Olhares modernos: festa e fotografia em Ouro Preto

Exposição que inaugura dia 23 de março no Museu Casa dos Contos, apresenta imagens da tradicional festa mineira pouco conhecidas do grande público.

Home » Olhares modernos: festa e fotografia em Ouro Preto
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 15/03/2024, 15:20 - Atualizado em 15/03/2024, 15:20
Arte reprodução / Divulgação. Siga no Google News

Para identificar as imagens, o antropólogo Edilson Pereira (UFRJ), idealizador da exposição, e a historiadora ouro-pretana Maria Agripina Neves, fizeram uma extensa pesquisa iconográfica e documental em arquivos da Biblioteca Nacional, do IBGE, do CTAv (Centro Técnico Audiovisual), do Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da UFOP, do Iepha, do Iphan-MG, do Instituto Moreira Salles, do Museu Mineiro e do Museu do Pilar, buscando registros da festa entre 1924 e 2024 – em sintonia com a celebração do centenário da caravana modernista em Minas. 

A seleção de imagens considera o trabalho de estrangeiros e brasileiros. Entre eles, Luiz Fontana, Alice Brill, Marcel Gautherot, Tibor Jablonsky, Otto Stupakoff, Walter Firmo, entre outros. A exposição inclui registros etnográficos e de cinema documental, com o curta-metragem de Olívio Tavares de Araújo (1970).

“A celebração em Ouro Preto foi vista como singular pela estética de seus rituais e por extrapolar os contornos da devoção local, alcançando repercussão em âmbito nacional. A exposição coloca isso em evidência”, explica Edilson. Para o antropólogo, cada imagem apresenta um arranjo particular entre o documental, o poético e o etnográfico, colaborando na refeitura visual do drama encenado durante a semana santa. Em todos os trabalhos da mostra, a fotografia participa ativamente do ritual que registra. 

Serviço: 

Olhares modernos: festa e fotografia em Ouro Preto
Exposição em cartaz de 23 de março a 19 de maio 
Local: Museu da Casa dos Contos
Rua São José, 12 – Centro – Ouro Preto

Deixar Um Comentário