Seminário MinasMundo: do vídeo-manifesto a Ouro Preto (2024-1924)

Assista ao vídeo!

Home » Seminário MinasMundo: do vídeo-manifesto a Ouro Preto (2024-1924)
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 15/03/2024, 15:44 - Atualizado em 15/03/2024, 15:44
Arte reprodução / Divulgação. Siga no Google News

Este post é um convite para o seminário MinasMundo, Ouro Preto (2024-1924) que se avizinha, nos dias 25, 26 e 27 de março. Convidamos ainda leitoras e leitores da BVPS a conhecerem ou reverem o vídeo-manifesto com o qual lançamos o projeto, acompanhado de uma análise dele, assinada por Marco Antonio Gonçalves, que integra o Glossário MinasMundo (Relicário Edições), cujo lançamento acontecerá no anexo do Museu da Inconfidência na terça-feira, dia 26, às 18hs. A experiência de rever o vídeo-manifesto mirando a programação do seminário – que também apresentamos no post – nos fez pensar sobre o tempo. Tempos difíceis, de pandemia e ameaças à democracia. Mas, também de solidariedades e aprendizados. Os inícios e os finais de um projeto tão abrangente e singular como o que tivemos/temos a oportunidade de realizar coletivamente.

Rede composta, hoje, por mais de 70 pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e de diversas instituições, no Brasil e no exterior, o MinasMundo se formou há quatro anos com alguns desafios de inovação da produção do conhecimento e da sua comunicação pública, como rediscutir o sentido cosmopolita que o modernismo também forjou, para além dos compromissos ideológicos em diferentes dimensões e em matizes políticos distintos, até mesmo antagônicos. Como uma viagem para o interior do Brasil o abre ao mundo – mais ainda, refunda a agenda estética e intelectual que mobilizará todo o século XX? Questões como original e cópia, centro e periferia, local e universal e dependência cultural não sairiam mais da pauta. Além da crítica à perspectiva eurocêntrica e esboços precários, com os recursos intelectuais e políticos disponíveis naquele tempo, de uma abordagem que hoje identificamos ao pós ou decolonial. A geopolítica do conhecimento – científico ou artístico – está aí para, infelizmente, não nos desmentir. Apesar das promessas de um mundo policêntrico, hierarquias e desigualdades duráveis persistem também no campo da cultura. Temos olhado, novamente, muito para “dentro”, mobilizados que estamos pelas lutas por reconhecimento, subalternidades e políticas de identidades. Tudo isso é sem dúvida premente, nossa dívida enquanto sociedade e Estado-nação com maiorias minorizadas é imensa. E não pode ficar mais pendurada, no fiado. Mas, até mesmo para enfrentá-la, é preciso uma perspectiva mais macro, a um só tempo política e academicamente inovadora, do processo social e suas interdependências, desafios e impasses em escala global, a começar pelo próprio capitalismo, sistema de produção e reprodução de desigualdades inimagináveis. Cosmopolita não é o modernista que viajou para Paris ou para Ouro Preto, mas aquele que entendeu e reorientou sua conduta em relação à diferença, ao outro. Aqueles e aquelas que criaram e criam ramais e caminhos de comunicação democrática. São muitos os deslocamentos estéticos, intelectuais, sociais e políticos que qualquer viagem, qualquer uma delas mesmo, mesmo ao redor de um livro, permite. E exige. Um gesto ritual: voltar a Ouro Preto cem anos depois de Mário, Oswald, Tarsila e outros modernistas para redescobrir um Brasil que não é uma cópia malfeita da Europa, nem por isso uma constelação autêntica. O “entre-lugar” em que estamos como sociedade há mais de 500 anos é um lugar político e não nos permite, simplesmente, ignorar esse legado. Ele o exige e muito mais: a lutar por outros legados que nos constituem sem, porém, contar com a providência e o conforto ontológico de uma “unidade” ou “pureza”, como nos tem ensinado também Silviano Santiago, esse carioca do mundo, nascido em Minas e uma das inspirações do MinasMundo. Cosmopolitismo: perigo por todos os lados.

MinasMundo, Ouro Preto (2024-1924) é uma parceria do projeto MinasMundo e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

O Leão de Essa, de Aleijadinho, Antônio Francisco Lisboa, criatura indefinida que mistura relatos de um escravizado africano e a circulação material dos milenares Cães de Fó chineses no império transatlântico luso; a escultura de Ulisses Pereira Chaves e as volutas várias que adotamos desde o início do nosso projeto expressam o MinasMundo em seu seminário de encerramento. Joana Lavôr, artista residente, imaginou ainda, numa fita verde, como que um filme com alguns momentos da nossa trajetória de 4 anos em movimento: a vizinhança de Nossa Senhora do Ó, em Sabará; os desenhos de Tarsila do Amaral na viagem de 1924; e o Atlante, também do Aleijadinho, também de Sabará, que sustenta o mundo e a nós. A paleta de cores está mais clara; as técnicas são muitas. Muitas também as texturas. Camadas e camadas de perguntas que a estética nos ajuda a deixar inacabadas.

Agradecimentos: Pesquisadoras e pesquisadores do MM; assistentes de pesquisa: João Mello, Rennan Pimentel e Lucas van Hombeeck. Prefeito Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Secretário de Cultura Flavio Malta, Alex Sandro Calheiros de Moura (Museu da Inconfidência), Wanalyse Emery (Casa Guignard) e Kéle Cristina Coelho. Carlos Augusto Calil, Conceição Evaristo, Elisa Pereira Reis, Inés de Torres, Júnia Furtado, Leda Maria Martins, Mario Cámara, Paulo Nazareth, Ricardo Aleixo, Rubem Barboza Filho e Silviano Santiago. CAPES, CNPq, Prefeitura Muncipal de Ouro Preto, Faperj, Fapemig, PPGSA/IFCS/UFRJ, PPGH/UFMG, PPGAC/UFPOP.

André Botelho, Mariana Chaguri, Maurício Hoelz, Pedro Meira Monteiro e Wander Melo Miranda – coordenadores do MinasMundo.

https://www.youtube.com/watch?v=UFC_AgT-7QA
Vídeo-manifesto minas mundo. Crédito - Reprodução

Deixar Um Comentário