniciativa privada.   

Em Ouro Preto, terra dos Inconfidentes, o público terá a oportunidade de descobrir e se conectar com novos “territórios criativos” da cidade, lugares onde história, arte e cultura se fundem oferecendo inovadoras oportunidades de fruição cultural para moradores e turistas. Uma programação intensa com espetáculos e intervenções artísticas, oficinas, rodas de conhecimento e caminhadas guiadas destacam os bairros de Antônio Dias, Alto das Dores, Alto da Cruz e Padre Faria nesta segunda edição do evento.

Foto - Semana da Inconfidência, Ouro Preto. Crédito - Luciano Almeida.

Durante as caminhadas guiadas (Walking Tours), serão realizadas abordagens históricas, como no roteiro “Um Retorno às Origens” criado pelo Coletivo Palma Preta, que propõe rotas de Afroturismo conduzindo os visitantes em rotas e lugares inusitados, fora do percurso comumente chamado como “Centro Histórico”, e que remetem à formação de Ouro Preto.

O reconhecimento de novos territórios criativos e seus usos, será a tônica do projeto e a programação terá lugar em praças, adros de igrejas, largos, espaços culturais comunitários e escolas, que serão sediarão atividades gratuitas para todos os públicos.

A Semana da Inconfidência será marcada também por uma homenagem à Bárbara Heliodora, poeta e heroína da Inconfidência Mineira. Do túmulo em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, os despojos serão levados para o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, onde há o “Panteão dos Inconfidentes, espaço que celebra os heróis desse período emblemático da nossa história.  

Tiradentes

Em Tiradentes, no Campo das Vertentes, uma programação intensa e diversificada irá movimentar moradores e visitantes da cidade. Na programação, o Festival Mineiridades, cujas atrações de domingo (14/04) irão marcar a abertura da Semana da Inconfidência em Conexões no município. 

Está prevista ainda a Feira Mineiridades, no dia 19/04, que irá promover um verdadeiro encontro dos mineiros com suas próprias raízes gastronômicas e culturais. Além de saborear pratos e quitutes de dar água na boca, moradores e turistas poderão se divertir ao som de moda de viola, seresta e pop rock. A programação ainda vai oferecer cursos e palestras. Os visitantes terão a oportunidade de aprender sobre métodos de extração de café, os segredos da famosa quitanda mineira, e a como apreciar bons vinhos em uma degustação, conduzida por um especialista. As atividades vão acontecer no histórico Largo das Forras, tradicional palco de grandes eventos culturais de Tiradentes.

Mas não será apenas o Largo das Forras que ficará movimentado. Na rua Direita, o Banquete da Inconfidência, está confirmado. Nesse evento, restaurantes da cidade fazem doação de pratos típicos da culinária do estado para o público em uma imensa mesa que será montada na via. 

Outra tradicional atração será a Cavalgada da Inconfidência, que acontece há mais de três décadas. Este ano, cerca de 400 cavaleiros estão confirmados. Haverá também o momento para os amantes das pedaladas. Aproximadamente 1,5 mil ciclistas irão participar do CicloTurismo Oeste de Minas, que começa na cidade de Antônio Carlos, passa por Barbacena, Barroso, Prados, com chegada em Tiradentes. 

No dia 21 de abril, está marcada a solenidade cívica que irá destacar os 232 anos da morte de Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, com chegada do Fogo Simbólico para acendimento da Pira da Liberdade. Está prevista ainda a aposição de uma coroa de flores junto ao monumento Alferes Tiradentes, em homenagem ao Mártir da Inconfidência Mineira.

A exemplo de Ouro Preto, em conexão com os territórios criativos, o distrito do Elvas também foi integrado à programação com a realização de uma feira cultural, cujo tema irá celebrar a Beata Nhá Chica. 

Release
Semana da Inconfidência em Conexões reúne em Ouro Preto e Tiradentes uma série de atrações. Na programação, atividades culturais e artísticas, passeios guiados, espetáculos musicais e teatrais, festival gastronômico e novas histórias.

Foto - Semana da Inconfidência, Ouro Preto. Crédito - Luciano Almeida.

PROGRAMAÇÃO OURO PRETO

DIA 14 DOMINGO

10h - ABERTURA SEMANA DA INCONFIDÊNCIA EM CONEXÕES - PRAÇA ANTÔNIO DIAS | NÚCLEO DE ARTES/FAOP
11h - CAMINHADA CULTURAL - UM RETORNO ÀS ORIGENS (PALMA PRETA)
Nesse roteiro, fazemos um percurso por fora do comumente chamado "Centro Histórico" de Ouro Preto, visitando a região do primeiro arraial, que conferiu a fama da fartura de ouro à antiga vila rica e que deu origem a Ouro Preto que conhecemos hoje. O objetivo nesse passeio, é conhecer a importância dessa região e refletir sobre o seu processo de apagamento enquanto região periférica da cidade em contrapartida à supervalorização do centro da cidade. Seu trajeto trata-se dos primeiros arraiais fundados na região de Vila Rica, e seu foco de narrativa é o ciclo do ouro desenvolvido no lugar, tratando desde sua descoberta (na forma do ouro de aluvião), passando pela sua exploração no interior das minas e chegando até os dias atuais.

Conheceremos sobre a chegada da primeira expedição bandeirante no local e a instalação do primeiro agrupamento minerário, visando entender como isto deu início à primeira etapa da corrida do ouro no mundo ocidental e como esta se desenvolveu até encontrar o primeiro conflito: a guerra dos Emboabas.
Observação: Os participantes devem usar roupas leves e fechadas, tênis para caminhada. Recomendamos levar garrafa de água, protetor solar e boné. O passeio termina com almoço cortesia na Cantina Dona Vânia, na rua da Fumaça, no Padre Faria. O retorno para casa fica por conta dos participantes.

DIA 16 (TERÇA)

Estação das Histórias: Contos de Ouro Preto
Local: Escola Estadual Marília de Dirceu - Antônio Dias

DIA 17 (QUARTA)

Estação das Histórias: Contos de Ouro Preto
Local: Escola Municipal Hélio Homem de Faria - Caminho da Fábrica

DIA 18 (QUINTA) - CONEXÃO ALTO DA CRUZ

08h Às 12h - Expedição Vale Do Ojô - Palma Preta (20 vagas) Ponto de encontro: Capela do Padre Faria
Os participantes devem usar roupas leves e fechadas, tênis para caminhada. Recomendamos levar garrafa de água, protetor solar e boné. O passeio termina com almoço cortesia na Cantina Dona Vânia, na rua da Fumaça, no Padre Faria. O retorno para casa fica por conta dos participantes.

10h - Estação das Histórias: Vila Rica de Histórias - Marcelino Xibil Local: Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade

9h às 17h - Caminhada - Caminho das Minas
Visita Guiada ao Complexo de Minas do Antônio Dias - Turma de 20 pessoas
Ponto de encontro: Núcleo de Arte | FAOP
Os participantes devem usar roupas leves e fechadas, tênis para caminhada. Recomendamos levar garrafa de água, protetor solar e boné.

14h - Estação das Histórias: Vila Rica de Histórias - Marcelino Xibil Local: Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade

14h - 17h - Oficina Fogo Ancestral - Cacique Danilo Borum-Kren
Local: Casa de Cultura Negra - Alto da Cruz

18h às 22h - Conexão Alto da Cruz
Conexão Brincante - Brinquedos e Brincadeiras: Baú Recontando, DJ Dah Fioroni Ensaio aberto Bateria Carabina
Apresentação Maracatrupe Show Banda Manguacêra (Forró)
Show DJ Vivianne e Chumbinho Sax (Música brasileira, latina e africana)

19h - Caminhada Assombrada - Marcelino Xibil
Local: Caminhada por becos e ruas de Ouro Preto até a Igreja de Santa Efigênia

DIA 19 (SEXTA) - CONEXÃO ANTÔNIO DIAS

08h às 22h - Sextas Abertas – FAOP
Projeto multicultural da Fundação de Arte de Ouro Preto que reúne na sede do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP e na Praça Antônio Dias uma série atividades culturais e artísticas: oficinas para todas as idades, shows, feira de arte e gastronomia
9h às 13h - Caminhada - Caminho das Minas Local de encontro: Núcleo de Artes | FAOP
Visita Guiada ao Complexo de Minas do Antônio Dias - Turma de 20 pessoas
Os participantes devem usar roupas leves e fechadas, tênis para caminhada. Recomendamos levar garrafa de água, protetor solar e boné.

18h30 às 20 - Oficina de Tambor com Forjaria - SambaPreto
Local: Mina do Bijoca - 40 pessoas

DIA 20 (SÁBADO) - CONEXÃO ALTO DAS DORES

Especial 35 edições do Pagode da Resenha

08h às 12h - Caminhada - Caminho das Minas
Visita Guiada ao Complexo de Minas do Antônio Dias - Turma de 20 pessoas Ponto de Encontro: Núcleo de Artes | FAOP
Os participantes devem usar roupas leves e fechadas, tênis para caminhada. Recomendamos levar garrafa de água, protetor solar e boné.
15H ÀS 19H - Conexão Alto das Dores
15h às 19h - Conexão Brincante - Baú Recontando, Dj Dah, Brinquedos e Brincadeiras.
16h às 22h - Trio Choro Negro, DJ DAH convida MAJU
Doce Trapaça e Convidados
Conexão SambaPreto 18h - Feijoada de Ogum
Feijoada Beneficente, pintura facial e brincadeiras. Local: Escola de Música SambaPreto - Vila São José
19h - Lançamento Instituto SambaPreto
Desvelamento da placa do Instituto e Sarau com alunos da escola de Música SambaPreto - Afonso Bretas, Sol Cigano, Antonny Maximiano, Heli Bretas e Samba de Roda.
Local: Escola de Música SambaPreto - Vila São José
18h - Caminhada Assombrada - Marcelino Xibil
Local: Caminhada por becos e ruas de Ouro Preto (20)

DIA 21 (DOMINGO)

08 às 12h - Dia de Minas (Governo de Minas)
Local: Praça Tiradentes
Cerimônia de Translado dos Despojos de Bárbara Heliodora para o Museu da Inconfidência

CONEXÃO PADRE FARIA

8h às 12h - CAMINHADA CULTURAL - RETORNO ÀS ORIGENS (PALMA PRETA) (20 pessoas)
Os participantes devem usar roupas leves e fechadas, tênis para caminhada. Recomendamos levar garrafa de água, protetor solar e boné. O passeio termina com almoço cortesia na Cantina Dona Vânia, na rua da Fumaça, no Padre Faria. O retorno para casa fica por conta dos participantes.

15h às 19h - Conexão Brincante - Baú Recontando, Dj Dah, Brinquedos
Palco aberto com artistas do território (Mc Kida e Og, Roda de Samba e Convidados)

CONEXÃO SAMBA DO BEM

A partir das 15h, no Alto das Dores - A conexão é com o projeto Samba do Bem, que promove o evento #VouProPagode, um momento de alegria, cultura e solidariedade. O público poderá doar alimentos não perecíveis, que serão destinados às famílias carentes de Ouro Preto.

TIRADENTES

14 DE ABRIL 2024 – DOMINGO

1ª Etapa Liga Real de Basquete
Inicio: 8h término 19h
Local: Quadra Poliesportiva Jenny Batista de Moraes
Rua Bélica 90 -Parque das Abelhas

Festival Mineiridade e Semana da Inconfidência
Local: Largo das Forras
10h - Abertura da Feira de Produtos Festival Mineiridade
16h - Programação Cultural – Samba da Inconfidência – Mumu Convida
Abertura Oficial da Semana da Inconfidência
Encerramento - 20h

17 DE ABRIL 2024 - QUARTA FEIRA

18h - Banquete da Inconfidência
Local: Rua Direita
Fechamento da Rua Direita entre as ruas Padre Toledo e Rua da Câmara (Quatro Cantos)
Encerramento: 23:00

19 DE ABRIL DE 2024 SEXTA -FEIRA

Semana da Inconfidência/ Conexão Tiradentes
Local: Largo das Forras
16h - Abertura da Feira Mineiridade
Programação Cultural
18h - Renato Ferreira (moda de viola)
21h - Quinteto Bravíssimo
Encerramento – 23h

20 DE ABRIL DE 2024 SÁBADO

Semana da Inconfidência/ Conexão Tiradentes
10h - Abertura da Feira Mineiridade
Cursos e Palestras
11h - Métodos de Extração de café
14h - Quitanda Mineira – Cozinha Show
17h - Degustação de Vinhos Mineiros – Luiz Porto

Visita do Governador Romeu Zema 15h*
Programação Cultural
15h - Sidney (Moda de Viola)
18h - Seresta Rios ao Luar
20h - Naftalina (Pop Rock)

Festa Cultural do Distrito do Elvas – Comemoração à Nha Chica
Início: 8h - Encerramento: 23h

21 DE ABRIL - DOMINGO

Homenagem aos 232 anos da Morte do Alferes Joaquim José da Silva Xavier – O Tiradentes.

8h30 - Solenidade Cívica: Hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Minas Gerais, das Unidades Federativas, e do município de Tiradentes, com execução do Hino Nacional.
Desfile das escolas municipais acompanhadas pela Banda Ramalho.
Chegada do “Fogo Simbólico” para acendimento da “Pira da Liberdade”, coordenada pela Equipe Tirarunners.
Solenidade e homenagem aos 232 anos de morte do Alferes Joaquim Jose da Silva Xavier – O Tiradentes - com aposição de uma coroa de flores junto ao monumento Alferes Tiradentes, em homenagem ao Mártir da Inconfidência Mineira;
Declamação de poesia “Trechos do Romanceiro da Inconfidência”, pela Oficina de Teatro “Entre & Vista”;
Pronunciamento do Exmo. Sr. Prefeito Municipal Nilzio Barbosa;
Desfile do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BIMth)
Local: Largo do Sol
Horário: 8h30 às 12h

Cavalgada da Inconfidência

7h - Local: Estacionamento do Santuário da Santíssima Trindade
Saída: 9h encerramento 12h
Número de Cavaleiros aproximado 400 cavaleiros

Festa Cultural do Distrito do Elvas – Comemoração à Nhá Chica
Início: 8h - Encerramento: 20h

Gincana Abrace Tiradentes;
local: Largo das Forras
Gincana dos alunos das escolas Municipais.
Início: 09h Término – 12h

CicloTurismo Oeste de Minas
Evento que começa em Antônio Carlos, passa por Barbacena, Barroso e Prados, tendo sua chegada em Tiradentes. Participação de aproximadamente 1500 Ciclistas que passaram pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas.
Local: Espaço Libertas
Horário: 9h às 17h

Sessão Solene do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes
Orador: Olinto Rodrigues
Local: Sobrado Ramalho - Rua da Câmara 124 – Centro
Início: 11h30

Semana da Inconfidência e Festival Mineiridade
10h00 - Abertura da Feira Mineiridade
Cursos e palestras
14h - Queijo de Minas
17h - Torra de Café

Programação Cultural:
15h - Acordes dos Montes
18h - Souseek
Encerramento: 22h

Foto - Semana da Inconfidência, Ouro Preto. Crédito - Luciano Almeida.

Deixar Um Comentário